Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

30 golpes de facas: o assassinato do imperador Calígula

Suas crueldades e extravagâncias provocaram a ira da população romana, que arquitetou seu trágico fim

Fabio Previdelli Publicado em 13/11/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Calígula, o imperador romano - Wikimedia Commons
Estátua de Calígula, o imperador romano - Wikimedia Commons

Poucos meses depois de se tornar um imperador, Calígula ficou gravemente ferido. Na época, muitos acreditavam que ele poderia ter sido envenenado. Embora tenha se recuperado da misteriosa enfermidade, foi justamente nesse momento que ele começou a mostrar os primeiros indícios de sua insanidade mental.

Ele começou a ordenar o exílio de pessoas próximas a ele e, em casos mais extremos, chegou a determinar a morte delas. Um exemplo disso foi a execução de Tibério Gêmelo, primo e filho adotivo de Calígula. Ele foi morto, pois, supostamente, teria rezado para que o imperador não se recuperasse de sua grave doença.

A avó de Calígula se mostrou bastante indignada com a morte de Tibério, e acabou morrendo pouco tempo depois. O motivo da morte gerou muita discordância, alguns diziam que ela havia se suicidado. Já outros juram de pé junto que ela foi envenenada pelo imperador. De qualquer forma, a morte dela só serviu para reforçar a máxima que Calígula adorava repetir: "Lembre-se de que tenho o direito de fazer qualquer coisa com qualquer pessoa”.

Estátua de Calígula / Crédito: Getty Images

Um dos atos mais notórios — e delirantes — de Calígula foi quando ele se autodeclarou um deus vivo. Assim, ele ordenou a construção de uma ponte entre o palácio e o templo de Júpiter, para que ele pudesse conversar com uma divindade.

A partir daí, ele também começou a aparecer em público vestido como vários deuses e semideuses, como Hércules, Mercúrio, Vênus e Apolo. Documentos públicos de reuniões políticas passaram a referi-lo como Júpiter. Além disso, as cabeças de várias estátuas de deuses foram removidas e substituídas pelas de Calígula.

Outro exemplo famoso da excentricidade de Calígula é a relação dele com seu cavalo: Incitato. Dizem que o imperador gostava tanto do animal que lhe ofertou uma de suas próprias casas — que incluía, além de outras coisas, uma tenda de mármore e uma manjedoura de marfim. A parte mais estranha dessa história toda é que Calígula, aparentemente, planejava fazer de Incitato um cônsul.

À medida que as ações de Calígula se tornaram mais ultrajantes, o povo de Roma começou a odiá-lo e desejou retirá-lo do poder. Em certa altura dessa história, o imperador declarou ao Senado que deixaria Roma e se mudaria para o Egito — onde seria adorado como um deus vivo.

Neste mesmo período, Cássio Quereia, da Guarda Pretoriana, começou a planejar o desaparecimento de Calígula. Em 24 de janeiro de 41, há 1979 anos, um grupo de guardas o atacou após as celebrações dos Jogos Palatinos.

Busto de Calígula / Crédito: Getty Images

Diz-se que o primeiro a desferir um golpe de faca contra Calígula foi Quereia, no entanto, a única coisa que se ter certeza, é de que o imperador foi esfaqueado mais de 30 vezes — morrendo no local do atentado. Posteriormente, ele foi jogado em uma cova rasa. Sua família teve o mesmo destino.

Após sua morte, o Senado pressionou para que Calígula fosse apagado da história romana, ordenando a destruição de suas estátuas e movendo-se rapidamente para restaurar a República.

Em uma reviravolta inesperada, o povo de Roma ficou com raiva e exigiu vingança contra aqueles que assassinaram seu imperador. O tio de Calígula, Cláudio, tornou-se o próximo imperador romano e ordenou a morte de Cássio e de qualquer outra pessoa envolvida na morte de Calígula.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Calígula: 39 Fatos Exclusivos Sobre o Imperador Mais Cruel de Roma - https://amzn.to/2usEoFy

Os governantes mais insanos: lunáticos, excêntricos e megalomaníacos. Desde Calígula até Kim Jong II - https://amzn.to/2NWPSYB

Calígula: Loucura e luxúria na antiga Roma - https://amzn.to/36mwf2F

Roma: A História de um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/33O6I13

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du