Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Maria Bousada de Lara, a mulher que fraudou o sistema para ser a mãe mais velha do mundo

A espanhola chegou a entregar documentos falsos para poder realizar o sonho da maternidade — e chamou a atenção do mundo pela causa

Wallacy Ferrari Publicado em 06/07/2020, às 08h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Maria del Carmen Bousada de Lara junto aos dois filhos - Divulgação / News of the World
Maria del Carmen Bousada de Lara junto aos dois filhos - Divulgação / News of the World

Nascida em 1940, Maria del Carmen Bousada de Lara já totalizava 65 anos de idade quando planejou que realizaria seu maior sonho. Ao longo da vida, trabalhou e aposentou em uma loja de departamentos de uma franquia nacional da Espanha, sem obter grandes quantias. O dinheiro que conseguiu foi direcionado para reformas de sua residência em Cádiz, onde morava apenas com a mãe.

O baque veio em 2005, após o falecimento de sua única companheira em casa; Maria nunca havia casado ou se engajado em algum relacionamento amoroso recente. Do contrário, era tímida e pouco se relacionava além das atividades profissionais. Com uma ideia mirabolante, decidiu realizar o sonho da inseminação artificial, 10 anos após atingir a idade limite.

Decidida a ter filhos, juntou parte dos fundos que obteve durante a vida com a venda da casa da mãe, por aproximadamente £ 30 mil, e preparou o plano para deixar e retomar seu ciclo social de maneira discreta, sem levantar suspeitas em relação a gestação. Impossibilitada de realizar o tratamento no país, decidiu ir ainda mais longe.

/ Crédito: Divulgação/YouTube/SOCIEDAD EM ROSA/15.09.2015

A gestação

Arquitetado cuidadosamente, Bousada teve o plano de viajar aos Estados Unidos para realizar o tratamento in vitro em um dos principais núcleos de fertilização do mundo, no Pacific Fertility Center. Com documentos falsos, não chegou a ser contestada, visto que nenhum médico tinha conhecimento dos papéis espanhóis.

Sempre se apresentando como uma mulher de 55 anos que ainda sofria com a menopausa, a inseminação foi aceita no ovário da espanhola, que já poderia retornar ao país natal e tratar de sua gravidez. A surpresa foi ainda maior após algumas semanas, já em Barcelona, quando a moça descobriu estar grávida de gêmeos.

O parto foi avaliado como de risco, com a orientação do nascimento de maneira prematura por cesariana. Entre os dias 29 e 30 de dezembro de 2006, os irmãos Christian e Pau nasciam nos Hospital de Saint Pau, pesando 1,6 kg cada. Após parir, Bousada fez questão de admitir que mentiu para os médicos na realização da gestação.

/ Crédito: Divulgação/YouTube/SOCIEDAD EM ROSA/15.09.2015

Repercussão e debate

O caso foi amplamente coberto pela imprensa europeia, com Maria se tornando um símbolo do ativismo parental e o direito de ter filhos além do limite imposto pelo Estado. O caso, no entanto, trouxe críticas de conservadores, afirmando que a moça foi egoísta em impor sua satisfação pessoal reprodutiva sobre a vida das crianças, agindo de maneira antinatural.

Mesmo criticada pelos próprios irmãos, declarou em entrevista ao The Guardian no ano de 2006 que, se alcançasse a idade de sua mãe — que faleceu aos 101 anos — “poderia até ter netos”. Cinco meses depois, a infeliz notícia de que o tratamento de inseminação acarretou em um câncer de ovário abalou Maria.

Em 11 de julho de 2009, três anos após o nascimento dos filhos, a espanhola faleceu, aos 69 anos de idade. Os gêmeos tiveram a guarda transferida ao sobrinho mais velho de Bousada. Um ano antes, Rajo Devi Lohan ultrapassou o recorde de Maria e tornou-se a mãe mais velha do mundo, aos 70.


+Saiba mais sobre maternidade em grandes obras disponíveis na Amazon:

Maternidade, por Sheila Heti (2019) - https://amzn.to/2ZFFqtM

As alegrias da maternidade, por Buchi Emecheta (2019) - https://amzn.to/3e3UdUa

A Culpa É da Mãe - Reflexões e Confissões Acerca da Maternidade, por Elizabeth Monteiro (2012) - https://amzn.to/2Z7kwop

Maternidade Positiva - Entendendo os desafios do maternar, por Késsia Oliveira (2020) - https://amzn.to/3f5hHJM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W