Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Não será rainha: Entenda qual será o título de Kate Middleton caso William venha se tornar rei

Atualmente, o marido da duquesa de Cambridge é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico

Penélope Coelho Publicado em 05/05/2021, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William e Kate, em 2018 - Getty Images
William e Kate, em 2018 - Getty Images

Em 29 de abril de 2011, o mundo parou para assistir um dos casamentos reais mais esperados da década, trata-se da união entre o príncipe William e da estudante de história da arte Kate Middleton.

O casal se conheceu na faculdade quando moraram juntos em uma casa universitária. Eles engataram um relacionamento em 2003, até oficializarem a união e ganharem o título de duque e a duquesa de Cambridge.

A relação rendeu belos frutos, os três filhos do casal: príncipe George, de 7 anos e terceiro na linha de sucessão; princesa Charlotte, de 6 anos; e o pequeno príncipe Louis, de 3 anos de idade.

Príncipe William, Kate Middleton e seus três filhos: George, Charlotte e Louis / Crédito: Divulgação/Kensington Palace

Planos para o futuro 

Atualmente, William é o segundo na linha de sucessão ao trono britânico, atrás somente de seu pai, príncipe Charles. De acordo com uma reportagem publicada pela revista Monet em abril de 2021, quando Charles se tornar monarca, William e Katedevem novos títulos.

De acordo com o jornal Daily Star, quando o pai de William subir ao trono, o duque irá assumir o atual título de seu progenitor e passará a ser chamado de Príncipe de Gales, com Kate tornando-se Princesa de Gales, antigo título de sua sogra, Lady Di.

Entretanto, um dia, ao que tudo indica, William irá se tornar rei, mas, nesse caso qual seria o título de sua esposa?

Título simbólico 

Segundo revelado em uma reportagem do portal VIX, quando William for rei, Kate receberá o título de rainha consorte.

Mas por que não apenas 'rainha'?

Na realeza, o título de consorte real se refere ao cônjuge do monarca, o vocábulo foi criado para diferenciar um membro de linhagem real — como é o caso de Elizabeth II — de uma pessoa que recebe o título por se casar com um rei, como Kate.

De acordo com as regras, na família real britânica, só os homens podem conceder o título de rainha consorte para suas esposas e a coroação é feita em uma cerimônia menor.

Nos casos dos homens que se casam com rainhas — como príncipe Philip, que faleceu no mês passado, aos 99 anos — o título concedido não pode ser de rei. A regra surgiu  durante o reinado da rainha Anne (1702 - 1707) já que um homem intitulado rei teria poder superior à rainha. Como divulgou uma reportagem da CNN.

Fotografia do príncipe William e Kate Middleton, tirada no ano de 2014 / Crédito: Getty Images 

Vale ressaltar, que o título consorte tem um papel mais simbólico do que ativo dentro da monarquia. Mesmo que futuramente Kate seja chamada de rainha consorte — como é esperado — ela não desempenhará as mesmas funções que seu marido como rei.

Ou seja, Middleton não irá influenciar nas decisões políticas e militares da realeza, mas, poderá acompanhar William em eventos oficiais desempenhando uma função diplomática.  

A atual popularidade de Kate indica que ela será uma rainha consorte muito querida pelo povo britânico. Em uma pesquisa publicada em abril deste ano pelo jornal Daily Mail, foi revelado que em 2021, a duquesa de Cambridge tem 78% de aprovação da população do Reino Unido.


+Saiba mais sobre a Família Real Britânica em grandes obras disponíveis na Amazon:

William e Kate. Uma História de Amor Real, de James Clench (2011) https://amzn.to/3tlrp1c

William and Kate: The Fairytale Story The Future King and Queen of England, de Jessica Jayn (2012) - https://amzn.to/3b5FRDZ

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W