Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

MIB: conheça a lenda dos Homens de Preto da "vida real"

Uma série de relatos conspiratórios e sem fundamentos descrevem a existência de homens que têm um trabalho específico

Caio Tortamano Publicado em 13/08/2020, às 17h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Will Smith e Tommy Lee Jones em Homens de Preto (1997) - Divulgação - Columbia Pictures
Will Smith e Tommy Lee Jones em Homens de Preto (1997) - Divulgação - Columbia Pictures

Todo fã de alienígenas ou de cinema já se deparou com o filme Homens de Preto, em que Will Smith e Tommy Lee Jones interpretam, respectivamente, os agentes J e K da companhia Homens de Preto. Na trama, o trabalho deles consiste em controlar qualquer invasão alienígena e, entre outras funções, cuidar para que nenhuma testemunha que tivesse entrado em contato com essas criaturas se lembrasse do ocorrido.

Embora não existam relatos concretos e por mais fantasiosa que a sinopse da série de filmes de ficção científica possa parecer, existe uma corrente de conspiracionistas que acredita na existência de pessoas trabalhando para companhias secretas e cuidando de testemunhas de avistamentos de OVNIs. O nome deles? Homens de Preto.

Início das teorias

A suposta organização que inspirou o filme de 1997 teria ganhado muita força durante as décadas de 1950 e 1960, principalmente nos Estados Unidos. De acordo com a Super Interessante, tudo começou quando Gray Barker publicou a obra They Knew Too Much About Flying Saucers. O livro descrevia a "história real" de um homem que fora abordado por oficiais vestidos de preto quando identificou um disco voador. Embora a história tivesse sido desmentida, muitos se recusaram a deixar de acreditar no ocorrido.

Instigados pela lenda, os ufólogos temiam ser alvos de retaliação e intimidação por parte dos Homens de Preto, já que os profissionais dedicados a descobrir a verdade sobre avistamentos alienígenas iam contra o suposto trabalho dos Homens de Preto. Foram inúmeras as pessoas que dedicavam a vida em busca de avistamentos alienígenas que afirmam terwn sido abordadas pela suposta organização.

O ufólogo Bender

Foi uma das primeiras vezes em que a lenda do Homem de Preto ganhou força. O oficial teria abordado uma testemunha ocular de uma ação extraterrestre. Durante a década de 50, o jornalista e ufólogo Albert K. Bender afirmou ter recebido a visita dos Homens de Preto na porta de sua casa, eles teriam o ameaçado e intimidado Bender a não fazer mais investigações sobre avistamentos.

Na verdade, o encontro foi completamente traumático para o homem, que decidiu acabar com a Flying Saucer Bureau (Escritório de Discos Voadores, em tradução livre), o maior clube civil de ufólogos no planeta, que o próprio tinha fundado. Para intimidá-lo, os três homens de preto teriam dado a ele um disco de prata contendo informações sobre os OVNIs.

Albert Bender ao lado de quadro retratando o Homem de Preto / Crédito: Wikimedia Commons

Todavia, não foi a única visita que o ufólogo relatou ter recebido em sua vida. Em outro momento, os homens de preto teriam chegado até ele flutuando, não encostando no chão, afirmando que o fato de se parecerem com humanos era meramente ilusão, e que ninguém acreditaria nos seus testemunhos. Entretanto, os eventos foram todos publicados no livro que ele mesmo escreveu chamado Flying Saucers and the Three Men (Discos Voadores e Os Três Homens, em tradução livre).

Veredito

Não foram poucos os relatos de homens que foram abordados pela organização. Oufólogo John Keel, entretanto, entende que muitos dos relatos de encontros com os Homens de Preto — com os quais, segundo ele, já teve contato — são na verdade eventos mundanos, perpetuados por meio de um folclore local.

Autor do livro The Mothman Prophecies (As Profecias do Homem Mariposa, em tradução livre), Keel conta uma série de avistamentos de um suposto monstro alado no interior do estado da Virgínia, nos Estados Unidos. Na obra, ele insere também suas opiniões acerca de OVNIs e avistamentos do tipo.

O livro de John Keel / Crédito: Wikimedia Commons

Além disso, os depoimentos são tidos como loucura, de pessoas fissuradas e que dedicam a vida para provar algo. Mesmo Bender, que parecia convicto de suas ideias, teve seus encontros com a entidade reduzidos a um mero sonho, uma alucinação.


++Saiba mais sobre ufologia através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W