Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Mathilde Kschessinska, a mulher que se relacionou com dois Romanovs ao mesmo tempo

A bailarina chegou a ter um filho em decorrência dos encontros sexuais com os grão-duques, mas nunca soube ao certo quem era o pai

Wallacy Ferrari Publicado em 12/06/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nicolau II e Mathilde em montagem - Wikimedia Commons
Nicolau II e Mathilde em montagem - Wikimedia Commons

Nascida em 31 de agosto de 1872, na Polônia, Mathilda-Marie Feliksovna Kschessinskaya foi uma bailarina da família Krzesinsky, nobre pela sua arte e atuação na alta sociedade. Seu pai Feliks Krzesiński e seu irmão já dançavam em São Petersburgo e a jovem teve oportunidade de desenvolver seus dotes com maestria pelos parentes.

Durante sua adolescência começou a ter notoriedade por movimentos meticulosos e ensaios diários para alcançar a perfeição na execução dos passos. Sua grande oportunidade foi aos 18 anos, quando foi recrutada pelo renomado coletivo de dança Imperial Ballet.

Com o grupo, Mathilde teve a chance de se mostrar para diversas pessoas importantes, como chefes de estado e empresários, mas, em 1890, no Teatro Imperial Mariinsky, teve a oportunidade de ouro. Com a presença do imperador Alexandre III, fez uma apresentação de formatura.

O czar Nicolau II em retrato / Crédito: Klimbim

Após o espetáculo, foi ao jantar de gala oferecido após a performance. Lá, conheceu toda a família Imperial e trocou olhares com uma pessoa em específico: o herdeiro do trono Nicolau II, que, na época com 22 anos, se encantou com a jovem. Ficou então, sobre a responsabilidade de seu pai, dar um empurrãozinho ao casal.

O próprio imperador apresentou Mathilde ao filho, que manifestou encanto pela graduanda da escola de coreografia. Nicolau nunca havia se relacionado amorosamente e foi correspondido pela bailarina, chegando a relatar sua paixão em um diário: “Mathilde me envolve em uma luz positiva”.

A jovem já havia se relacionado anteriormente, mas não foi um empecilho para se aproximar do rapaz, chegando a relatar o envolvimento de ambos: “O sentimento preencheu minha alma por completo, eu só conseguia pensar nele”, disse a dançarina em sua biografia.

Em um relacionamento de quatro anos, Nicolau e Mathilde se encontravam de maneira discreta na residência do Império, porém, para um maior conforto, o filho do rei chegou a comprar uma mansão em São Petersburgo, onde o casal não teria problemas teria mais privacidade.

Ao desenrolar da relação, a balilarina descobriu que, apesar de ter conhecido Nicolau primeiro, seria amante do mesmo, visto que assumiu publicamente o noivado com Alice de Hesse e Reno, em 1894. Com o relacionamento em desordem e com o casamento chegando, não foi possível manter os encontros.

Depois de se separarem, Nicolau II se tornou o czar da Rússia, enquanto Mathilde se tornou uma das bailarinas mais famosas do continente, enriquecendo com suas apresentações e presença na elite. Com o dinheiro, se tornou uma socialite de sucesso com diversos imóveis e investimentos. O discurso de Lenin feito após voltar da Suíça, em 1917, foi realizado na varanda de uma das mansões da dançarina.

Sergei Mikhailovich (à esq.) em montagem com Andrei Vladimirovich (à dir.) / Crédito: Wikimedia Commons

Solteira, chegou a ter envolvimento sexual com dois grão-duques da família Romanov ao mesmo tempo, sem a ciência de ambos. Sergei Mikhailovich, inspetor-geral de artilharia durante a Primeira Guerra Mundial, e seu primo Andrei Vladimirovich, que também era primo de Nicolau II.

As relações lhe renderam um filho, nascido em 1902. Vladmir, mais tarde intitulado HSH Prince Romanovsky-Krasinsky, nunca soube ao certo quem era seu pai e nunca foi informado pela mãe, que morreu aos 99 anos, em 1971.


+Saiba mais sobre a Rússia pré-revolucionária em obras disponíveis na Amazon

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service - https://amzn.to/2WpbqjG

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie - https://amzn.to/2otO67Q

In the Trenches: A Russian Woman Soldier's Story of World War I, de Tatiana Dubinskaya - https://amzn.to/324JVxe

Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore - https://amzn.to/320p0uU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du