Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Olhos esbugalhados e língua esticada: a foto mais icônica do gênio Albert Einstein

Em seu 72° aniversário, o fotógrafo Arthur Sasse deu vida ao registro mais popular do cientista

Nicoli Raveli Publicado em 29/11/2020, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Albert Einstein em fotografia com a língua para fora - Divulgação/Arthur Sasse
Albert Einstein em fotografia com a língua para fora - Divulgação/Arthur Sasse

Além de ser um aluno acima da média, Albert Einstein sempre sonhava em ensinar matemática. Entretanto, suas primeiras tentativas o frustraram, uma vez que ele não foi aceito em nenhuma universidade que havia se candidatado.

Dessa maneira, em 1900, aos 21 anos, o cientista decidiu mudar-se para a Suíça, deixando para trás a cidadania alemã. Lá, ele pôde atuar como tutor de matemática e, durante seu tempo livre, desenvolveu diversos artigos científicos que mudaram a física para sempre, como a Teoria da Relatividade Geral e a Lei do Efeito Fotoelétrico.

Foi em 1919 que o físico chamou a atenção do mundo, fazendo com que suas teorias, então comprovadas, resultassem em um Prêmio Nobel e sua admissão na Academia Prussiana de Ciências.

O físico Albert Einstein/ Crédito: Wikimedia Commons

Einstein teve anos gloriosos e foi até mesmo chamado para palestrar na Grã-Bretanha e nas Américas. Todavia, devido à ascensão de Hitler em 1933, renunciou a todos seus trabalhos na Alemanha e buscou por asilo nos Estados Unidos.

Hábitos excêntricos

A partir de 1951, a vida do físico foi baseada em ensinos acadêmicos. Além disso, o alemão apresentava hábitos um tanto quanto incomuns e questionáveis. Para ele, não havia uma explicação para a utilização de meias: ele alegava que o dedão do pé se desgastava facilmente e sua falta não seria notada.

Ademais, suas roupas e seu cabelo também chamavam a atenção. As vestimentas estampadas e o cabelo e bigode longos faziam parte de seu estereótipo. Não obstante, Einstein sempre carregava um cachimbo em sua mão para que, segundo o próprio físico, ajudasse em seu pensamento constante.

O famoso físico Albert Einstein em uma imagem colorizada / Crédito: Getty Images

A famosa fotografia

Foi nesse estilo que o cientista compareceu a sua 72° festa de aniversário e conheceu o fotógrafo Arthur Sasse. Durante a comemoração, o profissional foi responsável pelas inúmeras fotos do aniversariante e de seus colegas.

No final da festa, Einstein entrou em um carro com um motorista. Esse foi o momento perfeito para que Arthur realizasse outro clique do físico. No momento que o flash foi disparado, o cientista olhou para a foto e esticou a língua. Sasse o encaminhou todas as fotos do dia da celebração.

Entretanto, uma delas havia despertado seu interesse: a foto com a língua para fora. Em pouco tempo, ele fez questão de pedir nove impressões para utilizá-las em seus cartões de saudação. No entanto, o acadêmico não imaginava que aquele registro ganharia tanta fama.

Foto sem corte da noite do 72° aniversário de Albert Einstein / Crédito: Divulgação/Arthur Sasse

Após sua morte, o fotógrafo decidiu enviar o registro para a publicação na International News Photos Network. No primeiro contato, os editores questionaram se a publicação seria bem recebida pela comunidade acadêmica. Todavia, ao tomarem consciência de que o próprio cientista apreciava a imagem, decidiram publicá-la.

Quatro anos depois, o patrimônio de Einstein autorizou a utilização da imagem a fim de resultar em uma circulação maior. Posteriormente, nos anos 60, a fotografia passou a fazer parte de camisetas, canecas e pôsteres.

Com o passar do tempo, as impressões e os negativos originais atingiram o valor, em média, de 73 mil dólares em um leilão. Isso fez com que o registro, intitulado Einstein’s Tongue, se tornasse o retrato mais caro e icônico do cientista.


+Saiba mais sobre Albert Einstein por meio das obras disponíveis na Amazon:

Einstein, Walter Isaacson (2007) - https://amzn.to/2KgB8lx
Teoria da relatividade: sobre a teoria da relatividade especial e geral: 1186 (Português), Albert Einstein (2015) - https://amzn.to/2Qb18Ta
Meus últimos anos: Os escritos da maturidade de um dos maiores gênios de todos os tempos (Português), Albert Einstein (2017) - https://amzn.to/2rDdGbN
Einstein: Para Entender de Uma Vez (Português), Salvador Nogueira (2017) - https://amzn.to/2KeqCuW
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7