Matérias » Canadá

Justin Trudeau se desculpa por foto polêmica em que aparece com blackface

Fotografia foi tirada em 2001, durante festa no colégio particular onde o primeiro-ministro canadense lecionava. Trudeau também se pronunciou sobre outro episódio controverso. Confira imagens

Joseane Pereira Publicado em 19/09/2019, às 11h38

Justin Trudeau
Justin Trudeau - Reprodução

O primeiro-ministro canadense Justin Trudeau pediu desculpas nesta quarta feira (18) por ter feito blackface durante festa na escola particular onde lecionou, em 2001. A foto mostra Trudeau com maquiagem que escurece a pele do rosto e das mãos e com um turbante na cabeça.

Trudeau, filho do ex-primeiro ministro Pierre Trudeau e que apoiou questões progressistas em sua trajetória política, disse lamentar profundamente o episódio embaraçoso e que "deveria ter pensado melhor". Falando aos jornalistas, ele afirmou ter se vestido com uma roupa de Aladim.

Crédito: Reprodução

 

"Eu assumo a responsabilidade pela minha decisão de fazer isso. Era algo que eu não achava racista na época, mas agora reconheço que era racista e lamento profundamente", afirmou ele.

A prática de blackface, que perpetua estereótipos ofensivos, também foi utilizada por ele em outras ocasiões: falando aos jornalistas, Trudeau afirmou que também usou a maquiagem quando era aluno de um show de talentos no ensino médio. Na ocasião, ele  cantou uma música folclórica jamaicana popularizada pelo ativista de direitos civis Harry Belafonte. Uma imagem do incidente foi postada no Twitter.

Crédito: Reprodução

 

Como afirmou o cientista político Max Cameron ao jornal canadense Vancouver Sun, as imagens são "um verdadeiro estrago na parte mais forte de sua armadura", pois ele se defendia como defensor do multiculturalismo e tolerância. O primeiro-ministro está em campanha pela sua reeleição em 21 de outubro.