Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Itália

Obra do acaso: O homem que encontrou relíquias do século 5 em sua propriedade

Luciano Faggiano fez a fascinante descoberta após reclamações de vizinhos sobre um vazamento de água

Fabio Previdelli Publicado em 06/11/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto do interior do Museo Faggiano - Divulgação
Foto do interior do Museo Faggiano - Divulgação

Nascido em uma família de agricultores e ajudante no restaurante de seu tio, Luciano Faggiano sempre teve uma certa afinidade com a gastronomia. Aos 17 anos, ele trabalhou no histórico restaurante londrino Quo Vadis e tempos depois acabou abrindo sua própria pizzaria chamada Moby Dick, que ficava em Torre dell'Orso, cerca de 30 quilômetros de sua cidade natal, Lecce.

Porém, quando o estabelecimento à beira-mar fechou em 1987, ele decidiu deixar o mundo culinário de lado e passou a investir em locação de imóveis e se tornou proprietário de alguns espaços.

Pouco sabia, mas essa mudança transformaria sua vida para sempre. Tudo começou quando o destino resolveu intervir, em 2000. Na ocasião, Luciano recebeu reclamações de seus inquilinos sobre um problema de humidade na parte térrea de seu prédio.

Foto de Luciano Faggiano / Crédito: Wikimedia Commons

Na época, os planos do locador envolviam resolver o problema com o vazamento e abrir uma trattoria assim que os inquilinos se mudassem, pois o turismo começava a crescer na região. Então, ele começou a abrir um espaço entre os canos de esgoto... foi quando a grande surpresa apareceu.

Ele e seus filhos — Andrea, Marco e Davide — descobriram um mundo oculto que remete ao século 5 a.C.. “Encontramos muitas coisas – 5.000 peças – como moedas, um anel de ouro de um bispo com 33 pequenas pedras de esmeralda, pratos de cerâmicas, brinquedos infantis feitos de terracota, estátuas e um túnel subterrâneo que leva ao anfiteatro”, explicou Andrea.

Algumas peças de cerâmica encontradas no local / Crédito: Divulgação/ Museo Faggiano

Alguns objetos ajudaram a lançar uma luz sobre os antigos habitantes da região por meio de diversas épocas, como o Império Romano, a Idade Média e o Renascimento. Para se ter uma ideia da importância do achado, alguns dos artefatos mais antigos foram deixados por membros da tribo Messapi, que viveu em Salento nos tempos antigos.

Enquanto os Faggianos faziam toda a escavação, o ato era acompanhado de perto pelo Dr. Tanzalla, um arqueólogo nomeado pelo governo. Na Itália, qualquer coisa encontrada embaixo da terra pertence ao governo, independente de quem é o dono da propriedade.

Portanto, segundo Andrea, milhares de artefatos foram levados para o Museo Sigismondo Castromediano e Castello di Lecce. No entanto, os Faggianos conseguiram recuperar alguns itens e, assim que os inquilinos se mudaram, ao invés da trattoria, eles abriram um museu independente de quatro andares no local da escavação. "Fui a Londres para estudar idiomas, agora administro o museu com meu irmão", disse Andrea.

Escadaria que dá acesso a uma das áres do museu / Crédito: Divulgação/ Museo Faggiano

Quem visita o local, garante que fica encantado com a velha cidade, situada na parte sul da região de Puglia — onde simbolicamente seria o calcanhar da bota italiana. O que também chama a atenção por lá é um tanque de água que foi esculpido em uma rocha e, mais tarde, foi usado como um túnel de fuga e uma tumba para enterros comuns, onde o anel do bispo jesuíta foi encontrado.

Ao passear pelo museu, também é difícil não ficar hipnotizado ao caminhar sobre o chão de acrílico transparente que cobre a boca de um poço de 8 metros de profundidade. Ao seu lado, há a seguinte descrição: “Aqui existe a presença constante da água vinda do rio subterrâneo Idume, que corre sob Lecce e depois flui para a localidade marítima de Torre Chianca, localizada a 12 quilômetros do Lecce”.

Chão transparente feito com placas de acrílico / Crédito: Divulgação/ Museo Faggiano

Apesar da troca de planos, o sonho da tratorria nunca morreu, muito pelo contrário. Com um brilho nos olhos, Luciano e Andrea explicam que o projeto do restaurante ganhou vida após Luciano adquirir o prédio ao lado.

“Meu pai prefere que as pessoas visitem o museu e depois visitem a trattoria”, disse Andrea. "É como um serviço que você presta às pessoas - as duas coisas são importantes”. Luciano, porém, resistiu à tentação de cavar embaixo da trattoria. "Com certeza existem ruínas por baixo, porque é a porta ao lado", teoriza o filho.

Luciano nomeou sua trattoria de Quo Vadis, em referência ao famoso restaurante onde trabalhou, e garante que ainda tem grandes planos para as suas duas propriedades: ele espera que o restaurante — com assentos de frente ao local da escavação — crie uma sensação de que a comida traça as raízes de Lecce.

Área externa da trattoria / Crédito: Divulgação

“Está tudo conectado. Tanto a comida como cultura”, diz Luciano. "Em todos os museus há história, mas a comida também tem sua própria história ... quero que as pessoas entendam ela a partir da culinária local", concluiu.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio das obras disponíveis na Amazon

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W