Matérias » Personagem

Framboesa de Ouro 2010: Sandra Bullock distribuiu cópias do filme que a fez receber o prêmio negativo

Ao mesmo tempo, Bullock seria aclamada com o Oscar de Melhor Atriz; entenda!

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/04/2021, às 00h00

Fotografia de Bullock recebendo o troféu Framboesa de Ouro
Fotografia de Bullock recebendo o troféu Framboesa de Ouro - Divulgação

O Framboesa de Ouro é um prêmio satírico considerado o oposto do Oscar, ocorrendo um dia antes dele e elegendo os piores atores, filmes e diretores do ano. 

Em 2021, alguns dos longas indicados ao prêmio desdenhoso foram “365 Dias”, um romance polonês que chamou atenção após entrar no catálogo da Netflix, sendo posteriormente apontado por muitos internautas como uma história que romantiza abuso.

Também não escaparam “Dolittle”, que é um remake da batida série de filmes sobre o médico que consegue falar com animais, e “Music”, um longa escrito e dirigido pela cantora Sia com uma protagonista autista que foi criticado por perpetuar noções rasas ou prejudiciais a respeito da condição.

Em 2010

Embora vencer em alguma das categorias da premiação possa parecer um pesadelo para os artistas da indústria cinematográfica, já houve alguns nomeados do Framboesa que de fato se dignaram a comparecer ao evento para receber a fruta dourada. 

Entre esses, esteve a icônica Sandra Bullock, que apesar de possuir uma extensa carreira em Hollywood já em 2010, sendo assim uma atriz experiente, não foi capaz de se livrar da premiação. 

Inclusive, de forma irônica, ela ganhou o Framboesa de “Pior Atriz” e o Oscar de “Melhor Atriz” no mesmo ano. As nomeações foram por conta de suas performances na comédia “Maluca Paixão” e no filme dramático “Um sonho possível”, respectivamente. 

Fotografia de Bullock recebendo seu prêmio do Oscar / Crédito: Divulgação 

 

Resposta elegante  

Bullock, então aos 45 anos, não apenas foi ao Teatro Barnsdall de Los Angeles, onde estava sendo feita a cerimônia irreverente, como também levou cópias do DVD de “Maluca Paixão” para distribuir aos convidados. O caso foi repercutido pela AFP na época. 

“Voltarei no ano que vem se prometerem que verão o filme e vou perguntar a vocês se foi realmente a pior atuação do ano", declarou a atriz em seu discurso, revelando ainda que saíra de um jantar de caridade organizado por Jeffrey Katzenberg  — um influente produtor da indústria cinematográfica estadunidense  — para garantir sua presença ali. 

“Agora tenho que voltar, já que, como sabem, trata-se de Katzenberg, e isso pode impedir que eu volte a trabalhar”, concluiu ela em tom bem-humorado. 

Além da nomeação como Pior Atriz, Sandra também ganhou em “Pior Casal do Ano” juntamente a Bradley Cooper, que foi com quem contracenou no filme Maluca Paixão. Essa categoria, em particular, não possui um paralelo positivo no Oscar. 

Imagem de divulgação do filme "Maluca Paixão" / Crédito: Divulgação 

 

Apesar dos organizadores do Framboesa de Ouro não terem aprovado a química dos dois atores durante as filmagens, todavia, Cooper não foi nomeado no Pior Ator, que ficou com o trio dos Jonas Brothers por conta da produção “Jonas Brothers 3D”. 

Na época, o longa que ganhou a categoria máxima da cerimônia jocosa foi "Transformers: A Vingança dos Derrotados", eleito como o pior filme de 2010. 


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

A odisseia do cinema brasileiro, de Laurent Desbois (2016) - https://amzn.to/3qMPptK 

História do cinema mundial, de Franthiesco Ballerini (2020) - https://amzn.to/2Weo06h

Três roteiros, de Kleber Mendonça Filho (2020) - https://amzn.to/3n6vJyZ

O que é o cinema?, de André Bazin (2018) - https://amzn.to/2Kb9Hwi

A História do Cinema para quem tem pressa, de Celso Sabadin (2018) - https://amzn.to/3gwSUjo

O Discurso cinematográfico, de Ismail Xavier (2008) - https://amzn.to/3gvP6iu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W