Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Noor Inayat Khan: a impressionante história da cobiçada espiã da Segunda Guerra

Fluente em três línguas, a tataraneta de Tipu Syltan fez questão de servir ao Reino Unido como agente secreta

Wallacy Ferrari Publicado em 08/12/2020, às 17h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Statues for Equality - Divulgação / BBC
Statues for Equality - Divulgação / BBC

Nascida em Moscou em 1914, Noor Inayat Khan veio ao mundo em uma família nobre, cujo pai era um indiano bisneto do governante Tipu Sultan, e a mãe, uma americana com grande poder aquisitivo.

Juntos, levaram a pequena até Londres e, durante a juventude, acabaram mudando novamente para a França. Nos dois locais, a jovem se tornou fluente nas línguas nativas. Em sua infância, a Primeira Guerra Mundial iniciou, deixando seus pais em uma terrível situação de migração e desconforto.

O fato foi notado pela garota, que fez questão de nunca mais ver um comportamento ditatorial sob os países em que vivia. Contudo, a oportunidade para mudar essa história surgiu em 1939, quando a Segunda Guerra estourou.

Na época, Noor treinava para ser enfermeira na Cruz Vermelha Francesa, mas fez questão de abandonar o país no ano seguinte, pouco antes do governo se render à Alemanha.

Preferiu retornar para a Inglaterra, onde se ofereceu para ser rádio-operadora na Força Aérea Auxiliar Feminina (WAAF) — porém, seus talentos em línguas, vigor físico e conhecimento biológico foram notados por oficiais, que decidiram tirar o máximo disso.

Fotografia em plano retrato de Noor Inayat Khan / Crédito: Divulgação / BBC Two

Espiã cobiçada

No início da Guerra, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill solicitou a preparação de mulheres para a atuação na agência de espionagem do país. A jovem, por sua vez, não tinha pensamentos alinhados com o então governo britânico, mas acreditou que a oposição na batalha poderia resultar em maiores problemas. Com os lados unidos, Noor passou a receber um treinamento especial para se tornar uma agente secreta.

De acordo com a BBC Two, seus dotes finalmente puderam ser utilizados em junho de 1943, em uma missão especial de volta à Paris.

Com codinome ‘Madeleine’, ela recebeu um passaporte falso e ficou responsável por enviar relatórios da atuação nazista, no entanto, foi surpreendida com todos os outros colegas britânicos sendo capturados ainda na primeira semana — com exceção dela.

A jovem conseguiu despistar os alemães durante quatro meses, sendo delatada em outubro do mesmo ano pelo agente duplo Henri Déricourt, segundo o historiador Nigel Perrin, e posteriormente capturada.

Na prisão, ainda conseguiu escapar do encarceramento durante um banho, quando pediu para que os agentes deixassem sozinha por privacidade. Fugindo pela janela, ela chegou ao telhado, mas foi alcançada por outro oficial.

Estátua de Noor em Londres / Crédito: Statues for Equality

Legado 

Apesar das torturas nos episódios de interrogatórios, ela seguiu os ensinamentos do treinamento britânico e não revelou nenhum dos passos do país em vida, sendo fuzilada no ano seguinte em um campo de concentração em Dachau, na Alemanha, com apenas 29 anos de idade. Sua última palavra proferida foi “liberté”.

Postumamente, ela foi condecorada com a Cruz de George, a segunda maior honraria do Reino Unido, em 1949, e uma Croix de Guerre da França, além de ter um busto de bronze instalado no terreno de sua antiga residência em Londres, inaugurado pela princesa Anne em 2012.


++Saiba mais sobre o tema em grandes obras disponíveis na Amazon:

Noor Inayat Khan, por Gaby Halberstam (2013) - https://amzn.to/3lW3fGN

Spy Princess- Noor Inayat Khan: Enemy of the Reich, por Swayam Tiwari (2018) - https://amzn.to/36XHvG0

Spy Princess: The Life of Noor Inayat Khan, por Shrabani Basu (2011) - https://amzn.to/3otYllO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W