Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Clodovil Hernandes

Abandonada e deteriorada: A mansão de Clodovil mais de uma década após sua morte

A luxuosa propriedade se tornou um lugar inabitável que sofre com as depredações do tempo, ordem para demolição e imbróglio judicial com compradora

Alana Sousa Publicado em 16/05/2021, às 12h00 - Atualizado em 30/11/2023, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clodovil Hernades - José Cruz/Agência Brasil
Clodovil Hernades - José Cruz/Agência Brasil

Há mais de uma década, em 2009, morria uma das figuras mais icônicas do Brasil. Irreverente e autêntico, Clodovil Hernandes chamava atenção por onde passava. Sua carreira englobou trabalhos como estilista, apresentador de televisão e, até mesmo, deputado federal.

Colecionando polêmicas, o brasileiro era controverso. Assumidamente homossexual, tinha posições conservadoras. Após sua morte, devido a problemas de saúde que resultaram em uma morte cerebral, seu legado perdurou; entre eles, sua mansão, que hoje está completamente abandonada.

Visão da Mansão por fora / Crédito:Reprodução/Youtube/Casa & Cia

Localizada no município de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo — conhecido por abrigar algumas das mais belas praias do Brasil —, a luxuosa residência era um refúgio para o estilista no meio de tanta correria e demandas de trabalho.

Entretanto, com a sua morte, a propriedade foi deixada, sofrendo com as depredações do tempo e o abandono total dos responsáveis por cuidar do espólio do falecido apresentador. Hoje, a mansão corre o risco de ser demolida e é alvo de imbróglio judicial

Mansão abandonada

"Com muita tristeza registro o presente momento. Clodovil Hernandes é sem dúvida um dos grandes nomes da moda, comunicação e entretenimento em nosso país e um dos principais embaixadores da cidade de Ubatuba, pela qual tinha grande paixão. Reencontrar esta residência, antes um ancoradouro de luxo e sofisticação neste estado, é ter a certeza que sem a mobilização do poder público, este grande legado será relegado ao esquecimento", afirmou Fabrício Correia, editor da Metrópole Magazine, em entrevista repercutida pelo site Meon.

Ainda que a equipe de reportagem não tenha sido autorizada a entrar na mansão, eles relataram como está o seu verdadeiro estado depois de uma década de desamparo. A residência que um dia apresentou um estilo de alta classe hoje já não é mais habitável, ainda que esteja próxima à praia do Léo, turistas também não podem chegar perto do local.

Visão aérea da mansão de Clodovil/ Crédito: Reprodução/YouTube/Domingo Espetacular

Abrangendo uma área de aproximadamente 4,375 mil metros quadrados, a propriedade conta com um grande lago, capela, sauna, piscina e nove quartos.

No passado a situação era bem diferente do ambiente hostil que tomou conta da enorme casa. Clodovil amava dar festas e convidar amigos para seu refúgio íntimo. Ainda assim, o apresentador ostentava uma vida que ele não conseguia mais financiar.

De acordo com a advogada Maria Hebe Queiroz, com fala repercutida pelo G1 em 2009, "Ele não tinha nada, estava passando necessidade. [...] O Clodovil gastava muito, ele dizia que não tinha juízo. Ele sempre foi descontrolado".

Futuro incerto

A mansão de Clodovil Hernandes em Ubatuba, que outrora já foi avaliada em 1,6 milhão de reais, só foi arrematada em leilão apenas na terceira tentativa, em 2018, por um valor consideravelmente inferior: R$ 750 mil.

Sala destruída da mansão / Crédito: Divulgação/Youtube/Casa & Cia

O lance foi dado por Thalita Daiane de Melo, que jamais chegou a usufruir do espaço. A moradora de Campinas até mesmo tentou reverter a compra na Justiça — algo que foi indeferido. A justificativa dado por seus advogados é que ela teria 'comprado gato por lebre', visto que teria apenas direito ao uso da área e não a do imóvel. 

Além das depredações naturais, o Ministério Público ordenou, em 2021, que a residência fosse demolida — algo que ainda não aconteceu. "Nós contestamos e não vamos demolir. É muito caro para demolir. A não ser que o poder público queira assumir as despesas", esclareceu a advogada Maria Hebe Queiroz.

Atualmente, com a indefinição do imbróglio judicial, o valor do lance dado por Thalita Daiane de Melo está depositado em juízo.