Matérias » Personagem

Lutou contra Hitler e foi capturada pela Gestapo: a emocionante saga de Sophie Scholl

Durante a Segunda Guerra Mundial, a estudante alemã de 21 anos resistiu bravamente ao regime nazista

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 24/06/2021, às 17h30 - Atualizado às 17h48

Retrato de Sophie Scholl em memorial
Retrato de Sophie Scholl em memorial - Getty Images

Nascida em 1921, na Alemanha, Sophie Scholl foi uma corajosa estudante que resistiu arduamente contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial. 

Filha do prefeito da cidade de Forchtenburg, a jovem e seus cinco irmãos foram criados a partir dos preceitos luteranos. Já na adolescência, ela viu o seu país ser assolado por Adolf Hitler. 

O início do ativismo

De acordo com a BBC, inicialmente, a garota e o seu irmão mais velho, Hans Scholl, apoiaram o Partido Nacional Socialista. Assim como muitos outros jovens alemães, eles ingressaram no movimento da Juventude Hitlerista. 

No entanto, seu pai era oposição a Hitler e um crítico ferrenho aos ideais nazistas. Com o tempo, Sophie Scholl passou a enxergar as barbárias cometidas por este regime e, a partir disso, se desvinculou do movimento Hitlerista. 

Memorial em homenagem ao grupo Weiße Rose; retrato de Sophie Scholl no meio / Crédito: Getty Images

 

"Não consigo entender como algumas pessoas continuamente arriscam a vida de outras. Nunca vou entender e acho que é terrível. Não me diga que é para a pátria", disse a jovem em uma carta ao seu namorado Fritz Hartnagel, conforme repercutiu a BBC.

Tempos depois, Scholl ingressou na Universidade de Munique, para estudar medicina e biologia. Além disso, era uma grande admiradora de arte, cultura e filosofia, assim como seus outros irmãos. No entanto, a corajosa alemã sabia que aqueles eram tempos difíceis que mereciam medidas mais drásticas.  

A luta contra o nazismo

Hans Scholl e o amigo do rapaz, Alexander Schmorell, fundaram o grupo Weiße Rose (Rosa Branca, em tradução para o português). Mais tarde, Sophie e outros colegas decidiram se juntar ao movimento, assim como o seu professor Kurt Huber.

A partir disso, o grupo passou a produzir panfletos denunciando os horrores do Holocausto, incentivando a população a resistir e lutar contra o autoritarismo de Hitler.

Estátua de cera de Sophie Scholl / Crédito: Getty Images

 

No início de 1943, eles produziram seu sexto panfleto, mas não imaginavam que seria o último. 

Capturada pela Gestapo

De acordo com a BBC, em fevereiro daquele ano, Sophie teria subido até o último andar da universidade e jogado os panfletos do alto. Acredita-se que a estudante queria atingir um número maior de pessoas para a causa. 

No entanto, o plano tomou outras proporções e o grupo foi denunciado para a Gestapo. Em seguida, a jovem e seu irmão foram interrogados pela polícia secreta nazista. Poucos meses depois, todos os integrantes do Weiße Rose foram brutalmente assassinados. 

 

Segundo a BBC, na manhã que a ativista foi executada, ela teria dito: "Um dia tão lindo e ensolarado, e eu tenho que ir... O que importa a minha morte, se através de nós, milhares de pessoas são despertadas e movidas para a ação?".

Atualmente, a história de Sophie é amplamente lembrada na Alemanha, sendo retratada em diversos livros e filmes. Desta forma, a jovem que foi assassinada aos 21, tornou-se símbolo de luta no país. 


+Saiba mais sobre Sophie Scholl por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

A Rosa Branca, de Inge School (2014) - https://amzn.to/3gVeZd6

Sophie Scholl and the White Rose (Edição Inglês), de Annette Dumbach e Jud Newborn (2018) - https://amzn.to/3vTuw1x

Sophie Scholl Fights Hitler's Regime (Edição Inglês), de Clara Maccarald (2019) - https://amzn.to/3h8Io2K

Sophie Scholl und die Weiße Rose (Edição Alemã), de Heiner Krippner - https://amzn.to/3joxloT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W