Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Netflix

'As Leis de Lidia Poët', da Netflix, é baseada em uma história verdadeira?

Em nova série da Netflix, uma advogada investiga assassinatos ao mesmo tempo em que batalha pelo direito de advogar

Redação Publicado em 16/02/2023, às 11h00 - Atualizado em 19/02/2023, às 12h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional da série 'As Leis de Lidia Poët' (2023) - Divulgação/Netflix
Imagem promocional da série 'As Leis de Lidia Poët' (2023) - Divulgação/Netflix

No ano de 1883, uma mulher se destacou na Itália. Lidia Poëtse torna a primeira mulher a atuar como advogada no país, todavia, isso acontece antes dela ser informada de que nunca mais poderia exercer a profissão. Essa é a história contada na série 'As Leis de Lidia Poët', exclusiva da Netflix. 

Destaque na plataforma de streaming, a série compreende mais um intenso capítulo da luta de mulheres pelo direito da igualdade de gênero. Em um período onde o tópico não era discutido, a personagem batalha pelo direito de exercer a profissão que lhe chamou atenção. 

Com a atriz Matilda De Angelis interpretando Lídia, muitos podem se questionar se a série da Netflix é baseada em uma história real. Como revela a própria sinopse da produção, sim, 'As Leis de Lidia Poët' é inspirada em uma narrativa real. Especificamente na história da primeira advogada italiana. 

"Sabemos muito pouco dessa mulher. Trabalhamos com a imaginação e empatia partindo das poucas informações. Busquei dar a ela o maior número de nuances possíveis, de também fazê-la frágil e falível", diz a atriz protagonista, Matilda De Angelis, conforme repercutido pela Ansa.

Primeira advogada italiana

Nascida no ano de 1855, Lidia Poët viveu uma intensa saga até conseguir exercer o seu direito de trabalhar como advogada. Em 1881, ou seja, dois anos após se formar em direito na Universidade de Turim, Lidia acabou sendo admitida para atuar na ordem dos advogados da Itália, o que causou indignação entre os homens que trabalhavam como advogados.

Embora tenha trabalhado como advogada durante três meses, fora expulsa por instância do procurador-geral da monarquia, conforme repercutido pelo site Tudum, da Netflix. Na época, foi alegado que mulheres não tinham espaço para trabalhar num tribunal. Neste período, sua carreira jurídica chegou ao fim, todavia, um discurso nacional ganhou força e, em 1920, quando já tinha 65 anos, Poët foi readmitida na ordem dos advogados.

Nas redes sociais, internautas comentam a estreia da Netflix. "Acabei de terminar de assistir As Leis de Lidia Poët e já estou pronta para, no mínimo, as próximas 3 temporadas, escutou senhora @NetflixBrasil, nem sonhe em cancelar essa belezura aqui!", escreveu uma internauta no Twitter. "As Leis de Lidia Poët estreou hoje, que série perfeita, estou sem palavras", comentou outro.