Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rowan Atkinson

Mr. Bean: O dia em que Rowan Atkinson impediu um acidente de avião — sem saber pilotar

Ator e comediante criador de Mr. Bean, Rowan Atkinson impediu que episódio inusitado vitimasse sua família durante voo pelo Quênia em 2001

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 19/05/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de um episódio de Mr. Bean - Reprodução/Video
Cena de um episódio de Mr. Bean - Reprodução/Video

Criado pelo ator e comediante Rowan Atkinson, Mr. Bean é um daqueles exemplos de que o humor pode ser feito sem dizer muitas palavras. A série, que leva o nome do personagem, teve originalmente 15 episódios, sendo exibida entre 1990 e 1995; alcançando cerca de 19 milhões de espectadores.

Divertido, ingênio e, às vezes, malvado, Bean é descrito por Rowan como um garoto de seis anos que vive no corpo de um adulto; que provoca o riso através de suas soluções originais e excêntricas para resolver problemas, além do seu dom natural para se meter em confusão. 

Como a vez em que ele nocauteou a rainha da Inglaterra com uma testada na hora de cumprimentá-la; ou quando decidiu pintar seu apartamento usando um explosivo. 

Mas você já pensou como seria Bean na hora de pilotar um avião? Pois bem, nem Rowan deve ter imaginado isso, mas o fato é que o comediante passou por tal situação assim na sua vida real e salvou a vida de sua família; entenda!

Cena da série Mr. Bean /Crédito: Divulgação

O piloto Atkinson

Em fevereiro de 2001, conforme recorda o The Telegraph, Rowan Atkinson (então com 46 anos), participava de uma viagem pelo Quênia com sua família: com sua então esposa Sunetra (44) e seus dois filhos, Ben (8) e Lilly (6).

Na ocasião, eles voavam entre Ukunda e a capital Nairóbi, a 5 mil metros acima de uma floresta, quando algo inusitado aconteceu. Pouco antes de completar uma hora de voo, o piloto do pequeno Cessna 202 particular fechou os olhos e se recostou no assento da aeronave. 

Logo, a aeronave começou a balançar e entrou em um mergulho a cerca de 400 quilômetros por hora. Assustados, Atkinson e Sunetra passaram a tentar reanimar o piloto, mas sem resultado. 

Foi então que o ator de Mr. Bean decidiu assumir o controle da aeronave, conseguindo estabilizá-la. Acontece que, segundo a BBC, Rowan jamais havia pilotado um avião, que também não possuía piloto automático. 

Nesse meio tempo, o casal jogava água e dava tapas no rosto do piloto na esperança dele despertá-lo. A iminência da queda se aproximava. Alguns minutos depois, por sorte, o piloto despertou, sem entender o que havia acontecido, e retomou o controle da aeronave. Acredita-se que ele sofreu de desidratação severa

Meia hora depois, o voo posou em segurança na capital do Quênia, no aeroporto Wilson. Rowan reportou o acidente para as autoridades e voltou à Inglaterra em um voo da British Airways.

Sempre muito discreto sobre sua vida particular, ele nunca falou publicamente sobre o assunto, apenas o detalhando para colegas e familiares. Como recorda o UOL, o irmão do ator, Rodney Atkinson, comentou vagamente sobre o episódio, dizendo que também não sabia muito do ocorrido. "Sou sempre o último a saber".