Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / LGBTQIAP+

Muito além de Velma: 5 outros personagens que são LGBTQIAP+

Recentemente, a personagem Velma, de Scooby-Doo, foi confirmada lésbica; confira outros personagens LGBTQIAP+ da cultura pop!

Éric Moreira Publicado em 11/10/2022, às 16h44 - Atualizado às 17h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira símbolo do Orgulho LGBTQIAP+ - Divulgação e Foto por user:theodoranian pelo Wikimedia Commons
Bandeira símbolo do Orgulho LGBTQIAP+ - Divulgação e Foto por user:theodoranian pelo Wikimedia Commons

No passado, era consideravelmente difícil assistir televisão ou consumir livros e quadrinhos que continham, em seu enredo, personagens que falassem abertamente sobre sua sexualidade ou, então, que se assumissem gays.

Porém, com o decorrer das décadas e uma maior normalização da homossexualidade, muitos roteiristas têm finalmente permitido que seus personagens 'saíssem dos armários', e revelassem ao mundo finalmente sua faceta de interesses amorosos.

Por exemplo, recentemente, depois de muitas décadas de existência, finalmente Velma — da turma do Scooby-Doo — foi revelada como lésbica. A notícia surgiu após a divulgação do episódio especial de Halloween, 'Trick or Treat Scooby-Doo!', no qual ela se apaixona pela designer identificada como Coco Diablo, que também usa óculos, um suéter de gola rolê e gosta de animais.

Porém, a confirmação também desagradou muitos grupos mais conservadores e que preferem manter personagens do passado exatamente como eles eram. Visto isso, confira a seguir outros cinco personagens marcantes da cultura pop que são LGBTQIAP+:

1. Dumbledore (Harry Potter)

Alvo Dumbledore, interpretado por Michael Gambon a partir do terceiro filme da saga Harry Potter
Alvo Dumbledore, interpretado por Michael Gambon a partir do terceiro filme da saga Harry Potter / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Provavelmente um dos casos mais famosos de personagens homossexuais em toda a cultura pop mundial é o extremamente poderoso e sábio bruxo, Alvo Dumbledore, do universo literário do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter. Em 2007, a autora dos livros, J. K. Rowlling, confirmou que o diretor da escola de Hogwarts é gay.

Na época — próximo ao lançamento do sétimo livro da saga, 'Harry Potter e as Relíquias da Morte' —, a autora, ao ser questionada sobre o assunto, revelou que Dumbledore era apaixonado por seu adversário, Gellert Grindelwald, que tinha vencido em um confronto no passado do universo — antes mesmo de Harry Potter nascer —, entre bruxos do bem e do mal.

2. LeFou (A Bela e a Fera)

LeFou, interpretado por Josh Gad em 'A Bela e a Fera' (2017)
LeFou, interpretado por Josh Gad em 'A Bela e a Fera' (2017) / Crédito: Reprodução/Walt Disney Studios Motion Pictures

Agora saindo um pouco do universo literário de Harry Potter, e indo para uma das maiores produtoras de personagens clássicos dos desenhos animados, a Disney, a grande companhia também não ficou de fora, e não tem apenas um personagem LGBTQIAP+ em todo o seu multiverso. Porém, hoje vamos destacar um personagem específico e não muito comentado: LeFou.

No remake de 'A Bela e a Fera', lançado em 2017 e estrelado por Emma Watson — justamente quem interpreta a Hermione nos filmes do Harry Potter! —, LeFou, o ajudante do vilão Gaston, é um gay em processo de aceitação, como informado pelo portal Universa, da UOL.

Em entrevista à revista britânica Attitude, Bill Condon, diretor do filme, contou que "ele está confuso sobre o que quer. É alguém que está se dando conta de que tem esses sentimentos. É um momento legal e exclusivamente gay em um filme da Disney".

3. Mulher-Gato (DC Comics)

Mulher-Gato, interpretada por Michelle Pfeiffer em 'Batman: O Retorno' (1992)
Mulher-Gato, interpretada por Michelle Pfeiffer em 'Batman: O Retorno' (1992) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Claro que os quadrinhos de super-heróis também não poderiam ser deixados de lado na lista, visto que eles são, inclusive, uns dos maiores expoentes em revelar personagens como não-heterossexuais — e também os que mais irritam conservadores. Tanto na Marvel quanto na DC podem ser listados inúmeros exemplos, mas para hoje teremos uma das anti-heroínas do herói Batman, a Mulher-Gato.

Em 2015, a roteirista de quadrinhos da DC Comics, Genevieve Valentine, escreveu em seu blog que "isso não é só uma revelação como uma confirmação. Ela sempre foi bissexual, mas só decidimos contar agora". Claro, a personagem já era conhecida por seus affairs com o homem-morcego, mas a notícia apenas aponta que ele não deve ser o único em sua lista.

4. Shun (Cavaleiros do Zodíaco)

Shun, personagem de 'Os Cavaleiros do Zodíaco' (1986)
Shun, personagem de 'Os Cavaleiros do Zodíaco' (1986) / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/Universo CDZ

No mundo dos animes, a representatividade LGBTQIAP+ também não fica de fora, e para exemplificar pode-se considerar um dos desenhos japoneses mais icônicos da infância de muita gente, os Cavaleiros do Zodíaco. No caso, o personagem listado provavelmente não é uma surpresa tão grande para os fãs mais antigos, mas Shun, o Cavaleiro de Andrômeda, também é um personagem LGBTQIAP+ extremamente importante na cultura pop.

Durante uma visita ao Brasil para o lançamento da animação em 3D 'Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário', Yosuke Asama, produtor do filme, respondeu algumas perguntas dos fãs — entre elas, uma levantava a hipótese de Shun ser gay. Asama, por sua vez, respondeu: "Não o fizemos homossexual, mas com sexualidade indefinida. Queremos que a nova geração veja como é aceitar quem é diferente".

5. Ellie (The Last of Us)

Trecho da história de 'The Last of Us 2', game de 2020, com Ellie observando sua namorada, Dina
Trecho da história de 'The Last of Us 2', game de 2020, com Ellie observando sua namorada, Dina / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/Jekavac TV

Na lista já foi possível ver personagens da literatura, tanto tradicional quanto em quadrinhos, animações ocidentais e orientais... E agora, por fim: video-games. Ellie, coadjuvante do primeiro 'The Last of Us' — lançado em 2013, com continuação em 2020 e uma série prevista para 2023 —, ainda era uma criança no primeiro jogo da franquia; porém, no segundo, aos 19 anos de idade, já nos primeiros minutos de gameplay ela pode ser vista beijando sua namorada.

"Ellie é gay. Ela nasceu gay. É quem ela é. Para explorar as nuances dela como adolescente, não faríamos jus à personagem escondendo um lado dela. Nós queremos uma personagem completa", disse Halley Gross, co-roteirista da extensão do primeiro jogo, feita em 2018, 'The Last of Us: Left Behind'. Foi nela que a confirmação de que Ellie é lésbica surgiu, quando ela aparece beijando a amiga Riley em um flashback.