Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

Milli Vanilli: A farsa musical da dupla que teve de devolver o Grammy

O conjunto, que foi sucesso mundial com hits como 'Girl You Know It's True', enganou a principal premiação da indústria musical

André Nogueira, atualizada por Wallacy Ferrari Publicado em 12/03/2021, às 13h00 - Atualizado em 06/02/2023, às 16h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rob Pilatus e Fab Morvan, o Milli Vanilli, juntos na capa do CD promocional de 'Blame It On The Rain' - Divulgação/Hansa Records
Rob Pilatus e Fab Morvan, o Milli Vanilli, juntos na capa do CD promocional de 'Blame It On The Rain' - Divulgação/Hansa Records

Na Alemanha, uma dupla de reggae e dance se destacou, no auge de seu sucesso, como uma fraude da indústria musical. Trata-se de Rob Pilatus, estadunidense, e Fab Morvan, francês, que se associaram a partir do agenciamento de Franz Farian em 1988, que criou o grupo Milli Vanilli. 

Desde cedo, pairavam suspeitas de que a dupla não cantava as próprias músicas: não só por falhas técnicas em palco, que foram reveladoras, mas ignoradas, mas também por denúncia de artistas, como Charles Shaw, que anunciou o Milli Vanilli como fraude, mas logo se calou.

A dupla com com o presidente da Hansa Records, C. Michael Greene / Crédito: Wikimedia Commons

Em simultâneo, a dupla ganhou projeção mundial, levando o conjunto à vitória no Grammy de 1990, como "Melhor Artista Estreante". Por outro lado, as aparições públicas do Milli Vanilli começaram a, cada vez mais, manchar a imagem da dupla.  Com o tempo, os boatos de que Rob e Fab somente interpretavam as canções enquanto eram dublados ofuscaram o sucesso.

Chegou um momento em que as especulações e acusações criaram um cenário tão tenso que o agente Franz Farian, ainda em 1990, admitiu a farsa da dupla: nenhum dos dois era intérprete das músicas (mesmo que, naquele tempo, eles já pressionassem o produtor para cantarem no próximo álbum), mas sim artistas que foram silenciados, como Charles Shaw, John Davis e Brad Howell.

De acordo com o jornal El Pais, a lógica era simples: os autores seriam excelentes, porém seria muito mais rentável veicular as canções através de uma dupla de jovens promissores e sensuais. Pura artimanha publicitária da indústria musical.

Farian relatou que conhecera Pilatus e Morvan numa discoteca de Berlim e, logo, percebeu o potencial de vendas daquelas figuras. O encontro rendeu uma das maiores fraudes da história da música mundial.

Perda do Grammy

O caso gerou grande polêmica entre as premiações do mundo musical, exigindo uma grande discussão que, fomentada e pressionada pela grande mídia dos EUA, levou a comissão do Grammy à decisão de retirar o prêmio da Milli Vanilli.

Rob e Fab, no entanto, replicaram o término do contrato com Farian ao convocarem uma entrevista coletiva apontando que, ao aceitarem o trabalho, tiveram promessas de desenvolvimento de carreira, mas acabaram em um "pacto com o demônio", como registrou o Los Angeles Times na época.

Girl You Know It's True, álbum que revelou a dupla ao mundo / Crédito: Wikimedia Commons

Na coletiva, eles ainda demonstraram que poderiam cantar sem playback, mas não receberam a devida oportunidade. Ainda, simbolicamente, devolveram os troféus com o clássico gramofone durante o comunicado oficial, selando o fim da marca Milli e Vanilli.

Já os prêmios da American Music Award nunca foram retirados, afinal, o critério de ranqueamento era pautado nas vendas, o que não mudava com a revelação. Farian até hoje tem posse desses troféus. A dupla foi demitida da gravadora e seus másters, apagados.

Fab e Rob, então foram processados por diversas pessoas, amparadas pelas leis de proteção a consumidores. A dupla e sua ex-gravadora ainda tiveram o trabalho de lidar com pedidos de reembolso e devoluções do álbum 'Girl You Know It's True' por ex-fãs decepcionados.

Ambos os cantores tentaram se reerguer com outros projetos, mas nunca atingiram as mesmas dimensões do Milli Vanilli original. As chances de reunião da dupla foram por água abaixo em 1998, quando Rob Pilatus foi encontrado morto, aos 32 anos, na Alemanha.


+Conheça as seguintes obras relativas ao Milli Vanilli:

The Milli Vanilli Condition: Essays on Culture in the New Millennium - https://amzn.to/36vTneX

Milli Vanilli Mindfulness Coloring Book - https://amzn.to/2vmm6pI

Milli Vanilli - https://amzn.to/2uBGUJA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W