Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Marcy Borders: a triste saga da mulher que sobreviveu ao 11 de setembro

Embora tenha sobrevivido a tragédia, a vida de Borders foi destruída pelos ataques ocorridos em 2001

Giovanna de Matteo Publicado em 30/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Borders ao lado da imagem que a eternizou na história - Divulgação/Youtube/Chasing News
Borders ao lado da imagem que a eternizou na história - Divulgação/Youtube/Chasing News

O que levou Marcy Borders às manchetes começa em 11 de setembro de 2001, após os ataques às torres gêmeas em Nova York. Ela tinha apenas 28 anos quando conseguiu um emprego no Bank of America, localizado em uma das Torres Gêmeas, no World Trade Center, e estava no local quando os atentados ocorreram.

Quando o avião terrorista atingiu um dos prédios, ela rapidamente correu na tentativa de fugir para um edifício próximo, percorrendo 81 andares de escada da Torre Norte, lugar onde residia seu escritório.

Chegando ao lobby do edifício, o fotógrafo Stan Honda conseguiu registrar uma foto que mostra a mulher completamente coberta pelas poeiras dos prédios que estavam em total desgraça.

Ficou conhecida como a "The Dust Lady", uma das mais famosas sobreviventes do ataque as torres gêmeas. A roupa que usava durante a foto também foi preservada e guardada como um símbolo de sua sobrevivência.

Foto de Marcy Borders tirada por Stan Honda durante ataque às torres gêmeas / The Dust Lady / Wikimedia Commons

A imagem que Honda tirou entrou para a história e foi homenageada e lembrada em muitos artigos famosos sobre o atentado de 11 de setembro. Além disso, a sobrevivente fotografada também foi convidada para vários eventos ao longo dos anos que tinham o objetivo de manter viva a história e memória das vítimas do ataque, ação do grupo terrorista Al-Qaeda contra os Estados Unidos.

Vida após a tragédia

Embora o acidente não tenha tirado sua vida, Borders teve que enfrentar muitas consequências que afetaram seu modo de viver. Por ter passado por um trauma tão grande, Marcy desenvolveu problemas psicológicos e emocionais que controlaram sua vida.

A mulher também teve problemas com depressão profunda e abuso de álcool e drogas por cerca de uma década, que levou ao fim do seu casamento, à perda da custódia dos filhos e de seu emprego.

Borders revelou em março de 2012, em entrevista à AFP, que uma das coisas que fez com que ela tivesse forças para se recuperar e retornar à sobriedade foi quando soube da morte de Osama bin Laden, líder do ataque terrorista. "Ainda vivo com medo. Não consigo pensar estar lá, naqueles alvos, nas pontes, nos túneis, nas estações (de metrô)", declarou ela.

Marcy Borders morreu em 24 de agosto de 2015 devido a um câncer de estômago. Ela foi diagnosticada em agosto de 2014 e na mesma entrevista disse que acreditava que seu câncer foi provocado pela poeira tóxica que inalou quando fugia do desabamento do World Trade Center. "Eu definitivamente acredito porque não tive nenhuma doença. Não tenho pressão alta, colesterol alto nem diabetes", afirmou ela com bastante convicção.


+Saiba mais sobre o 11 de Setembro por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Plano de ataque: A história dos vôos de 11 de setembro, de Ivan Sant'Anna (2014) - https://amzn.to/2Fz4SHB

The Big Bamboozle: 9/11 and the War on Terror (Edição Inglês), de Philip Marshall (2012) - https://amzn.to/2s9WXgN

A Comissão: A História Sem Censura Da Investigação Sobre O 11 De Setembro, de Philip Shenon (2013) - https://amzn.to/2NaNf5a

11 de Setembro de 2001 - A queda das torres gêmeas de Nova York, de José Carlos Sebe Bom Meihy (2005) - https://amzn.to/2uzkCbs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W