Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

A morte do príncipe Philip afetou a linha de sucessão ao trono britânico?

O marido da rainha Elizabeth II faleceu em abril, aos 99 anos de idade

Penélope Coelho Publicado em 30/06/2021, às 14h54 - Atualizado às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth e príncipe Philip em fotografia tirada no castelo de Windsor, em 2014 - Getty Images
Rainha Elizabeth e príncipe Philip em fotografia tirada no castelo de Windsor, em 2014 - Getty Images

Na manhã do dia 9 de abril de 2021, o mundo recebeu a triste notícia do falecimento do companheiro de mais de sete décadas da rainha Elizabeth IIpríncipe Philip.

Na ocasião, o nobre veio a óbito aos 99 anos de idade, de acordo com informações do jornal The Telegraph, o nobre morreu por consequências da idade avançada.

Sabe-se que poucas semanas antes de sua morte, foi divulgado que o duque de Edimburgo precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

Desde o falecimento do príncipe, além de uma grande comoção no Reino Unido, surgiram algumas dúvidas sobre o futuro da monarquia, que envolvem principalmente questões sobre se a fatalidade teria afetado de alguma forma a linha de sucessão ao trono britânico.

Fotografia da rainha Elizabeth II ao lado do marido, príncipe Philip, em Londres, Inglaterra, no ano de 2016 / Crédito: Getty Images 

A regra é clara 

Para entender como funciona a fila para membros da família real assumirem a Coroa, é importante ressaltar a principal regra: quem encabeça a lista é sempre o primeiro filho ou filha de um monarca e assim por diante.

Quando um membro da monarquia não tem filhos, a ordem continua para os parentes mais próximos, na maioria das vezes irmãos. De qualquer maneira, a sucessão é sempre determinada pela descendência. 

Sendo assim, a resposta é clara: a morte de Philip não altera em nada a fila para a substituição de um monarca futuramente, após a eventual morte de Elizabeth II, que atualmente está com 95 anos. 

A falta de alteração na linha de sucessão após a morte do príncipe, se dá pelo fato do duque de Edimburgo não ter sido herdeiro do trono, já que ele só entrou para a família real por ter se casado com a rainha, ou seja, ele não possui descendência e nunca esteve na lista.

Nos 73 anos em que esteve ao lado da rainha da Inglaterra, além de receber o título de duque, o nobre ocupou o cargo de príncipe consorte, nomeação dada para cônjuges de monarcas.

A lista atual 

Agora que sabemos que a morte do príncipe Philip não alterou a linha de sucessão ao trono britânico, vamos entender como essa fila funciona e quem faz parte dessa lista atualmente.

Fotografia divulgada pela Família Real mostra o Príncipe William, príncipe Chales, príncipe George e rainha Elizabeth II, respectivamente / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Ranald Mackechnie

Sabendo que só descendentes diretos integram a lista para assumir a coroa britânica, consequentemente, o primeiro da fila é o filho primogênito de Elizabeth IIe do duque de Edimburgo, príncipe Charles, de 72 anos de idade. Atrás do príncipe de Gales está seu filho mais velho com a princesa Diana, William, de 39 anos.

Depois do duque de Cambridge, entram para a lista seus respectivos filhos com Kate Middleton, também por ordem de nascimento.

Sendo assim, no terceiro lugar da fila está o príncipe George, de sete anos; seguido por sua irmã, a princesa Charlote, de cinco anos; e no quinto lugar está o pequeno príncipe Louis, que recentemente de três anos de idade.


+Saiba mais sobre a Família Real Britânica em grandes obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W