Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Morte trágica: O mistério por trás do pai de Kiko no seriado ‘Chaves’

O memorável personagem mimado revelou a origem paterna em conversa com o padrasto, Professor Girafales

Wallacy Ferrari Publicado em 19/05/2022, às 15h15 - Atualizado em 24/06/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kiko caracterizado durante episódio de 'Chaves' - Divulgação / Televisa
Kiko caracterizado durante episódio de 'Chaves' - Divulgação / Televisa

O seriado Chaves foi capaz de angariar o público brasileiro ao longo de décadas, estreando no SBT em 1984, e cativando com seus carismáticos personagens em uma vila tipicamente latino-americana,  misturando problemas de convívio com questões socioeconômicas e culturais. Seus personagens, no entanto, são figuras a parte, até hoje replicados em imitações, homenagens e até produtos.

Um deles, o Kiko, interpretado por Carlos Villagrán, não apenas se tornou um símbolo do seriado mexicano, como também expandiu a carreira tendo suas próprias séries em outros países da América do Sul e realizando shows com o personagem. Contudo, um curioso mistério ronda a origem do garoto mimado com uniforme de marinheiro.

Conhecidamente pelo enredo, a mãe do personagem é a Dona Florinda, interpretada pela atriz mexicana Florinda Meza. Ao longo da trama, ela se engaja com o professor do colégio do seu filho, senhor Girafales, que é incorporado por Rubén Aguirre, conhecido pelas cenas onde é convidado para tomar xícaras de café depois de levar flores até sua casa.

O buraco que sobra no enredo, no entanto, seria a origem paterna de Kiko, visto que Girafales não é seu pai biológico. A quimérica dúvida pode ter passado despercebida para o público brasileiro,  visto que os episódios do seriado não eram transmitidos em sequência;  mas o capítulo 'Recordações' revelou o ancestral biológico do personagem.

Explicando a origem 

Ao longo do episódio, o personagem infantil explica o professor que conheceu o pai, identificado como o Don Federico Mátalas Callando. De acordo com a história contada pelo filho, ele faleceu antes mesmo do arco temporal do seriado, vítima de um acidente marítimo durante uma expedição como marinheiro, que era sua profissão.

Tal fator enaltece também a homenagem subliminar ao pai do personagem, visto que, ao longo de todos seriado, Kiko usa um uniforme de marinheiro. O episódio ainda mostra uma retração dos últimos momentos de Federico ao lado de dona Florinda, revelando que faria uma viagem a trabalho — a mesma que o vitimou fatalmente ao ser engolido por um tubarão.

Entretanto, assim como filho, o pai de Kiko também repete os mesmos bordões, incluindo o famoso "Cale-se, cale-se, cale-se, você me deixa louco!". Ao longo do resto da trama, Kiko não cita mais fatores sobre o progenitor.

Veja abaixo a cena com o pai de Kiko: