Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mundo

McDonald's sob trilhos: A curta história dos McTrain

Parece improvável, mas sim, já foi possível comprar Big Macs em meio a uma viagem de trem

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/02/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de um vagão que foi testado na Suíça logo antes do projeto do qual temos mais informações, ocorrido na Alemanha - Divulgação / Twitter
Fotografia de um vagão que foi testado na Suíça logo antes do projeto do qual temos mais informações, ocorrido na Alemanha - Divulgação / Twitter

Inovar sempre envolve riscos. Todavia, quando se fala de grandes empresas, é de se esperar que seus donos saibam o que estão fazendo. Não foi o que aconteceu com o McDonald’s nos anos 90, quando a marca de fast-food investiu em um projeto que rapidamente se mostrou um fracasso. 

Tratava-se do McTrain, um vagão-restaurante que foi transformado para servir batata frita e Big Macs. Caso o experimento já não fosse curioso o suficiente, ainda é preciso dizer que o serviço funcionou não só nos Estados Unidos, mas sim na Alemanha, inusitadamente. O episódio foi relembrado pelo site The Drive em texto de 2020. 

Início 

A ideia concretizou-se através de uma parceria da lanchonete do palhaço com uma empresa de transporte alemã chamada Deutsche Bahn, que estava interessada em terceirizar a alimentação que oferecia durante as viagens de trem. O projeto passou a ser testado a partir de 1993, em uma linha que cruzava o país de ponta a ponta. 

Logo, dois vagões foram customizados e preenchidos por máquinas de café, fritadeiras, e os ingredientes pré-prontos já conhecidos do McDonald’s. Eram oferecidos dois cardápios diferentes aos passageiros: o de café da manhã, e o de almoço/jantar. Dentro dos vagões-restaurante, havia 27 lugares onde era possível comer sentado, e mais 8 para quem não ligasse de fazer suas refeições em pé.  

Interior de vagão alemão customizado pelo McDonald's / Crédito: Divulgação/ Twitter

Segundo o fórum alemão Drehscheibe Online, era possível ainda fazer pedidos para garçons que andavam pelos vagões da primeira e segunda classe, caso os passageiros não quisessem andar até a parte do trem onde estava localizada a lanchonete. 

Todavia, como a ausência de McTrains nos dias de hoje pode nos dizer, a ideia acabou se provando fiasco, com o restaurante fast-food não sendo capaz de se adaptar aos trilhos. 

Ladeira abaixo 

Houve uma série de razões para tanto: desde problemas logísticos até mudanças de hábitos da população alemã, como o fato de as viagens de avião estarem tornando-se mais populares que as de trem. 

De acordo com o The Drive, os alemães também estavam acostumados com uma alimentação de maior qualidade durante suas viagens de trem, o que não combinava com o conceito de rapidez e preço baixo oferecido pelo McDonald's. 

Fotografia do McTrain da Alemanha por fora / Crédito:  Divulgação/ Twitter 

Assim, a marca teve dificuldades conseguindo lucro com o projeto, que é, afinal, o fim último de qualquer negócio. Além de o restaurante de fast-food terminar usando o dobro de energia que aquele que havia substituído, ele ainda enfrentou problemas relativos ao gerenciamento de estoque, que, devido ao espaço limitado, precisava ser constantemente reabastecido. 

Também mostrou-se mais complicado coordenar funcionários. Considerando que os turnos terminavam antes do fim do projeto, por exemplo, com a equipe sendo substituída pelo grupo da tarde, era responsabilidade do McDonald’s pagar pela viagem de volta do primeiro grupo. 

Além disso, a pontualidade passou a ser fundamental - atrasos poderiam significar perder a partida do trem, afinal, comprometendo o desempenho da cozinha do palhaço durante as próximas horas.   

Assim, todo o projeto acabou sendo finalizado após dois anos de duração, saindo dos trilhos alemães para entrar nas curiosidades do passado do restaurante do palhaço.


Saiba mais sobre o McDonald's por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. Fome de poder: a verdadeira história do fundador do McDonald's, de Ray Kroc (2018) - https://amzn.to/2EiPT7P

2. McDonald's: Behind the Arches, de John F. Love (1995) - https://amzn.to/32sI6fr

3. Fast Food Nation. The Truth Behind Your Burger, de Eric Schlosser (2012) - https://amzn.to/3aVU9Gd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W