Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Lou Xiaoying, a caridosa chinesa que já salvou mais de 30 bebês das ruas

Catadora de material reciclável, a mulher protagonizou uma história inspiradora, que impactou dezenas de vidas através dos anos

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/05/2021, às 14h55 - Atualizado em 03/09/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Pexels via Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Pexels via Pixabay

Habitante da cidade de Jinhua, na China, Lou Xiaoying sempre ganhou a vida como catadora de material reciclável. Por isso, ela se acostumou com cenas que evidenciavam a pobreza no país, como o constante abandono de bebês na província.

Foi essa situação, inclusive, que desencadeou um dos traços mais inspiradores da personalidade de Lou: sempre que via crianças abandonadas, ela as resgatava. Foi assim que, durante anos, mesmo sendo uma pessoa muito pobre, a chinesa nunca deixou de fazer o bem e de se importar com o próximo.

Segundo informações do jornal Yanzhao Metro Daily, em matéria de 2012, Lou chegou a salvar mais de 30 bebês da vida nas ruas. Segundo o Huffpost, ela criou quatro órfãos ao lado de seu marido, falecido ainda nos anos 1990. Os demais bebês foram adotados por familiares e amigos de Xiaoying.

A primeira criança

Já idosa e sofrendo com insuficiência renal, Lou explicou ao Daily Mail no ano de 2012 em que circunstâncias ela encontrou a primeira criança que salvou: "Tudo começou quando encontrei o primeiro bebê, uma garotinha em 1972, quando eu estava catando lixo. Ela estava deitada no meio do lixo na rua, abandonada. Ela teria morrido se não a tivéssemos resgatado e acolhido". 

E prosseguiu: “Vê-la crescer e se tornar mais forte nos deu muita felicidade e eu percebi que tinha um verdadeiro amor por cuidar de crianças". 

O filho mais novo

Xiaoying salvou a última criança já aos 82 anos de idade, um menino que estava dentro de uma lixeira e a quem chamou de Qiling.

“Mesmo já velha, não podia simplesmente ignorar o bebê e deixá-lo morrer no lixo. Ele parecia tão doce e tão necessitado. Tive que levá-lo para casa comigo,” declarou Lou. Na época da entrevista, Qiling, já estava com sete anos.

Questões de saúde

Uma das filhas adotadas de Lou, Zhang Juju, declarou na época que, apesar da mãe viver em extrema pobreza, ela nunca deixou de fazer o melhor para todas aas crianças que resgatou.

“[Mesmo com sua velhice] não havia como impedi-la de sair”, disse Zhang ao site de notícias chinês 19lou.com. Na ocasião, a mulher de 33 anos disse que sua mãe costumava sair três ou quatro vezes ao dia para coletar material reciclável para ganhar dinheiro, mesmo estando doente.

De acordo com a estatal chinesa Xinhua, Xiaoying ficou tão doente que precisou ser hospitalizada, mas, mesmo debilitada, não deixou de expressar seu último desejo: “Não tenho muitos dias restantes [mas] o que eu mais quero ver é que Qiling vá para a escola. Assim, mesmo depois que eu partir, não haverá mais arrependimentos na minha vida,” declarou.

A verdade é que Lou não pôde mandar todos os seus filhos para a escola. Ela conseguiu apenas que Zhang e uma outra filha entrassem no ensino médio. Seus filhos mais velhos, no entanto, não puderam estudar.

Muitas pessoas que conheceram a inspiradora história de Lou resolveram se mobilizar para arrecadar fundos para pagar as despesas do hospital onde mulher estava internada. Além disso, o diretor de uma escola, sensibilizado com a história, ofereceu uma bolsa de estudos para o pequeno Qiling estudar, realizando o desejo da idosa.

Até o fechamento da reportagem, não encontramos mais informações sobre o atual estado de saúde de Lou, que já estava debilitada na época em que a emocionante trajetória foi divulgada ao mundo.


+Saiba mais sobre a história da China por meio de obras disponíveis na Amazon:

Mao's War Against Nature: Politics and the Environment in Revolutionary China, de Judith Shapiro (2001) - https://amzn.to/2Hmnv2o

Mao: A história desconhecida, de Jon Halliday e Jung Chang (e-book) - https://amzn.to/2oXZskY

A Extraordinária História da China, de Sérgio Pereira Couto (e-book) - https://amzn.to/2sPnOPN

The Archaeology of Early China: From Prehistory to the Han Dynasty (Edição Inglês), de Gideon Shelach-Lavi (e-book) - https://amzn.to/35ts58I

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W