Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Mohamed Al-Fayed

Mostrado em The Crown: O que aconteceu com o bilionário Mohamed Al-Fayed?

Bilionário egípcio é pai de Dodi Al-Fayed, último namorado de Lady Di que morreu ao lado da princesa do povo em trágico acidente de carro

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/11/2022, às 00h00 - Atualizado em 21/11/2022, às 16h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O empresário Mohamed Al-Fayed - Getty Images
O empresário Mohamed Al-Fayed - Getty Images

Com a estreia da quinta temporada de The Crown, novos personagens foram introduzidos na série de sucesso da Netflix. Talvez, aquele que despertou mais curiosidade entre os fãs da trama seja o bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed

Pai de Dodi Al-Fayed, último namorado da princesa Diana — e também vítima fatal do acidente que culminou com a morte de Lady Di —, Mohamed Al-Fayed era visto como um empresário prolífico nos anos 1990; período retratado no novo ano da trama. 

Mohamed Al-Fayed é interpretado por Salim Daw na nova temporada de The Crown/ Crédito: Divulgação/Netflix

Agora, porém, sua imagem é completamente diferente. Afinal, segundo matéria do veículo britânico Channel 4, Mohamed vem sendo acusado de assédio sexual e agressão por várias mulheres — incluindo uma ex-funcionária de 15 anos. Mas você sabe o que aconteceu com a fortuna e as empresas de Mohamed Al-Fayed?

Início humilde

Nascido em 27 de janeiro de 1929, em Alexandria, no Egito, Mohamed Al-Fayed tem origens bem diferentes do luxo que passou a desfrutar ao longo de sua vida. Em 'The Crown', por exemplo, ele é mostrado como um menino que vendia bebidas nas ruas do Egito. 

De acordo com matéria da Women’s Health Magazine, Mohamed supostamente vendia limonada e máquinas de costura para ajudar no sustento de sua família, visto que seu pai não recebia muito dinheiro por ser professor. 

Tudo mudou, entretanto, quando ele começou a trabalhar com Adnan Khashoggi, aponta a BBC, que era dono de uma empresa de importação na Arábia Saudita. Com o passar dos anos, Al-Fayed fundou seu próprio negócio e também se tornou conselheiro do sultão de Brunei — que era um dos homens mais ricos do mundo na década de 1960. 

Nos anos 1970, Mohamed Al-Fayed se mudou para a Grã-Bretanha, quando já estava rico. No final daquela década, em 1979, comprou o Paris Ritz Hotel em uma ação conjunta com seu irmão. Os dois também compraram a Harrod’s, uma loja de departamentos de luxo, em 1985. 

Amigo de Diana

Não está claro quando exatamente o bilionário egípcio se aproximou da monarquia britânica. Entretanto, aponta o Today, sabe-se que Mohamed Al-Fayed participou de uma partida de polo com a princesa Diana em 1987. Misturando fato e ficção, o encontro entre eles é retratado no terceiro episódio desta quinta temporada de The Crown. 

Encontro entre Lady Di e Mohamed Al-Fayed mostrado em The Crown/ Crédito: Divulgação/Netflix

"Diana é tão tranquila com Mohamed”, apontou Michael Cole, então diretor de relações-públicas da Harrod’s, à Vanity Fair em uma entrevista em 1995.

Mohamed não é daqueles que se deixa dominar por ela. Eles se dão muito bem”. 

Um ano antes disso, porém, Dodi já havia conhecido Diana em um evento semelhante. À época, importante ressaltar, a princesa do povo não estava divorciada de Charles — atual rei do Reino Unido. 

A relação entre Dodi e Diana só reacendeu 11 anos depois, quando os dois se encontraram durante as férias em Saint-Tropez, na França. Na ocasião, Diana estava acompanhada de seus dois filhos, os príncipes William e Harry

Os dois começaram a namorar pouco depois disso, mas tiveram apenas um verão ‘juntos’ antes do trágico acidente, recorda a NBC News. Afinal, Diana e Charles se divorciaram oficialmente em 1996 — embora já estivessem separados há quatro anos —, já o acidente ocorreu em 31 de agosto de 1997.

Apesar do pouco tempo, a relação entre os dois parecia estar um tanto quanto séria. Em entrevista ao The Washington Post na época, o joalheiro Alberto Repossi disse que o casal comprou um anel de diamantes em uma loja em Mônaco. Entretanto, não existem evidências que apontem que os dois estavam noivos. 

Vida após a perda

Por conta das circunstâncias que aconteceu o acidente, e de tudo que se repercutiu e teorizou, Mohamed Al-Fayed chegou a alegar que um membro da família real britânica poderia estar envolvido, de alguma forma, nas mortes de Dodi e Diana

Túnel em Paris onde aconteceu o acidente que tirou a vida de Diana / Crédito: Getty Images 

Porém, em 1997, ele aceitou o veredito do inquérito que apontou que os dois foram “mortos ilegalmente pela direção grosseiramente negligente de seu motorista e fotógrafos paparazzi os perseguindo em um túnel rodoviário em Paris”, relatou a Reuters. 

Em 2010, Mohamed Al-Fayed vendeu sua loja de departamentos para uma empresa do Qatar por 2,4 bilhões de dólares. Ele também chegou a ser dono do Fulham FC, time da elite do campeonato inglês. 

Atualmente, aos 93 anos, Mohamed Al-Fayed é dono de um patrimônio líquido de cerca da 1,9 bilhão de dólares, segundo levantamento feito pela Forbes. O que o coloca como o 1511º homem mais rico do mundo atualmente.


Para conferir mais notícias curiosas, não deixe de seguir o site Aventuras na História no Google News. São publicadas diariamente notícias, reportagens e matérias especiais sobre fatos históricos. Clique aqui para seguir agora mesmo!