Matérias » Personagem

Neste dia, em 1973, morria o eterno Pablo Picasso

Nascido em 1881, o pintor fundador do cubismo foi um dos maiores nomes da arte mundial

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 08/04/2021, às 10h51

O pintor morreu no ano de 1973
O pintor morreu no ano de 1973 - Divulgação

Há 48 anos morria um dos maiores pintores de todos os tempos e principal representante do Cubismo, Pablo Picasso. Nascido em Málaga, em Andaluzia no ano de 1881, era filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco, que também era pintor e exerceu grande influência sobre o filho.

Desde a infância, o pequeno Pablo já demonstrava suas habilidades com a arte. Quando criança, costumava representar cenas de touradas em seus desenhos, sendo que o primeiro de seus quadros, chamado O Toureiro, foi pintado quando ele tinha apenas 8 anos.

Início da carreira

Segundo o Escritório de Arte, a primeira exposição artística de Picasso se deu no ano de 1900, no café Els Quatre Gats, um local frequentado por grandes pintores modernistas. A essa altura, o jovem Picasso já estudava arte na capital espanhola Madrid.

O pintor Picasso - Crédito: Getty Images

 

Na mesma época, o artista visitou Paris pela primeira vez, cidade que era considerada o grande centro de arte da Europa. Foi lá que ele conheceu o poeta e jornalista Max Jacob, quem o auxiliou com a língua local.

Porém, além de ser o grande sonho dos artistas, a cidade também representou um período muito difícil na cida do Picasso, que vivenciou dias de muita pobreza. Como o local era muito frio no inverno, vários de seus desenhos tiveram de ser utilizados como combustível para que pudesse se aquecer.

O artista se torna conhecido

Junto ao amigo Soler, funda em 1901 a revista Arte Joven, em Madri. No mesmo ano, o pintor iniciou a primeira fase reconhecida de sua carreira, chamada azul. Nessa época, que durou até 1905, seus quadros costumavam representar a solidão, a morte e a profunda tristeza.

Pablo Picasso - Crédito: Getty Images

 

Contudo, após conhecer Fernande Olivier, teve início a fase rosa de sua carreira. Foi então que suas obras passaram a apresentar tons de rosa e vermelho, com a representação de muitos dançarinos, artistas de circo. Esta fase, mais otimista, durou um breve período, encerrando-se com o surgimento de novas ideias.

Alguns anos depois, ele seria um dos pioneiros do Cubismo, um dos mais importantes movimentos artísticos.

Pablo Picasso se casou com a bailarina Olga Koklova em 12 de julho de 1918, quando o pintor já era um profissional reconhecido. Após sua esposa engravidar, ele iniciou uma série de pinturas de mulheres com seus filhos.

Guernica, mais famoso quadro de Picasso - Crédito: Wikimedia Commons

 

Obra mais importante

Décadas mais tarde, durante a Guerra Civil Espanhola, realizou seu mais famoso quadro, Guernica. Pouco depois, com o início da 2ª Guerra Mundial, o pintor passou a se dedicar a outras formas de arte, como a escultura, a gravação e também a cerâmica.

Na mesma época, em 1943, Picasso conheceu a pintora Françoise Gilot, amante com quem teve dois filhos, Claude e Paloma, num relacionamento que fora eternizado em sua saga.

No ano de 1968, o pintor produziu 347 gravuras com os temas que costumava trabalhar quando era jovem, tais como o circo, as touradas e o erotismo. Porém, alguns anos depois, teve de parar com seu trabalho em razão de uma operação da próstata e da vesícula.

Além disso, Picasso já apresentava problemas de visão. Ele morreu pouco depois, no dia 8 de abril de 1973 em Mougins, na França, após um ataque cardíaco.


+Saiba mais sobre Pablo Picasso por meio das obras disponíveis na Amazon:

Picasso: Uma Introdução à Vida e Obra de Pablo Picasso, por Antony Mason e Helena Gomes Klimes (1998) - https://amzn.to/2UPMxyu

Picasso, por Gilles Plazy e Paulo Neves (2007) - https://amzn.to/3aRx46I

Pablo Picasso, por Mike Venezia (2015) - https://amzn.to/3aUWTCG

Pablo Picasso, José Maria F. Garcia Bermejo (1997) - https://amzn.to/2XhVCl9

Picasso: A Biography (English Edition) eBook Kindle, por Patrick O'Brian - https://amzn.to/3b5aWG9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W