Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Europa

Mais antiga que as pirâmides e Stonehenge: Conheça a tumba de Newgrange

Localizada na Irlanda, construção possui tantos mistérios quanto qualquer outro monumento

Fabio Previdelli Publicado em 23/10/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A tumba de Newgrange - Tjp finn via Wikimedia Commons
A tumba de Newgrange - Tjp finn via Wikimedia Commons

O mundo é repleto de monumentos antigos que, além da sua importância atemporal, ainda são permeados de muito mistério. No Egito, por exemplo, há tumbas e pirâmides que, vira e mexe, nos presenteia com achados que são verdadeiras conexões com o passado. 

Também é impossível não citarmos a colossal Stonehenge, na Inglaterra, que até hoje gera questionamentos sobre seu significado e construção. Fora esses exemplos, há um outro bem mais antigo e excepcional, embora não tão comentado quanto os já citados. 

Conheça Newsgrange, a enorme tumba na Irlanda que foi construída por volta de 3.200 a.C. — em termos comparativos, a Grande Pirâmide de Gizé e Stonehenge foram concebidas em 2.500 a.C. e 3.000 a.C., respectivamente. 

Um pedaço da história da Irlanda

[Colocar ALT]
Passagem forrada de ortostato que leva à câmara da tumba/ Crédito: O'Dea via Wikimedia Commons

Newgrange fica localizada no Brú na Bóinne, nome em gaélico para o ‘palácio’ do Rio Boyne, situado na província de Leinster, que possui cerca de 5 quilômetros quadrados de extensão. 

A região abriga uma centena de monumentos antigos, bem como outras duas grandes tumbas: Knowth e Dowth. 

Característico do período Neolítico, Newgrange é um exemplo das chamadas “tumba de passagem” — o nome se dá pelas longas passagens cobertas que conduzem até a pequena entrada para o centro da construção.

Na Irlanda, esse tipo de monumento é frequentemente hemisférico e, geralmente, fica no topo de uma colina. 

Feito de pedras de quartzo e granito das montanhas irlandesas, Newgrange abriga apenas uma única tumba, com os restos mortais de cinco pessoas. Além disso, joias de ouro do período romano também foram encontradas por lá. 

Mas qual o significado de Newgrange?

Essa é uma das perguntas mais enigmáticas sobre o local, afinal, os antigos não deixaram um grande registro arqueológico sobre o período.

Uma das grandes anomalias do Vale do Boyne é o contraste entre os magníficos e duradouros monumentos rituais e as evidências um tanto efêmeras da vida diária”, disse o professor de arqueologia Muiris Ó Súilleabháin, ao Irish Times. 

“Não há evidências de um assentamento em grande escala como explicaria a organização e sofisticação indicadas pelos túmulos. Portanto, o povo do Neolítico Médio permanece esquivo”, completa.

A entrada para Newgrange no início de 1900/ Crédito: Biblioteca Nacional da Irlanda via Wikimedia Commons

Entretanto, isso não impediu que peculiaridades da construção fossem descobertas. Por lá, todos os anos, ao nascer do sol no solstício de inverno — a data com o dia mais curto e a noite mais longa do ano —, a luz do sol brilha através de uma abertura cirurgicamente colocada entre as paredes de pedra, o que permite que o longo corredor do túmulo fique iluminado. 

Mas qual o motivo disso? Segundo explica matéria do site All That Interesting, apesar de conter restos mortais, nem todo túmulo de passagem servia apenas como local de descanso de grandes pessoas da sociedade da época. Muitas vezes, espaços assim eram usados para rituais anuais. 

Apesar de não se saber ao certo seu significado, historiadores especulam que Newgrange possa ter recebido diversas pessoas no solstício, que se reuniam para dar boas-vindas ao ‘renascimento’ do Sol.

“Achamos que, para as pessoas que o construíram, era muito mais do que apenas um túmulo. Teria sido um lugar onde as pessoas se reuniam, teria sido um lugar onde os ancestrais fossem homenageados. É um símbolo da riqueza do povo, e é provavelmente um lugar onde eles intercederam entre os vivos e os mortos”, explica o gerente do Centro de Visitantes Brú na Bóinne, Clare Tuffy, à CNN. 

Outro fato curioso é que pedras maciças da edificação possuem desenhos, Na “Pedra da Entrada”, localizada onde o próprio nome sugere, há marcações de redemoinhos e padrões geométricos. 

A 'Pedra da Entrada' com gravuras geométricas/ Crédito:spudmurphy via Wikimedia Commons

A riqueza de detalhes presente na fundação não deixa dúvidas de sua importância para a comunidade da época. Hoje, o sítio é visitado por pessoas que buscam conexões místicas com a Irlanda. 

Anualmente, no período pré-pandemia, centenas de pessoas se reuniam por lá a cada Solstício de Inverno, embora poucas fossem permitidas a ver o sol brilhar através da abertura da tumba.

Mesmo assim, o evento era celebrado como, muito provavelmente, feito antigamente: um espírito de coletividade sendo maior do que qualquer coisa.


+Saiba mais sobre civilizações antigas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As Primeiras Civilizações: da Idade da Pedra aos Povos Semitas, de Pierre Lévêque (2009) - https://amzn.to/3cdUHah

As primeiras civilizações, de Jaime Pinsky (2001) - https://amzn.to/2WB5fJP

Uma Antiga Civilização Africana, de Selma Pantoja (2011) - https://amzn.to/3fsP7Tj

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/3ccB9mE

O grande livro dos mistérios antigos, de Peter James e Nick Thorpe (2019) - https://amzn.to/35RIZ2N

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W