Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Nileen Namita, a mulher que fez mais de 50 cirurgias para se parecer com Nefertiti

A britânica de 59 anos afirma ter recebido um chamado de Deus pela reencarnação — e acabou gastando mais de R$ 1 milhão para se adaptar

Wallacy Ferrari Publicado em 01/10/2020, às 10h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Busto da faraó ao lado de Nileen - Wikimedia Commons (esq.) - Divulgação/Twitter/QueenNefertiti4/23.11.2011 (dir.)
Busto da faraó ao lado de Nileen - Wikimedia Commons (esq.) - Divulgação/Twitter/QueenNefertiti4/23.11.2011 (dir.)

Esposa do faraó Akhenaton e conhecida como uma das figuras mais icônicas da Antiguidade, a rainha Nefertiti não apenas foi um símbolo do Egito para o mundo faraônico pela sua liderança após se tornar viúva, como é, até os dias atuais um símbolo de beleza.

O registro palpável de suas características foi localizado durante uma expedição europeia ao Oriente Médio, em 1912; um sítio em Tell el-Amarna revelou o busto da egípcia em um excelente estado de preservação, datado de cerca de 1345 a.C. e produzido por um escultor com o nome Tutmés.

A projeção obtida após ser deslocada para a Alemanha para exposições resultou em uma influência relativa à sua figura que movimentou milhares de turistas e moradores para ter a oportunidade de observar a bonita rainha de traços finos.

Uma delas foi Nileen Namita, uma inglesa que, não somente se impressionou com a figura, mas acredita ter algo muito além da admiração.

Nileen antes de sua primeira cirurgia plástica / Crédito: Divulgação

Reencarnação do ícone

Relatado pela moça em diversas entrevistas, uma regressão espiritual aos 23 anos de idade revelou uma das dúvidas da garota em relação ao seu passado. Após anos relatando sonhos nostálgicos, a experiência revelou que ela poderia ser a lendária rainha egípcia em uma suposta vida passada, iniciando um caminho de aproximação da figura.

Além das visitas ao busto, Nileen decidiu que, para respeitar o seu interesse na beleza anterior, tentaria reproduzir o rosto de sua vida passada por intervenções cirúrgicas, realizando mais de 50 cirurgias nos 25 anos seguintes — oito cirurgias de nariz, três implantes de queixo, uma elevação de sobrancelha, três facelifts, seis mini facelifts, duas cirurgias labiais, cinco cirurgias oculares e 20 pequenos ajustes.

Após décadas de alterações, a inglesa afirmou ao Daily Mail ter alcançado a "forma antiga" em 2009, aos 49 anos de idade, totalizando mais de £ 200 mil (cerca de R$ 1,3 milhão na cotação atual) em gastos: “Agora, quando eu saio, eu ganho a atenção de homens muito mais jovens do que eu”, afirmou na entrevista ao jornal britânico.

Montagem presenta na capa de seu livro com seu rosto e o busto de Nefertiti unidos / Crédito: Divulgação/Amazon

Contestada por todos os lados

Apesar da satisfação pessoal, alguns historiadores relataram que as feições do busto poderiam ser representações melhoradas dos padrões de beleza da época de Nefertiti e que, não necessariamente, a rainha se parecesse com a meta de Nileen.

“Tenho certeza de que algumas pessoas vão desaprovar que eu faça tantas operações, mas acredito que minha aparência é eterna e atemporal”, disse ao ser contestada pelo jornal.

A exposição também possibilitou Nileen a lançar um livro, chamado ‘The Return of Nefertite’, em 2010, misturando ficção com passagens de sua vida — desde os episódios de regressões e déjà vus até a como pôde prosseguir os anseios de sua antepassada na sociedade moderna. A tentativa, no entanto, foi um fracasso de críticas, satirizada pela classe de historiadores por relatos que não possuem validade histórica.

Em 2011, ela foi alvo de mais uma polêmica em relação a sua imagem; mãe de três filhos, Nileen desmatriculou a filha mais velha, Rachel, do colégio para financiar sua primeira cirurgia plástica, aos 16 anos de idade.

Para piorar, a solicitação era contra a vontade da jovem e rendeu o acompanhamento do conselho tutelar regional para a família até a conclusão da maioridade de Rachel.


+Saiba mais sobre Nefertiti e Egito Antigo através de grandes obras na Amazon

The Return of Nefertiti, por Nileen Namita (2010) - https://amzn.to/2ScDa9U

Nefertiti, por Anna Cristina Ferreira de Souza (2012) - https://amzn.to/34wpJGf

Nefertiti, por Michelle Moran (2009) - https://amzn.to/2XXbbgy

História do Egito Antigo, por Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/33tNZHV

Antigo Egito, por Glen Johnstone (2007) - https://amzn.to/2qLewDo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W