Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Morto aos 11 anos: a triste saga de Hamnet Shakespeare

Segundo a escritora Maggie O'Farrell, o garoto seria um dos filhos gêmeos do dramaturgo inglês

Victória Gearini Publicado em 15/08/2020, às 11h35 - Atualizado em 12/01/2022, às 14h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura meramente ilustrativa - Divulgação
Pintura meramente ilustrativa - Divulgação

William Shakespeare é considerado um dos maiores dramaturgos de todos os tempos. No entanto, o que poucas pessoas sabem é sobre a trágica história envolvendo seu único filho homem, Hamnet Shakespeare. Lançada este ano, a obra que leva o mesmo nome da criança, da renomada autora Maggie O'Farrell, retrata o mistério em torno da morte precoce do garoto. 

Morte precoce 

Segundo O'Farrell, Hamnet seria irmão gêmeo da segunda filha de Shakespeare, Judith. Durante o verão de 1596 — considerado um dos anos mais produtivos da carreira de Shakespeare, em Londres — o jovem Hamnet veio a falecer, com apenas 11 anos de idade. Seu corpo foi enterrado no cemitério da Santíssima Trindade, em Stratford-upon-Avon. Entretanto, não se sabe ao certo se o dramaturgo compareceu ao funeral do próprio filho. 

Retrato famoso de William Shakespeare / Crédito: Getty Images

Acredita-se que Hamnet tenha sido vítima da peste bubônica, uma vez que, na época, a doença havia se alastrado por toda a Europa, sendo responsável pela morte de milhares de pessoas. Em contrapartida, o escritor Ben Elton contesta essa ideia em All Is True (2018). Segundo o roteirista, o garoto teria se afogado em uma piscina de Stratford, vindo a óbito logo em seguida.


Produção literária e cinematográfica 

Não se sabe ao certo como Hamnet morreu, mas especula-se que tal fato tenha devastado Shakespeare e abalado sua estrutura familiar. Segundo O'Farrell, o dramaturgo teria escondido em suas obras toda sua dor e luto pela morte de seu filho. O fardo de perdas familiares pode ser percebido, ainda, nas peças Conto de Inverno e Rei Lear. 

Cena do filme All Is True (2018) / / Crédito: Divulgação / Sony Pictures

Para O'Farrell, o histórico príncipe dinamarquês, Hamlet, pode ter sido inspirado em Hamnet. A peça começou a ser escrita em 1599, consagrando-se como uma das mais aclamadas de todos os tempos. 

Em 2018, a história também foi apresentada na produção cinematográfica All Is True, dirigida por Kenneth Branagh e escrita por Ben Elton. A trama envolvente retrata a relação de Shakespeare com a sua família. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hamnet (Edição Inglês), de Maggie O'Farrell (2021) - https://amzn.to/3HBwsC3

Judith und Hamnet: Roman (Edição Alemã) eBook Kindle, de Maggie O'Farrell (2020) - https://amzn.to/2FkOJsl

All Is True (Prime Vídeo - 2018) - http://www.primevideo.com/site-aventurasnahistoria-20

Hamlet, de William Shakespeare (2015) - https://amzn.to/3eMEz19

Como Shakespeare se tornou Shakespeare, de Stephen Greenblatt (2011) - https://amzn.to/3pWws9F

Shakespeare, de Bill Bryson (2008) - https://amzn.to/334Hdh6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W