Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

New York Cosmos: Como foi o último jogo de Pelé?

Em 1974, Pelé anunciou sua aposentadoria. No entanto, no ano seguinte, o rei do futebol voltou aos gramados para defender o time americano do New York Cosmos — seu adeus, de fato, só aconteceu em 1º de outubro de 1977

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 21/10/2020, às 12h16 - Atualizado em 29/12/2022, às 16h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé em seu último jogo da carreira - Divulgação/ Instagram/ Pelé
Pelé em seu último jogo da carreira - Divulgação/ Instagram/ Pelé

Três Copas do Mundo, duas Copas Roca, duas Taças Libertadores da América, cinco Taças Brasil e uma Taça Roberto Gomes Pedrosa — ambos, mais tarde, viriam a ser unificados como campeonatos brasileiros. Essas são só alguns dos títulos de Pelé, que faleceu durante a tarde desta quinta-feira, 29.

Seu currículo é extenso, afinal, não é pra menos,Peléfoi não só o maior artilheiro da Seleção Brasileira, como o responsável por conquistar 40% dos títulos do Santos em toda a história. Isso sem falar dos mais de mil gols que marcou em sua carreira. 

Dentro das quatro linhas Peléera imparável, um gênio. Sua carreira começou ainda jovem, quando chegou ao Santos com 15 anos. Mas nem toda magia que findava em campo poderia fazê-lo ser eterno. Quer dizer, apesar de todo seu legado ficar para sempre na história do futebol, chegou uma hora que o corpo já não obedecia mais a mente. Era a hora de se aposentar. 

Pelé chorando em seul último jogo na carreira / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Pelé

Um de seus últimos grandes momentos havia sido a pouco, com o tri campeonato mundial em 1970, no México. Desde lá, sua relação com a canarinho durou pouco mais de um ano.  

O fim da carreira e o New York Cosmos 

A separação definitiva com a amarelinha aconteceu em 18 de julho de 1971, em uma vitória contra a Iugoslávia, no Rio de Janeiro. Naquele momento, Pelé havia disputado 92 jogos (67 vitórias, 14 empates e apenas 11 derrotas — sendo que nenhuma delas aconteceu enquanto a dobradinha Pelé-Garrincha esteve em campo). Ao todo, o camisa 10 marcou 77 gols pela seleção, recorde que jamais foi superado. 

Pelo Santos a vida útil do craque durou um pouco mais. Mas, após a temporada de 1974, sua 19ª com a camisa alvinegra, o Rei decidiu pendurar as chuteiras. Bom, pelo menos é isso que muitos pensavam. Porém, pouco depois, ele ressurgiu ao futebol ao acertar com o New York Cosmos, onde atuou entre 1975 e 1977. 

Sua última partida, de fato, ocorreu em 1º de outubro de 1977, quando participou de um amistoso entre o Cosmos e o Santos. Sob os olhares de mais de 75 mil espectadores, entre eles o filho do presidente Jimmy Carter, Jeff Carter, e o campeão mundial de boxe Muhammad Ali, Pelé desfilou seu futebol no primeiro tempo usando as cores do time de Nova Iorque, marcando um gol. Na volta do intervalo, como gesto de gratidão, usou o manto do Santos naqueles que seriam seus últimos 45 minutos em campo. 

Pelé cumprimentando Muhammad Ali em seu último jogo / Crédito: Divulgação/ Instagram/ Pelé

O time americano venceu por 2x1, mas no final nada disso importou. A última memória de Pelé, em campo, foi marcada por uma volta olímpica no gramado segurando uma bandeira do Brasil e outra dos Estados Unidos nas mãos. Ali se despedia Edson Arantes do Nascimento, o maior jogador da história do futebol.


+ Saiba mais sobre Pelé através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pelé. A Importância do Futebol, de Edson Arantes do Nascimento (2014) - https://amzn.to/34em6r3

Pelé. A Autobiografia, de Pelé (2006) - https://amzn.to/2IKLgoS

Why Soccer Matters: A Look at More Than Sixty Years of International Soccer, de Pelé e Brian Winter (2014) - https://amzn.to/3jcYAyP

Pelé, a Minha Vida, de Pelé (2006) - https://amzn.to/37n48EM

Por amor ao futebol!, de Pelé e Frank Morrison (2010) - https://amzn.to/34cyh7O

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W