Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

“Leia o livro Universo em Desencanto”: o que é a Cultura Racional?

Para alcançar a salvação, que na seita leva o nome de imunização racional, é preciso ler livros, ativar uma parte do cérebro e seguir os ensinamentos de um guru

Isabela Barreiros Publicado em 02/05/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro Universo em Desencanto e principal símbolo da Cultura Racional - Divulgação
Capa do livro Universo em Desencanto e principal símbolo da Cultura Racional - Divulgação

“É o conhecimento da origem do ser humano. De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno à sua origem. Mostra como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito, ligando o ser humano ao seu verdadeiro Mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL. Tudo isto através das mensagens do RACIONAL SUPERIOR, um Ser Extraterreno, publicadas nos Livros ‘UNIVERSO EM DESENCANTO’”. É essa a definição que encontramos para a Cultura Racional em seu site oficial.

Um de seus membros mais famosos foi o cantor carioca Tim Maia, que lançou a trilogia de lp’s “Tim Maia Racional”, divido em três volumes. Convertido à seita racional, parou de usar as drogas que frequentemente consumia, deixou de beber, passou a usar somente branco e a não comer carne vermelha, livrou-se de seus bens materiais e considerou que faria sexo apenas com o intuito da reprodução.

A drástica mudança levou o Brasil todo a sérias indagações sobre o que realmente era a Cultura Racional e quais eram seus princípios. Mas ela veio muito antes de Tim, e tinha, ainda, uma curiosa trajetória.

Tim Maia seguindo os ensinamentos da doutrina racional / Crédito: Divulgação

Surgimento

A Cultura Racional foi fundada no Rio de Janeiro, em 1935, mais especificamente no bairro carioca do Méier. O número 89 da rua Lopes da Cruz abrigava o centro espírita Tenda Espírita Francisco de Assis, que foi o epicentro de toda a seita. Lá, o presidente e médium Manoel Jacintho Coelho foi ungido pela “imunização racional”, ou seja, teve o estalo.

Quando percebeu que a “Nova Era: a era do racional” havia chegado, decidiu prontamente fechar a organização espírita. Estava na hora de colocar em prática os conceitos da nova cultura, aquela que finalmente traria iluminação a todos os habitantes da terra que estivessem dispostos a conhecer a ideologia do racional.

Para tal missão, Coelho começou a escrever vários livros sobre a filosofia que estava desenvolvendo. Vários se tornariam mais de mil livros escritos. E as obras se transformariam ainda na única possibilidade para alcançar a imunização racional.

Mas o que é a Cultura Racional?

No site, podemos ler o que ela não é. “Não se trata de religião, seita, filosofia, ciência ou espiritismo. Porém aborda todos os aspectos envolvidos nestas áreas do conhecimento humano”. Ela apenas “esclarece e completa a devida continuação desses, uma vez que revela a base da origem de tudo aquilo que o homem sempre procurou notadamente: a definição de seu ser e de todos os seres”.

Parece algo muito grandioso para ser alcançado apenas com leitura de livros. É por isso que os 21 volumes do Universo em Desencanto, “seguidos da Réplica e da Tréplica – A prova e a Comprovação – e de um Histórico que contém um vasto conteúdo completivo da Escrituração Supletiva” seriam responsáveis por dar ao leitor instruções específicas de como ativar uma parte singular do cérebro.

“O Raciocínio está localizado na Glândula Pineal ou Epífise, no Istmo do Mesencéfalo. É a razão da vida e tem todo o mapa da formação deste Universo e sua criação. É o maior potencial do ser humano. É a terceira máquina do cérebro que ainda não foi desenvolvida, a parte central do cérebro”, afirmam.

Usando roupas inteiramente brancas com o símbolo do grupo, — que é aquele famoso portal das capas dos discos do Tim Maia —, praticando sexo apenas para a reprodução, sem ingerir bebidas alcoólicas e drogas, os membros da seita procuram responder às perguntas mais comuns e essenciais à existência humana: de onde viemos e para onde vamos?

Capa do disco Tim Maia Racional / Crédito: WIkimedia Commons

É claro que esse texto não irá responder a essas perguntas. Para conseguir essas respostas, os Racionais afirmam que é preciso, apenas, que se leiam as obras do esotérico líder Manoel Jacintho Coelho.

É importante mencionar também que a proximidade da seita com o mundo de seres extraterrestres e discos voadores é um aspecto importante para caracterizá-la. Como nosso planeta de origem é outro, claro que teríamos de ser transportados por nossos amigos intergalácticos.

“Enfim, chegou ao mundo o que todos esperavam e que já fora anunciado por vários profetas, sábios, astrólogos e pela ciência: A felicidade Verdadeira que conduzirá a humanidade à RACIONALIZAÇÃO UNIVERSAL, à PAZ, ao AMOR, à FRATERNIDADE VERDADEIRA e à CONCÓRDIA UNIVERSAL”, afirmam. Porém, a trajetória é árdua e longa. “A continuação desses esclarecimentos e de outros mais estão contidos nos Livros UNIVERSO EM DESENCANTO”.


Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Universo em Desencanto - 1 Volume da Obra (1982), Racional Superior e Manoel Coelho - https://amzn.to/2uly2ra

Universo em Desencanto - 2 Volume: Imunização Racional, Racional Superior e Manoel Coelho, eBook - https://amzn.to/2Ykjqp6

Tim Maia's Tim Maia Racional Vols. 1 & 2 (33 1/3 Brazil) (English Edition), Allen Thayer (2018) - https://amzn.to/38oyR1h

Nobody Can Live Forever: The Existential Soul (Importado/Discos), Tim Maia - https://amzn.to/36aItv2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W