Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Hollywood

Legado eterno: Paul Walker, a morte que abalou Hollywood

O astro da saga Velozes e Furiosos faleceu em 2013, fazendo algo que amava: andar de carro

Penélope Coelho Publicado em 11/01/2021, às 15h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Walker em 2009 - Wikimedia Commons
Paul Walker em 2009 - Wikimedia Commons

O dia 30 de novembro de 2013 foi tristemente eternizado na história de Hollywood pela data que marca o trágico falecimento do ator Paul Walker. Foi na data que o norte-americano — que ganhou fama por seu papel como Brian O'Conner na franquia Velozes e Furiosos — perdeu a vida fazendo algo que amava: andar de carro.

O astro foi surpreendido por um terrível acidente. Em 2021, a tragédia irá completar 8 anos e mesmo com o passar do tempo, o legado de Walker jamais foi esquecido por seus fãs. 

Antes do acidente

Nascido em 12 de setembro de 1973, na Califórnia, Estados Unidos, Paul William Walker IV, iniciou sua carreira como ator ainda criança, quando aos dois anos de idade estrelou um comercial de fraldas na televisão.

Desde então, não parou mais e realizou participações em seriados até conseguir seu primeiro papel no cinema. A conquista veio no filme Marcação Cerrada (1999). Mas, foi na franquia de filmes Velozes e Furiosos (2001), que Paul se consolidou.

Elenco de Velozes e Furiosos em 2011 / Crédito: Wikimedia Commons

Na saga cinematográfica, o astro deu vida ao personagem Brian O'Conner, ex-policial envolvido em corridas de carro clandestinas. Na ocasião de sua morte, o intérprete estava gravando a sétima franquia do longa, quando teve a vida interrompida por um terrível acidente.

Explosão fatal

Em 30 de novembro de 2013, Walker, então com 40 anos, acompanhado de seu amigo Roger Rodas, de 38 anos, participou de um evento beneficente, em Los Angeles.

Tratava-se de uma festa organizada pela própria instituição de Paul, a Reach Out Worldwide. O evento tinha como objetivo arrecadar fundos para as vítimas de um tufão que na época havia desolado as Filipinas.

"Ele estava muito feliz. Estava sorrindo para todo mundo, agradando todas essas pessoas que vieram a esse evento de caridade. Estava fazendo o que amava, rodeado por amigos e cercado por carros", declarou Bill Townsend, amigo do ator, em entrevista à agência de notícias AP na época.

Ao deixar o local, o astro e seu amigo entraram em um Porsche Carrera GT, produzido em 2005, com Walker no banco de carona e Rodas na direção. Ainda próximos ao evento, um inesperado acidente tirou a vida de ambos.

Na ocasião, os amigos não resistiram a uma forte batida que gerou a explosão do veículo. De acordo com informações que o gabinete do xerife de Los Angeles deu à CNN na época, a velocidade do carro teria sido um dos fatores que gerou o ocorrido.

Local onde aconteceu o acidente que tirou a vida de Walker, nos EUA / Crédito: Wikimedia Commons

Desdobramentos 

Até hoje, não se sabe ao certo os motivos pelos quais Roger perdeu o controle do carro.

Contudo, o pai e a filha de Walker entraram com processos separados por homicídio culposo contra a Porsche, alegando que o sistema de prevenção contra incêndio do veículo não teria funcionado. Em 2017, ambas as partes chegaram a um acordo.

Polêmicas à parte, o legado do intérprete foi homenageado na franquia de filmes da qual ele fez parte, através da participação de seus irmãos Cody e Caleb, em Velozes & Furiosos 7 (2015).

Além da comovente canção See You Again, de Wiz Khalifa e Charlie Puth, que foi encomendada para a trilha sonora do longa para homenagear Walker.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W