Matérias » EUA

Mistério insólito: Conheça as "Luzes de Phoenix", o maior aparecimento de OVNIs da História

Ocorrido em 1997, episódio visto por mais de 20 mil pessoas permanece um enigma intrigante da Ufologia

Joseane Pereira Publicado em 17/01/2020, às 09h00

Ilustração do fenômeno Luzes de Phoenix
Ilustração do fenômeno Luzes de Phoenix - Reprodução/Youtube

No dia 13 de março de 1997, os céus de Arizona e Nevada, nos Estados Unidos, ficaram infestados de luzes. Mais de 20 mil pessoas testemunharam o fenômeno: enquanto umas viram uma série de brilhos fixos, outras afirmaram ter vislumbrado uma formação triangular na área de Phoenix, capital do Arizona. Mais tarde, Fife Symington, governador do Estado na época, chamaria o incidente de “objeto de outro mundo".

Luzes misteriosas

Por volta das 19h, um homem relatou ter visto um objeto em forma de V no território de Nevada. Segundo ele, o OVNI com seis luzes na ponta era do “tamanho de um Boeing 747” e soava como um "vento veloz".

Um ex-policial não identificado foi o segundo a se assustar com os objetos: após deixar sua casa no Arizona por volta das 20h, ele observou com seu binóculos um conjunto de luzes avermelhadas no céu, que desapareceram no horizonte.

Relato de jornal da época / Crédito: Wikimedia Commons

 

Bill Greiner, que estava transportando uma carga pela montanha, descreveu assim sua experiência vendo a formação triangular em Phoenix: "Eu nunca mais serei o mesmo. Se alguém me dissesse ter visto um OVNI, eu teria dito: claro, também acredito na Fada dos Dentes. Agora, tenho uma visão totalmente nova. Posso ser apenas um motorista de caminhão idiota, mas vi algo que não pertence a este lugar".

Em maio de 1997, oficiais das Forças Armadas Norte-Americanas (USAF) afirmaram ter investigado e resolvido o mistério. Como relatou o oficial de relações públicas da Base Aérea de Luke, se tratava apenas de luzes de comunicação atiradas de uma aeronave Thunderbolt A-10.

Pontos de luzes no céu do Arizona / Crédito: Reprodução/Youtube

 

Segundo o capitão Drew Sullins, da Guarda Aérea Nacional, oito aviões A-10 estavam treinando sobre a Zona de Artilharia Barry Goldwater, ao sul de Phoenix, e acabaram por liberar luzes intensas a 5 mil metros de altitude, que caíam vagarosamente de paraquedas. Essas explicações, assim como a tentativa fracassada de reproduzir o ocorrido, não convenceram a população local.

Novos relatos

Dez anos depois, em 2007 e 2008, novas aparições foram relatadas em Phoenix. Registrados pela estação de televisão local Fox News, elas acabaram sendo reveladas como parte do treinamento de aeronaves F-16 na Base Aérea de Luke, do Arizona, por oficiais militares.

Em abril de 2008, moradores locais afirmaram ter visto luzes que mudavam da posição quadrada para a triangular. Outro engano: um militar negou qualquer atividade da Força Aérea no local, e moradores afirmaram que as luzes nada mais eram do que vizinhos lançando balões de hélio com chamas – o que foi confirmado por um helicóptero da polícia.

Apesar dos relatos mais recentes, o episódio ocorrido em 1997 se tornou um dos fenômenos ufológicos mais controversos da História: enquanto muitos sugeriam hipóteses variadas, como uma formação de balões com luzes, ultraleves ou objetos que caíam de aeronaves, as pessoas que viram a cena sempre afirmaram racionalmente ter sido mais que isso. Até os dias atuais, as Luzes de Phoenix permanecem um mistério intrigante.


+Saiba mais sobre esse tema através das obras abaixo

Almanaque de Óvnis, ETs, Alienígenas e Outros Seres Espaciais, de Monica Krausz - https://amzn.to/3am1qhy

O Enigma UFO, de Steven Lawrence - https://amzn.to/2R5Pnxz

Muito além do nosso sol: Casos de OVNIs no Brasil, de Zely Coutinho - https://amzn.to/2TyO3VA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.