Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Egito Antigo

Conheça Nefertiti, a sacerdotisa que foi adorada como deusa

A vida e a morte da rainha que liderou o maior império do século 14 a.C.

Cláudia de Castro Lima Publicado em 09/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images - Reprodução da rainha feita a partir da descoberta de seu busto
Getty Images - Reprodução da rainha feita a partir da descoberta de seu busto

Em 6 de dezembro de 1912, uma equipe arqueológica da Sociedade Oriental Alemã encontrou o famoso busto da rainha Nefertiti, localizado na oficina do escultor Tutmés, na cidade de Amarna, Egito. O busto de 50 centímetros de altura é considerado uma obra inacabada — a prova está no olho esquerdo da escultura, que não tem a córnea incrustada. A peça, uma das mais copiadas do Egito Antigo, faz parte da coleção do Neues Museum de Berlim.

Poucas vezes na história da humanidade a pessoa mais poderosa do mundo foi uma mulher. No Egito, no entanto, uma bela rainha liderou o maior império do século 14 a.C..

Era uma época de prosperidade e riqueza, graças às relações comerciais com os vizinhos da Mesopotâmia e da Ásia Menor. Era também um tempo de paz, quando a diplomacia egípcia evoluiu a ponto de surgirem inacreditáveis alianças com povos que antes só queriam saber de guerra, como o reino Mitani.

Mas por trás de toda essa calmaria uma tempestade estava se formando.

Aos 16 anos de idade, Amenhotep IV assumiu a co-regência ao lado do pai, Amenhotep III, que já estava no 28º ano de reinado. Em 1352 a.C., com a morte do velho, o rapaz herdou o poder sozinho. Quatro anos depois, sem maiores explicações, o novo faraó pirou. Mandou substituir o culto ao deus Amon-Rá, o mais importante da época, pela adoração ao deus sol Aton, representado pelo círculo solar. Trocou seu nome para Akhenaton (que significa a glória de Aton) e espalhou que ele era o enviado do novo deus à Terra.

Estátua de Akhenaton / Crédito: Getty Images

Ordenou a construção da cidade sagrada de Akhetaton (conhecida hoje como Tell El-Amarna). E para lá transferiu a capital do Egito, para desespero dos sacerdotes e desentendimento geral da nação. Ao anunciar todo esse pacote de mudanças, avisou: "Ninguém, nem mesmo minha esposa, me fará mudar de ideia".

A rainha 

A influente esposa citada nos discursos do faraó — fato raríssimo para a época e que mostra a importância da rainha — era Nefertiti. Não se sabe exatamente quando nem onde Nefertiti nasceu.

Nefertiti (que significa é chegada a bela) só passou a existir oficialmente após seu casamento com Amenhotep IV. Ela tinha 14 anos. Foi quando começou a aparecer nas inscrições em estelas e talatats, pequenos blocos de pedra na base das construções egípcias. São comuns estelas nas quais Nefertiti aparece ao lado do marido com suas filhas (eram seis ao todo). Cenas inéditas de carinho e intimidade familiar são mostradas.

O jovem faraó tinha duas esposas, mas a principal, a que possuía o título de Grande Esposa Real, era Nefertiti. Ao longo do tempo, sua influência só foi aumentando. "Na implementação da nova religião, Nefertiti teve um papel fundamental", diz a historiadora Anna Cristina Ferreira de Souza, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Detalhe do busto da rainha / Crédito: Creative Commons

Esse crescimento pode ser visto nas imagens da rainha gravadas nas paredes dos templos em Amarna. No começo, Nefertiti aparece bem menor que Akhenaton. Com o passar dos anos, ela vai ficando cada vez maior, até alcançar o tamanho do marido — uma indicação de que seu status também foi aumentando.

Crescimento atípico

O crescimento da rainha é normalmente associado ao seu papel na nova religião criada pelo marido. Pela primeira vez, o deus egípcio era único. Até então, a religião do Egito era baseada no culto a diversos deuses, cujos representantes na Terra eram os próprios faraós. A origem da crença remonta à Pré-História, quando grupos locais adoravam deuses e animais. Vários deuses eram cultuados, mas um de cada vez — o que era conhecido como monolatria.

Amenhotep IV e Nefertiti com os filhos / Crédito: Wikimedia Commons 
Amenhotep IV e Nefertiti com os filhos / Crédito: Wikimedia Commons 

Quando ainda se chamava Amenhontep IV, o faraó já dava indícios de sua nova fé: começou a levantar templos para Aton na cidade de Karnak, lugar de adoração de Amon-Rá. Até que oficializou o culto ao disco solar e ordenou o abandono do antigo deus.

No quinto ano de seu reinado, começou a construção da nova capital, Akhetaton, que ficou pronta três anos depois. A relação com os outros deuses, a partir de então, estava rompida. Seria como se alguém hoje proibisse os católicos de adorar seus santos.

"Nefertiti contava com grande empatia e carisma entre a população, dando alguma popularidade ao culto de Aton, combatido pelos poderosos sacerdotes egípcios, que preferiam os deuses tradicionais", afirma a historiadora Deborah Vess, da Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos. "Sua beleza, combinada com o poder que ela adquiriu, tornou-a uma das mulheres mais importantes da história", diz. As outras rainhas foram simplesmente rainhas. Nefertiti não: ela virou uma deusa encarnada.

Perseguição religiosa

Akhenaton promoveu a si mesmo e sua esposa à posição de deuses vivos. No início, o deus-sol Aton era representado com corpo humano e cabeça de falcão. Com o passar do tempo, essa representação foi substituída por imagens da família real, que estava sempre recebendo sagradas emanações do disco solar.

"Houve uma simplificação na hierarquia dos deuses do Egito: só subsistiram as figuras de Aton e do rei, que era o único meio de acesso à esfera divina", afirma Anna Cristina. "Os cultos passaram a ser direcionados à família real, pois só ela conhecia e podia cultuar o deus." Nessa nova liturgia, Nefertiti encarnava todas as divindades femininas que os egípcios estavam acostumados a cultuar.

Tudo isso, porém, teve também uma motivação política. O poder do Egito, um reino em que religião e política se misturavam, antes era concentrado nas mãos dos sacerdotes de Amon. Na nova religião, passou a ser exclusivo do casal real. Desde o início, as mudanças atraíram a oposição dos poderosos sacerdotes.

"Quem foi esperto e mudou de religião teve seu emprego garantido”, diz o egiptólogo Antônio Brancaglion Júnior, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Quem não o fez acabou perseguido, preso e banido."

A insatisfação chegou à nobreza, incomodada pela extrema concentração de poder do faraó e de sua família, e finalmente ao povo, afetado pela construção da nova cidade — o que levou ao aumento de impostos e inflacionou os preços.

Além disso, o faraó não tinha a menor vocação para a guerra ou a política. Durante seu reinado, o Egito perdeu seus territórios na Ásia para os hititas, o que diminuiu a coleta de ouro e de impostos. Diante das críticas, Akhenaton reagiu com mais perseguição religiosa e enviou mensageiros a Tebas e Mênfis para destruir qualquer menção a outros deuses.

Viúva e poderosa

Esse era o clima em 1336 a.C., quando Akhenaton morreu, provavelmente de causas naturais, aos 34 anos — a média de vida dos egípcios, mesmo entre a elite, era de apenas 35 anos. Nessa época, as imagens de Nefertiti mostram-na usando paramentos típicos de faraó, como coroa e bastões.

Para a maioria dos especialistas, o fato sugere que ela teria assumido o trono do Egito — primeiro ao lado do marido e, depois da morte de Akhenaton, como sua sucessora. "Embora o assunto permaneça controverso, atualmente a opinião de que ela tenha governado como rainha única é cada vez mais aceita", diz Brancaglion.

Gravações em pedra encontradas em escavações no século 19 em Amarna mostram que, após a morte de Akhenaton, o Egito foi governado por um (ou uma) faraó de nome Nefernefruaton — que seria, na verdade, Nefertiti.

Para Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades Egípcias, não restam dúvidas sobre o poder acumulado por Nefertiti após a morte do marido. "As imagens de Amarna mostram a rainha sozinha, liderando procissões religiosas e até à frente de exércitos, posições reservadas exclusivamente aos faraós", diz Zahi.

Críticos dessa tese chamam a atenção para o fato de que o sucessor de Akhenaton revogou quase tudo que o faraó fez durante seu reinado — o culto a Aton foi extinto e os antigos deuses foram retomados menos de cinco anos após sua morte. Por que Nefertiti abandonaria a religião do marido?

Anna Cristina tem algumas hipóteses. "Akhenaton deixou o Egito em crise. Após sua morte, vários setores da sociedade se revoltaram contra o trono. O retorno ao culto a Amon-Rá deve ter sido uma forma que a nova faraó encontrou para contar com o apoio do maior número possível de pessoas e pacificar o país", diz.

Isso justificaria o fato de Nefertiti ter trocado seu nome e tentado romper os vínculos com o antigo regime. "Foi uma decisão importante, tomada por uma mulher que tinha exata noção de seu papel na política do Estado." Brancaglion concorda que a motivação de Nefertiti deve ter sido política. "Ela provavelmente percebeu que a nova religião estava levando o Egito ao colapso", afirma.

Apesar disso, Nefertiti não conseguiu deter a crise religiosa e social que levou o Egito a um período de instabilidade política. Depois de apenas três anos de poder, ela teria morrido em situação nunca esclarecida. O Egito passou a ser governado pelo jovem Tutancâmon, que assumiu com cerca de 9 anos e morreu aos 19 anos.


+Saiba mais sobre Nefertiti e Egito Antigo através dos livros abaixo

Nefertiti, Anna Cristina Ferreira de Souza (2012)

link - https://amzn.to/34wpJGf

Nefertiti, Michelle Moran (2009)

link - https://amzn.to/2XXbbgy

História do Egito Antigo, Nicolas Grimal (2012)

link - https://amzn.to/33tNZHV

Antigo Egito, Glen Johnstone (2007)

link - https://amzn.to/2qLewDo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.