Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Mary Ann Bevan, a mulher que aceitou o título de "mais feia do mundo" para sustentar os filhos

Antes de ser acometida por uma disfunção hormonal, Bevan ficou viúva e sofreu para encontrar uma forma de alimentar as crianças

Wallacy Ferrari Publicado em 04/07/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato fotográfico de Mary Ann Bevan - Wikimedia Commons
Retrato fotográfico de Mary Ann Bevan - Wikimedia Commons

Nascida em 20 de dezembro de 1874, Mary Ann Bevan cresceu em Londres, na Inglaterra, e teve uma infância completamente comum, realizando atividades acadêmicas e profissionais sem dificuldades. Ao longo dos anos, se formou em enfermagem, trabalhando na área da saúde desde a juventude.

Socialmente, Mary também não enfrentava problemas; era uma garota bonita, educada e capacitada, que aos 29 anos casou-se com um florista chamado Thomas Bevan. Como fruto desse relacionamento, o casal teve quatro filhos. O primeiro choque seria justamente o falecimento do homem de maneira súbita.

Financeiramente desamparada, a inglesa não apenas teve de criar sozinha os seus filhos, como também começou a notar mudanças extremamente específicas em seu corpo. Tais mudanças causavam dores extremas nos músculos e na cabeça, mas não interromperam a rotina da mãe coruja, que precisava seguir a rotina de trabalho.

O resultado de um exame

Quando as dores pioraram a ponto de Mary Ann desacreditar dos sintomas — nunca antes vistos por ela — a jovem se direcionou a um hospital. Após uma bateria de exames e análises de diversos médicos, a enfermeira foi diagnosticada com acromegalia, uma condição causada pela produção excessiva de hormônios relacionados ao crescimento, causando a extensão especialmente das extremidades.

O resultado não apenas mostrou-se gradativamente prejudicial para a saúde da moça, que na época estava com 32 anos, mas também dificultou sua reinserção no mercado de trabalho. Com uma feição bastante distorcida devido ao crânio alongado, nem mesmo Mary consegui a lidar com a nova enfermidade. Sem emprego e tendo de sustentar a família, tomou ciência de um humilhante concurso que poderia auxiliar em suas contas.

Fotografia em plano retrato de Mary Ann Bevan depois da disfunção hormonal / Crédito: Divulgação / Twitter

Assim, Bevan se inscreveu em uma competição regional londrina para novos talentos, na categoria de freak shows. O torneio escolhido pela moça foi o de "Mulher Mais Feia", tendo de forçar sua condição em caretas e roupas remendadas. O escárnio feito em volta de piadas do júri comparando o seu rosto com coisas horríveis rendeu o título e fez a enfermeira ser conhecida na capital inglesa, dando a ela uma nova oportunidade de carreira.

Missão inspiradora

Mesmo rodeada de críticas maldosas, Mary Ann passou a se apresentar por todo o Reino Unido, até que foi convidada por Sam Gumpertz para se transferir até os Estados Unidos, onde ganharia ainda mais dinheiro sendo atração no circo Dreamland, no parque de Coney Island. A proposta não apenas agradou a ex-enfermeira, garantia à educação e saúde dos filhos.

Em solo estadunidense, também realizou participações no mais famoso circo de western dos Estados Unidos no século 20; no Ringling Brothers Circus, em Wisconsin, a moça até sofria com mais xingamentos da população interiorana, mas ganhava quantias que lhe garantiam a segurança financeira.

Miriam ficou na América do Norte até o fim de sua vida, quando faleceu em 26 de dezembro de 1933, aos 59 anos de idade, em decorrência dos problemas hormonais. Sua lição, no entanto, ensinou que a beleza para ela estava em proporcionar o maior conforto e cuidado para as pessoas que ama, mesmo que enfrentando obstáculos.


+Saiba mais sobre os Freaks Shows por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Joseph: The Life, Times and Place of the Elephant Man (English Edition) - https://amzn.to/35Us2no

Elephant Man: Measured by the Soul - The Life of Joseph Merrick (English Edition) - https://amzn.to/2ENOse5

Merrick (English Edition) - https://amzn.to/2QtuN8T

Freak Show: Presenting Human Oddities for Amusement and Profit (English Edition) - https://amzn.to/37c0Ssx

Le Monde Bizarre, de Vários Autores (eBook) (2019) - https://amzn.to/2WZBbJU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W