Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Noite dos Óvnis, um mistério de 34 anos não solucionado pela Força Aérea Brasileira

Em maio de 1986, mais de 20 pontos de luz foram avistados no céu de São José dos Campos — mais de três décadas depois, ninguém sabe explicar o que realmente aconteceu

Fabio Previdelli Publicado em 23/05/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um Ovni - Pixabay
Imagem ilustrativa de um Ovni - Pixabay

A noite já caia sobre a cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, quando no céu foram avistados 21 pontos luminosos que mudavam de localização em alta velocidade. Naquele 19 de maio de 1986, há pouco mais de 34 anos, cinco caças da Força Área Brasileira (FAB) foram enviados para combater os objetos que causavam aquele show de luzes desconhecido.

O evento foi notado, em um primeiro momento, pelos radares da torre de comando do aeroporto de São José. Posteriormente, o controlador de voo Sérgio Mota da Silva notou o espetáculo misterioso e acionou o piloto Alcir Pereira da Silva, que viajava em sentido aos objetos com o então presidente da Embraer, Ozires Silva, como passageiro.

Manchete de jornal sobre o evento / Crédito: Divulgação

Alcir, que pilotava um Xingu, estava em viagem de Brasília para São José dos Campos. Em um áudio daquela noite, revelado 28 anos depois, ele afirma que tentou se aproximar do “alvo”, mas que ao chegar, ele mudou de localização em alta velocidade.

Depois da primeira tentativa frustrada de aproximação, a FAB sensibilizou cinco aeronaves oficias da frota de defesa para irem de encontro com as luzes. Ao todo, a perseguição se estendeu por 4 horas.

Mesmo com a repercussão do caso na época e das declarações da Aeronáutica, que se somavam as capas de jornais e documentos e áudios que traziam detalhes do episódio, que ficou conhecido como “Noite dos Ovinis”, o caso foi considerado confidencial pelo governo por quase três décadas e a investigação do evento foi dado como inconclusivo.

Além do mais, o único registro fotográfico daquela noite, feita pelo um fotojornalista da cidade, foi confiscado pela Nasa — esse material jamais foi recuperado. “À época um cientista que se dizia da Nasa foi ao jornal recolher o negativo desse material para análise. Era o único registro que tínhamos do que aconteceu naquela noite. Eles nunca devolveram esse material ou apresentaram um parecer sobre o que a análise das imagens”, revelou o fotografo Adenir Brito em entrevista ao G1.

Mesmo sem o original em mãos, ele ainda guarda como carinho o registro que foi divulgado em preto e branco no jornal do dia seguinte ao evento.

Os envolvidos

Após três décadas, o controlador Sérgio Mota, que hoje tem mais de 60 anos, revelou que, na época, recebeu ordens diretas para que não falasse sobre o ocorrido tanto com seus colegas, quanto com a imprensa. Já desligado da FAB, revelou que o que viu foi “surpreendente”.

Na época, lhe foi passado que as luzes avistadas no céu eram de uma guerra eletrônica, mas ele jamais acreditou nessa versão. “Nesses eventos, possíveis inimigos usam aparelhos para confundirem o radar, colocando pontos de luz. Eles se confundem com aviões e bagunçam o controle do espaço aéreo. Apesar da explicação, esses pontos não poderiam ser vistos por olhos humanos, diferente do que aconteceu naquele dia”.

Imagens que foram divulgadas no jornal / Crédito: Divulgação

Apesar de ser testemunha ocular do evento, garante que não acredita muito na versão de que o ocorrido seria um contato extraterrestre. “Eu não sei o que houve aquele dia. A rapidez, o número de pontos, não sei dizer o que foi aquilo. Mas não acredito em alienígena, quem sabe quando ele chegar para mim e se apresentar com RG, aí eu acredite”, disse sorridente.

Outro envolvido no caso, Ozires Silva, corrobora com a opinião de Sérgio, mas nutre incertezas sobre o que aconteceu. "Claro que pode haver vida fora da Terra. Mas que nós possamos nos comunicar com eles e eles se comunicarem conosco me parece muito pouco viável. As distâncias no espaço sideral são de tal ordem que é muito difícil haver comunicações entre planetas, mesmo do Sistema Solar".

Mesmo o relato não constando nos registros oficiais, Ozires conta que dividiu com Alcir a tarefa de pilotar a aeronave naquela noite. Sobre o evento, o piloto declarou: “Eu fui piloto por muitos anos e nunca tinha visto algo como aquilo. Era ágil demais, impossível que houvesse um humano dentro dela. Eu não sei se era disco, mas era um brilho muito forte”.

O que realmente aconteceu?

Após o ocorrido, o então Ministro da Aeronáutica, o brigadeiro Júlio Moreira Lima, afirmou para os pilotos que o fato seria apurado pela entidade. De fato, foi, mas o resultado do dossiê elaborado em 1986 foi mantido em sigilo até 2014.

No documento, há o relato dos pilotos que alegam terem visto no céu pontos de luz que mudava de cor e se movimentavam com uma velocidade incrível. Segundo o relatório, que ganhou o nome de Possível Aparecimento de Ovini em São Jose dos Campos e Anápolis, “os fenômenos eram sólidos e refletem de certa forma inteligências, pela capacidade de acompanhar e manter distância dos observadores”.

Dados confidenciais divulgados pela FAB / Crédito: Arquivo Nacional

Os relatórios, hoje, fazem parte do acervo do Arquivo Nacional e podem ser acessados pela internet. O Comando da Aeronáutica declarou, 30 anos após o evento, que “não dispõe de estrutura e de profissionais especializados para realizar investigações científicas ou emitir parecer a respeito desse tipo de fenômeno aéreo”.


+ Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Fire in the Sky: Based on the True Story, de Travis Walton (1996) - https://amzn.to/363rf4f

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W