Matérias » Curiosidades

A mansão abandonada de Clodovil, uma década depois de sua morte

A luxuosa propriedade em Ubatuba se tornou um lugar inabitável e sofre com as depredações do tempo

Alana Sousa Publicado em 16/05/2021, às 12h00

Clodovil no Programa Provoca
Clodovil no Programa Provoca - Divulgação/YouTube/Provoca

Há pouco mais de 10 anos, em 2009, morria uma das figuras mais icônicas do Brasil. Irreverente e autêntico, Clodovil Hernandes chamava atenção por onde passava. Sua carreira englobou trabalhos como estilista, apresentador de televisão e, até mesmo, deputado federal.

Colecionando polêmicas, o brasileiro era controverso. Assumidamente homossexual, tinha posições conservadoras. Após sua morte, devido a problemas de saúde que resultaram em uma embolia pulmonar, seu legado perdurou; entre eles, sua mansão, que hoje está completamente abandonada.

Localizada no município de Ubatuba, em São Paulo — conhecido por abrigar algumas das mais belas praias do Brasil —, a luxuosa residência era um refúgio para o estilista no meio de tanta correria e demandas de trabalho.

Visão da Mansão por fora / Crédito: Divulgação/Youtube/Casa & Cia

 

Entretanto, com a sua morte, a propriedade foi deixada ao acaso, sofrendo com as depredações do tempo e o abandono total dos responsáveis por cuidar do espólio do falecido apresentador.

Mansão abandonada

“Com muita tristeza registro o presente momento. Clodovil Hernandes é sem dúvida um dos grandes nomes da moda, comunicação e entretenimento em nosso país e um dos principais embaixadores da cidade de Ubatuba, pela qual tinha grande paixão. Reencontrar esta residência, antes um ancoradouro de luxo e sofisticação neste estado é ter a certeza que sem a mobilização do poder público, este grande legado será relegado ao esquecimento”, afirmou Fabrício Correia, editor da Metrópole Magazine, em entrevista repercutida pelo site Meon.

Ainda que a equipe de reportagem não tenha sido autorizada a entrar na mansão, eles relataram como está o seu verdadeiro estado depois de uma década de desamparo. A residência que um dia apresentou um estilo de alta classe hoje já não é mais habitável, ainda que esteja próxima a praia do Léo, turistas também não podem chegar perto do local.

Abrangendo uma área de aproximadamente 4,375 mil m², a propriedade conta com um grande lago, capela, sauna, piscina e nove quartos.

No passado a situação era bem diferente do ambiente hostil que tomou conta da enorme casa. Clodovil amava dar festas e convidar amigos para seu refúgio íntimo. Ainda assim, o apresentador ostentava uma vida que ele não conseguia mais financiar. De acordo com a advogada Maria Hebe Queiroz, com fala repercutida pelo G1 em 2009, “Ele não tinha nada, estava passando necessidade. [...] O Clodovil gastava muito, ele dizia que não tinha juízo. Ele sempre foi descontrolado”.

Futuro incerto

Embora a mansão de Ubatuba tenha sido oferecida em leilão, no ano de 2019, o comprador, que havia arrematado o local com 750 ml reais, desistiu da aquisição pouco depois, colocando o imóvel de volta no mercado.

Sala destruída da mansão / Crédito: Divulgação/Youtube/Casa & Cia

 

Além das depredações naturais, parte da residência precisou ser demolida, pois, estava construída em uma reserva ambiental, algo proibido por lei. A ordem judicial destruiu, então, uma pequena quantidade da imensa área um dia comprada por Clodovil.

O desespero para encontrar uma função para a mansão é grande conforme o tempo passa, mais complicado se torna de recuperar espaços deteriorados.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W