Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Milagre da hóstia de Juazeiro: A grande polêmica do Padre Cícero

O notório caso que consagrou o pároco regionalmente envolveu conflitos de interesse até uma viagem para o Vaticano no fim do século 19

Caio Tortamano Publicado em 05/07/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Padre Cícero ao lado da beata Maria de Araújo - Divulgação/ Arquivo de Renato Casimiro
Padre Cícero ao lado da beata Maria de Araújo - Divulgação/ Arquivo de Renato Casimiro

Casos milagrosos demandam grande investigação da Igreja Católica para que sejam efetivados como tais, mas antes disso, esses casos aparentemente sem explicação chamam atenção das comunidades locais e geram grande comoção popular. Foi isso que aconteceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, no ano de 1889.

O caso envolveu o famigerado Padre Cícero, que teria administrado diversas hóstias para a Beata Maria de Araújo. Esses alimentos ritualísticos teriam se transformado em sangue na boca da própria religiosa, que a limpou em panos brancos, que teriam manchado.

Cícero julgou ser o próprio sangue de Jesus Cristo aquele que teria surgido. O estranho fenômeno não teria acontecido uma, mas 47 vezes durante a quaresma — período religioso que precede o feriado da Páscoa.

Repercussão

Um evento único como esse chamou a atenção de fiéis e céticos por todo o Brasil, tornando Juazeiro em um importante ponto de peregrinação de católicos no nordeste do país. Entretanto, não foram todos os cristãos que acreditaram na improvável história, muitas autoridades eclesiásticas questionavam a veracidade dos fatos.

Imagem de Padre Cícero / Crédito: Divulgação

Isso levou o bispo do Ceará na época, Dom Joaquim José Vieira, a organizar uma equipe de técnicos para conferir se os relatos eram verdadeiros. Além de padres foram chamados dois médicos e um farmacêutico, todos chegaram na mesma conclusão: não tinha nenhuma explicação natural para aquilo que tinha acontecido.

Reviravolta

Insatisfeito, Dom Joaquim estava disposto a mostrar a todo custo que o caso não passava de uma armação feita pelo Padre Cícero para ganhar notoriedade — nessa altura o religioso já era popular em sua região. Com isso, articulou uma segunda comissão que estaria já com a intenção de desmistificar o ocorrido em Juazeiro do Norte.

Convictos de que era uma mentira, o parecer não poderia ser diferente e o caso foi classificado como uma armação forjada. A suposta farsa acarretou na suspensão das ordens sacerdotais de Cícero, além de levar Maria de Araújo para uma vida de exílio.

Beata Maria de Araújo viveu até o fim de sua vida enclausurada / Crédito: Divulgação - Município de Juazeiro

Idolatria e legado

Porém, o que o bispo não contava é que a negação só teria transformado a história em uma lenda mais popular ainda, motivando multidões a frequentarem a igreja do Padre, venerando as toalhas manchadas de sangue — que agora eram relíquias.

Em 1898, Cícero foi até o Vaticano atrás de uma absolvição com o Papa Leão XIII, a qual não conseguiu — mesmo o cearense nunca tendo sido excomungado de fato pela Igreja. Em 2001 o papa Bento XVI, ainda enquanto cardeal, promoveu novos estudos sobre o caso buscando a reabilitação póstuma para o brasileiro. Catorze anos depois, Padre Cícero foi perdoado pela Igreja e até hoje é um dos maiores nomes da fé católica no Brasil.

Devido às milhares de graças que os seguidores do padre dizem ter alcançado por intercessão dele: cegos que teriam voltado a ver, aleijados que andaram novamente, loucos que teriam recuperado o juízo, a abertura de um processo de beatificação foi inciado no Vaticano, podendo evoluir para uma santificação.


+ Saiba mais sobre a Igreja e Padre Cícero através das obras abaixo disponíveis na Amazon:

Padre Cícero, de Lira Neto (2009) - https://amzn.to/2VH4zmo

Padre Cícero, de Francisco Murilo de Sá Barreto (2002) - https://amzn.to/38sxiR2

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, de Thomas E. Woods Jr (2017) - https://amzn.to/2ya3872

As grandes mentiras sobre a igreja católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2016) - https://amzn.to/3aVN07T

Cartas à igreja, de Francis Chan (2019) - https://amzn.to/3b1iBFk

Box Heróis da Igreja, de Al Truesdale (2020) - https://amzn.to/3cdOQ4l

Dois Papas, de Anthony McCarten (2019) - https://amzn.to/38kjgAk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W