Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Madame de Montespam: de queridinha da corte de Luís XIV a bruxa

Conheça a história Françoise de Rochechouart Athenais de Montespan, a mulher que movimento a corte francesa do rei Luís XIV e se tornou sua principal amante

Paola Churchill Publicado em 10/03/2020, às 11h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato da Madame de Montespam - Wikimedia Commons
Retrato da Madame de Montespam - Wikimedia Commons

Madame de Montespam nasceu em 06 de outubro de 1640, em Lussac-les-Châteaux, na França. Seus pais Gabriel Rochechouart de Mortemart e Diane de Grandseigne vinham de uma das famílias mais nobres francesas.

Garantindo sempre uma vida de luxo e conforto, aos 12 anos foi enviada para o convento de Santa Maria para receber uma educação apropriada para sua posição social. Só deixou o internato após 13 anos, para realizar o sonho da maioria das mulheres que frequentavam a corte: ser dama de companhia.

Acabou indo trabalhar para Henrietta da Inglaterra, esposa do irmão de Luís XIV. Françoise logo ficou conhecida como uma das mulheres mais lindas da corte. Participava sempre de bailes e jantares cedidos pela coroa, se destacando por seu carisma e encanto.

Em 1663 casou-se com Luis Henrique de Pardaillan, o Marquês de Montespan, de quem teve dois filhos. Em 1667, o Rei Luís XIV se apaixonou pela mulher e a tornou sua amante. Por mais que quisessem manter o relacionamento escondido, todos acabaram descobrindo e seu marido provocou um enorme  escândalo e acabou sendo exilado do castelo.

Retrato de Françoise ao lado de seus filhos com o Rei/ Divulgação: Wikimedia Commons 

Contudo, ser uma mulher na corte era uma tarefa extremamente complicada, muito pelo fato das figuras femininas poderosas eram sempre consideradas amantes do rei. Assim, ela sofreu com humilhações, um exemplo que pode ser citado é o fato de na hora da missa, os padres se recusavam a lhe dar a comunhão.

Durante o período que durou a relação a amante oficial teve sete filhos com o rei. Com a morte da cunhada de Luís XIV, em 1670, passou a ser dama de companhia da própria rainha, e não perdia nenhuma oportunidade de humilhar a Maria Teresa, o que causava a desaprovação de seu amado. A soberana comentava entre outros membros da corte seu descontentamento com a dama de companhia: “Esta prostituta é a minha sentença de morte”.

Ainda que detivesse o posto de amante oficial do soberano, o grande líder acabou se apaixonando por Françoise d’Aubigné, até então Marquesa de Maintenon, que tinha sido escolhida pela própria Montespan para cuidar de seus filhos. A relação do rei com a antiga amada já estava em seu fim, que contribuiu para que o próprio se apaixonasse por outra, para o descontentamento da mulher.

Além de trocada, foi acusada de envolvimento com feitiçaria, foi considerada suspeita pelo envenenamento de Marie Angélique de Scorailles, em 1681. Marie, no período era a nova favortia do imperador, deu a luz à um natimorto e morreu devido a complicações no parto.

Com a imagem desgastada, Françoise passou a ser considerada uma perigosa bruxa, e a possibilidade de envenenamento de uma jovem só acabou mais ainda com sua reputação no meio da realeza.

Luís XVI com medo de seu nome ser envolvido nesse alvoroço, ordenou que todas as acusações contra ela fossem arquivadas e seu nome não fosse mencionado novamente em nenhum documento.

A antiga dama de companhia passou seus últimos dias reclusa em no mosteiro de Saint-Joseph, em Paris e acabou falecendo por causas naturais em 1707.


+Saiba mais sobre a última rainha da França através de importantes obras

O amor e Luís XIV, de Antonia Fraser (2010)-  https://amzn.to/2U7SmG7

LUIS XIV: A Biografia (Homens que Mudaram o Mundo) (2004) - https://amzn.to/3aKWH8D

A esposa secreta de Luís XIV, Veronica Buckley (2012) - https://amzn.to/2xpzbQ9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.