Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Em 2010, Sandra Bullock recebeu prêmio de melhor e pior atriz

Ao mesmo tempo, Bullock seria aclamada com o Oscar de Melhor Atriz; entenda!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/04/2021, às 00h00 - Atualizado em 12/03/2023, às 12h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Bullock no Oscar 2010 - Getty Images
Fotografia de Bullock no Oscar 2010 - Getty Images

O satírico Framboesa de Ouro é um prêmio satírico considerado o oposto do Oscar, ocorrendo um dia antes dele e elegendo os piores atores, filmes e diretores do ano. 

Embora vencer em alguma das categorias da premiação possa parecer um pesadelo para os artistas da indústria cinematográfica, já houve alguns nomeados do Framboesa que de fato se dignaram a comparecer ao evento para receber a fruta dourada. 

Entre esses, esteve a icônica Sandra Bullock, que apesar de possuir uma extensa carreira em Hollywood já em 2010, sendo assim uma atriz experiente, não foi capaz de se livrar da premiação. 

Inclusive, de forma irônica, ela ganhou o Framboesa de “Pior Atriz” e o Oscar de “Melhor Atriz” no mesmo ano. As nomeações foram por conta de suas performances na comédia “Maluca Paixão” e no filme dramático “Um sonho possível”, respectivamente. 

Resposta elegante  

Bullock, então aos 45 anos, não apenas foi ao Teatro Barnsdall de Los Angeles, onde estava sendo feita a cerimônia irreverente, como também levou cópias do DVD de “Maluca Paixão” para distribuir aos convidados. O caso foi repercutido pela AFP na época. 

“Voltarei no ano que vem se prometerem que verão o filme e vou perguntar a vocês se foi realmente a pior atuação do ano", declarou a atriz em seu discurso, revelando ainda que saíra de um jantar de caridade organizado por Jeffrey Katzenberg  — um influente produtor da indústria cinematográfica estadunidense  — para garantir sua presença ali. 

“Agora tenho que voltar, já que, como sabem, trata-se de Katzenberg, e isso pode impedir que eu volte a trabalhar”, concluiu ela em tom bem-humorado. 

Além da nomeação como Pior Atriz, Sandra também ganhou em “Pior Casal do Ano” juntamente a Bradley Cooper, que foi com quem contracenou no filme Maluca Paixão. Essa categoria, em particular, não possui um paralelo positivo no Oscar. 

Imagem de divulgação do filme "Maluca Paixão" / Crédito: Divulgação 

Apesar dos organizadores do Framboesa de Ouro não terem aprovado a química dos dois atores durante as filmagens, todavia, Cooper não foi nomeado no Pior Ator, que ficou com o trio dos Jonas Brothers por conta da produção “Jonas Brothers 3D”. 

Na época, o longa que ganhou a categoria máxima da cerimônia jocosa foi "Transformers: A Vingança dos Derrotados", eleito como o pior filme de 2010.