Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Japão

O barco 'fantasma' do tsunami do Japão que reapareceu depois de 9 anos

A pequena embarcação de pesca foi puxada para dentro do oceano junto com outros destroços durante o tsunami, porém surpreendentemente conseguiu continuar navegando à deriva por quase uma década

Ingredi Brunato Publicado em 19/12/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do barco encontrado - Divulgação/ Newsflash
Fotografia do barco encontrado - Divulgação/ Newsflash

Em 2011, a porção leste do Japão foi chacoalhada pelo que configurou, na época, o sétimo maior terremoto já registrado na História, chegando a uma magnitude assustadora de 9 pontos na escala Richter. A destruição provocada pelo fenômeno natural não parou por aí, todavia. 

Em seguida, a costa do país asiático precisou se preocupar com a chegada de um tsunami. Ondas de até 40 metros varreram cerca de dez quilômetros de terra para dentro do território, abrindo uma imensa trilha de destruição. 

Conforme relatado pelas autoridades japonesas, houve um total de quase 16 mil mortes, e 2.500 cidadãos ficaram desaparecidos. Inclusive, várias pessoas foram arrastadas pelas águas em sua volta para o Oceano Pacífico, resultando uma 'sopa' de destroços. 

Um desses, é um barco de pesca de 5,5 metros, acabou retornando à praia de uma ilha a 600 quilômetros do Japão chamada Hachijo-jima quase dez anos após o evento. A novidade foi revelada na última semana.

Ele foi encontrado por pescadores locais, com sua origem confirmada através da verificação de registros. A documentação mostra que a peça pertencia a uma cooperativa da área japonesa devastada pela tragédia natural. 

Vista aérea de região por onde o tsunami passou / Crédito: Wikimedia Commons

Jornada 

Após praticamente uma década à deriva, a pequena embarcação voltou para a terra firme coberta de corais, e com caranguejos e peixes nadando em pequenas poças em seu interior. 

É uma surpresa que o barco não tenha apenas afundado em algum ponto de seu caminho, depositando-se no fundo do mar, provável destino da maioria dos itens do desastre. 

É impossível dizer exatamente por quais águas a embarcação navegou até afinal voltar de sua 'aventura', mas um especialista em oceanos da ilha de Hachijo-jima deu um palpite em entrevista ao The Mainichi (um dos maiores jornais diários do país asiático): 

"É possível que depois que o barco tenha sido levado para uma área perto da costa oeste dos Estados Unidos, onde ele se mudou para o sudeste da Ásia na Corrente Equatorial Norte, e depois foi lavado aqui na Corrente Kuroshio.", comentou o local. 

Outros eventos 

Aeroporto destruído pelo tsunami / Créditos: Wikimedia Commons

O acidente da usina nuclear de Fukushima também ocorreu devido ao terremoto seguido de tsunami que ocorreu em 2011, embora a usina já estivesse tendo problemas previamente. Com o corte de eletricidade causado pelas ondas gigantes, o sistema de refrigeração foi desligado, fazendo com que seis reatores superaquecessem. 

Eventualmente, o metal dos reatores derreteu, permitindo que a água contaminada com radioatividade contida neles vazasse para o Oceano Pacífico. 

Na época das tragédias múltiplas, o Japão recebeu uma volumosa ajuda internacional que contou com 45 países. Já as equipes de resgate foram enviadas da Austrália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Reino Unido. Esse último também enviou cães farejadores especializados em encontrar sobreviventes soterrados. 


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Tsunami (Inglês) Capa comum, Jenny Baker, 2018 - https://amzn.to/2XoGId4

Turismo de aventura em vulcões (Português), Rosaly Lopes, 2008 - https://amzn.to/3b1KHQR

Máfia Verde: O Ambientalismo a Serviço do Governo Mundial (eBook Kindle), Lorenzo Carrascohttps://amzn.to/2Xxinlh

Filosofia Verde: Como pensar seriamente o planeta (eBook Kindle), Roger Scrutonhttps://amzn.to/3ch9Ebf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W