Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Morte em combate: Obra revela como se deu o fim do famoso capitão britânico James Cook

Após um século sumida, pintura original desmente a versão oficial — retratada nas reproduções — de que capitão Cook morreu pedindo paz

Izabel Duva Rapoport Publicado em 06/06/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do capitão James Cook, por Nathaniel Dance - National Maritime Museum/Wikimedia Commons
Retrato do capitão James Cook, por Nathaniel Dance - National Maritime Museum/Wikimedia Commons

A obra ‘A Morte do Capitão Cook’ parte de um conjunto de quatro aquarelas do artista John Cleveley Junior (1747-1786), retrata os últimos instantes da vida do famoso capitão britânico James Cook (1728-1779) — uma polêmica que levou mais de cem anos para ser desvendada.  

Durante o século 19, com a pintura original desaparecida, reproduções da cena mostravam a versão oficial contada pelo capitão imediato de Cook, James King (1750-1784), de que o herói da Marinha inglesa fora morto às margens da baía de Kealakekua, no Havaí, apunhalado pelas costas por nativos enfurecidos, acusados pelo roubo de um bote inglês. Nesta versão, Cook dava ordem de cessar-fogo no momento em que foi atingido.  

"The Death of Cook", de John Cleveley Junior (1784) / Crédito: Wikimedia Commons

Uma morte diferente, porém, foi confirmada com a descoberta do quadro de Cleveley no início deste século, no acervo de uma família inglesa.

Nela, o explorador do arquipélago do Havaí morre lutando, revidando os ataques com o cabo da sua espingarda, e não clamando por paz. 

Seu fim, entretanto, não altera sua trajetória em vida. Para Glyn Williams, autor de livros sobre Cook, ele e seus colegas tiveram um papel importante para os campos da história natural, astronomia, oceanografia e filologia. “Essas viagens ajudaram a fundar disciplinas como a antropologia e a etnologia”, afirma.


++ Saiba mais sobre John Cook por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

James Cook: A Life From Beginning to End (Biographies of Explorers) (English Edition), de Hourly History (eBook) - https://amzn.to/3igzdiI

Captain James Cook, de Rob Mundle (2018) - https://amzn.to/3wWfeKb

James Cook: An Outstanding Explorer and Cartographer. The Entire Life Story. Biography, Facts & Quotes, de The History Hour (eBook) - https://amzn.to/3wUcltq

The Journals of Captain Cook, de James Cook (2000) - https://amzn.to/3x2Lmfv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W