Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Nem a 'A Lagoa Azul' e muito menos 'Elvira': Qual é o filme com mais exibições na 'Sessão da Tarde'?

O bloco vespertino da TV Globo está há 46 anos no ar ininterruptamente, transmitindo clássicos do cinema mundial

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/10/2021, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblema do programa - Divulgação / YouTube / TV Globo
Emblema do programa - Divulgação / YouTube / TV Globo

Ao longo dos últimos 46 anos, a TV Globo reserva sua programação da tarde para exibir filmes leves na chamada "Sessão da Tarde"; no ar desde 1975, é destinada para o público geral, com obras de classificação livre e enredos simples, marcando a relação dos brasileiros com o cinema.

A programação não costuma exibir lançamentos recentes de obras — que por sua vez, costumam ocupar as sessões em horários nobres e ocasiões de feriado —, mas é uma ferramenta para aproveitar o longo acervo audiovisual da emissora carioca com filmes clássicos licenciados com as principais distribuidoras do mundo.

Com isso, alguns filmes internacionais recebem culturalmente o título honorário de “clássicos da Sessão da Tarde” por telespectadores que acompanharam ao longo de anos alguns dos filmes mais notáveis da atração.

Contudo, algumas obras em específico chamam atenção pelo número de reprises que teve, levantando a dúvida: qual foi o filme mais vezes exibido no programa?

Cenas de "A Lagoa Azul" e "Elvira, Rainha das Trevas" em montagem / Crédito: Divulgação / Columbia Pictures / NBC Productions

Consenso errado

Em 21 de fevereiro de 2018, a página oficial da Globo no Twitter decidiu indagar os seguidores para descobrir qual teria sido o filme mais reprisado da Sessão da Tarde. Com auxílio da digitalização das programações, o arquivo da emissora consegue estimar as transmissões — mas antes, jogou para os internautas.

As duas maiores apostas registradas nas mensagens pela rede social apontavam clichês sobre os clássicos; os filmes "A Lagoa Azul", drama comportamental de jovens náufragos, protagonizado por Brooke Shields e Christopher Atkins em 1980, e “Elvira, a Rainha das Trevas”, comédia trash de bruxaria lançada em 1988 com Cassandra Peterson.

Apesar da relevância, a Globo revelou em 2018 que, apesar de serem exibidas desde a década de 1980, quando lançados, os tais filmes não foram os mais reprisados no bloco vespertino, surpreendendo os internautas com a revelação da estimativa.

O mais exibido

De acordo com a emissora, o filme mais vezes transmitido pela “Sessão da Tarde” foi o clássico “Ghost - Do Outro Lado da Vida”, lançado em 1990 e protagonizado por Patrick Swayze e Demi Moore, que conta a história de um romance no pós-vida do protagonista.

De acordo com a emissora carioca, até 2018, a obra foi reprisada 25 vezes no horário desde 1993, sendo classificado como o filme que mais passou na "Sessão da Tarde".

Em âmbito de esclarecimento, a Globo ainda tirou a dúvida de internautas, explicando que "A Lagoa Azul" também faz parte do grupo mais exibido, com 20 transmissões desde 1987.

Perfil da emissora revela recordistas de exibições / Crédito: Divulgação / Twitter / Rede Globo

+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W