Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Nobres no excremento: conheça o singular desastre da latrina de Erfurt

O episódio causou a morte de pelo menos 60 nobres, e é considerado um dos eventos mais tétricos da Idade Média

Giovanna de Matteo Publicado em 10/11/2020, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O rei alemão Heinrich VI foi um dos sobreviventes da tragédia da latrina - Wikimedia Commons
O rei alemão Heinrich VI foi um dos sobreviventes da tragédia da latrina - Wikimedia Commons

O desastre da latrina de Erfurt aconteceu em julho de 1184, quando vários nobres europeus decidiram se reunir em uma igreja na Alemanha. Todavia, a reunião seria marcada por uma tragédia um tanto singular, que ninguém esperava. 

O relato histórico conta que, enquanto os nobres decidiam sobre uma disputa de terras, o chão do templo desabou com todos, fazendo com que eles se afogassem em um monte de excrementos, caindo direto em uma fossa. O episódio ficou conhecido como Erfurter Latrinensturz (em alemão).

A cidade de Erfurt foi o palco desse evento inacreditável. Ela existe desde o século 8 e era dominada na época pelo Sacro Império Romano. Foi lá, entre o século 12, na Igreja de São Pedro, localizada na Cidadela de Petersberg, em que um número considerável de nobres banharam-se em cocô.

Naquela época a cidade alemã era regida pelo rei Heinrich VI (ou rei Henry VI), da dinastia Hohenstaufen, e foi um dos principais monarcas que governaram aquele território na Idade Média.

O seu reinado, no entanto, foi marcado por diversos conflitos políticos e lutas de poder entre nobres feudais e líderes clericais da Igreja Católica Romana. Um desses conflitos ocorreu entre Conrad de Wittelsbach (ou Conrad I), o arcebispo de Mainz, e Ludwig III, o Landgrave da Turíngia.

Heinrich VI, por sua vez, decidiu que iria acabar com a disputa entre eles e convocou uma reunião. Diferente do que ele pensava, a situação acabaria muito mais enlameada do que antes.

O desastre da latrina

Em uma das salas da igreja, uma elite se reunia para decidir o futuro das terras que deveriam ser destinada ou para Conrad I, ou para Ludwig III. Mas, logo que começaram a discutir, o chão "caiu" sobre seu próprio peso na latrina do mosteiro. 

O pastor Leitzmann de Tunzenhausen, pesquisador do evento, informou que muitos dos que estavam presentes ali ficaram totalmente imersos na fossa de cocô. Sabe-se também que ao menos 60 nobres morreram durante o desabamento, mas ele acredita que o número de mortes na verdade teria chegado próximo de 100.

Ludwig III estava no local do desastre, mas acabou sobrevivendo. O arcebispo de Mainz e o rei também sobreviveram, mas na hora que o chão desabou, estavam em um dos recantos distantes da sala, e por sorte conseguiram se agarrar aos trilhos de ferro de uma janela, onde ficaram até serem resgatados.

Não se sabe se aqueles funcionários e nobres ricos morreram durante a queda brusca do chão, ou por que foram afogados pelo mar de excrementos que caíram. No entanto, Leitzmann parece acreditar mais na última versão.

Pintura de nobres europeus do século 12 / Wikimedia Commons

Antes do advento da Idade Moderna, os sistemas de esgoto das latrinas encontrados na Europa eram construídas de forma muito simplista: em qualquer lugar. Com um espaço vazio suficientemente grande, existia um fosso profundo em que todo o lixo se acumulava. E no caso da Igreja de São Pedro, aquele buraco para coleta de lixo se localizava logo abaixo de sua estrutura.

Não se sabe se a disputa de terras entre os dois homens foi ou não resolvida, mas de qualquer modo, o episódio entrou para história e ainda é uma das tragédias mais bizarras da História.


+Saiba mais sobre a Idade Média por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Idade Média: O que Não nos Ensinaram, de Régine Pernoud (2016) - https://amzn.to/2RtmFWV

Homens e mulheres da Idade Média, de Jacques Le Goff (2014) - https://amzn.to/2JXWK5O

História medieval, de Marcelo Candido da Silva (2019) - https://amzn.to/3b23lbh

A Idade Média. Nascimento do Ocidente, de Hilario Franco Jr. (2001) - https://amzn.to/2Vix1u1

História da Educação na Idade Média, de Ruy Afonso da Costa Nunes (2018) - https://amzn.to/3b23mMn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W