Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

No dia Mundial da Dança, entenda a origem do Moonwalk de Michael Jackson

Em meio à ilusão e antigravidade, o artista eternizou o movimento deslizante como um dos maiores passos de dança de todos os tempos

Isabela Barreiros, sob supervisão de Alana Sousa Publicado em 29/04/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Michael Jackson em sua primeira performance do moonwalk, em 1983 - Divulgação/Youtube
Michael Jackson em sua primeira performance do moonwalk, em 1983 - Divulgação/Youtube

O movimento deslizante de andar para trás enquanto parece estar indo para frente é um passe de mágica feito com perfeição por apenas alguns dançarinos. Michael Jackson entrou para a história por muitas coisas — inclusive por ter conseguido colocar o passo em prática com precisão. 

Embora o moonwalk tenha ficado mundialmente conhecido pelas performances inebriantes do artista, não foi ele quem, de fato, criou o movimento. Na verdade, o passo pode ser definido como "o produto de mais de 70 anos de evolução da dança", segundo a escritora Shanna Freeman.

Nas ruas dos Estados Unidos, crianças negras dançavam estilos diferentes de tudo que geralmente era visto na televisão. Ao longo da história, esses movimentos foram incorporados em estilos de dança que começaram a ter nomes: o popping, locking, boogaloo e muitos outros. 

“O moonwalk veio dessas lindas crianças negras que vivem nos guetos das cidades do interior, que são brilhantes. Eles simplesmente têm aquele talento natural para dançar qualquer uma das danças novas e quentes. Eles inventaram com essas danças. Tudo o que fiz foi melhorar a dança”, disse Michael, segundo o site oficial do artista. 

Ainda assim, antes de todo esse desenvolvimento, o ato de deslizar no chão causando uma ilusão de ótica foi visto pela primeira vez provavelmente em 1955. Como relatou o Yahoo!, o dançarino Bill Bailey performou algo muito parecido com o famoso passo no Apollo Theater em Nova York.

Michael Jackson não inventou o moonwalk sozinho. Ele incorporou, treinou e eternizou a curta coreografia ao se tornar um dos maiores artistas de todos os tempos. Essa também não foi uma tarefa solitária, ainda que essa parte possa ter ficado escondida na história. Para performar com perfeição, Michaelteve que aprender com outros dançarinos.

Professores de Jackson

A primeira vez que Michael Jackson apresentou o moonwalk ao público foi no dia 25 de março de 1983, quando fez uma performance especial com os irmãos no programa "Motown 21: yesterday, today, forever". Foi uma decisão tomada após muita prática e ensinamentos. 

Na autobiografia Moonwalk (1988), ele escreveu: "Eu vinha praticando o Moonwalk há algum tempo e me ocorreu em nossa cozinha [na noite anterior à gravação] que eu finalmente faria o Moonwalk em público na Motown 25. Agora o Moonwalk já estava na rua a essa altura, mas eu o aprimorei um pouco quando o fiz. Nasceu como um passo de breakdance, um tipo de coisa 'popping' que as crianças negras criaram dançando nas esquinas do gueto. Então eu disse, 'Esta é a minha chance de fazer isso', e eu fiz. Essas três crianças me ensinaram. Eles me deram o básico — e eu fazia muito isso em particular. Eu tinha praticado junto com outras etapas. Tudo que eu tinha certeza era que na ponte para 'Billie Jean' eu andaria para trás e para frente ao mesmo tempo, como andar na lua. "

Três dançarinos ensinaram a Michael os preceitos do passo que viria a se tornar o moonwalk. Jeffrey Daniel, Geron "Casper" Candidate e Derek "Cooly" Jackson provavelmente mostraram ao artista como se fazia o “backslide”, um movimento muito similar, que foi lapidado pelo artista.

"Michael o chamou de moonwalk", disse Daniel em uma entrevista, repercutida pelo Yahoo!, mas "na verdade, o moonwalk é outra dança”. Embora, hoje, não seja mais.

"O moonwalk é na verdade uma dança que fazemos que faz com que pareça que você está na lua e tem menos gravidade do que na Terra. Michael de alguma forma chamou o backslide de moonwalk. E comercialmente, eu acho, talvez, funcionou”, explicou com o eufemismo.

Para Derek ‘Cooly’, porém "o moonwalk foi criado a partir de Michael Jackson". "Esse foi um movimento de dança totalmente diferente. “O backslide — você desliza para trás e [você] faz parecer que está andando para frente. Portanto, é uma ilusão. O moonwalk é um movimento circular, como se você estivesse flutuando no ar, e você continua em um círculo”, explicou à ABC News.

Ele também explica que 'Smooth Criminal' guarda o “moonwalk de verdade": "Não é dito ou cunhado como 'moonwalk', mas fazemos a inclinação para o chão, voltamos para cima e entramos em um círculo e esse é o moonwalk."

Para contar a história do moonwalk, são necessários inúmeros pontos de vista que, muitas vezes, não coincidem. Criação humana, o passo de dança foi incorporado, modificado, recriado e eternizado por Michael Jackson. Em toda construção de mito, existem discordâncias — e isso não seria diferente com o legado do moonwalk.


+Saiba mais sobre Michael Jackson em grandes obras disponíveis na Amazon:

Intocável: A estranha vida e a trágica morte de Michael Jackson, por Randall Sullivan (2013) - https://amzn.to/2SaoTKz

Michael Jackson, por J. Randy Tamborelli (2012) - https://amzn.to/3aZRZom

Michael Jackson, o rei do pop, por Chris Roberts (2010) - https://amzn.to/2vxg9G

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W