Matérias » Civilizações

Kottabos, o curioso “beer pong” dos filósofos gregos

Hoje, o jogo consiste em acertar bolinhas de pingue-pongue em copos com cerveja. No passado, a bebida da vez era o vinho

Redação Publicado em 22/08/2021, às 08h00

Imagem meramente ilustrativa de copos em jogo de beer pong
Imagem meramente ilustrativa de copos em jogo de beer pong - Divulgação/ Pixabay/ cottonbro

Os gregos antigos são lembrados como seríssimos guerreiros, inventores e filósofos. Mas isso não quer dizer que não sabiam dar festas. Os simpósios eram celebrações casuais que reuniam amigos para tomar vinho e jogar conversa fora noite adentro.

Em meio à farra, havia uma brincadeira curiosa: o kottabos, que consistia em atirar restos de vinho contra um alvo. O jogo era muito parecido com o “beer pong”, em que bolas de pingue-pongue são jogadas dentro de copos de cerveja.

Em 2015, a professora Heather Sharpe, da Universidade West Chester (EUA), decidiu recriar o jogo com seus estudantes. Usando suco de uva diluído e réplicas dos cálices gregos, criadas em impressoras 3D, ela testou as duas variantes do kottabos.

Numa delas, o alvo era um prato metálico num pedestal, que caía estrondosamente, o que devia ser o auge da festa. Na outra, mais discreta, era preciso encher pequenas tigelas boiando na água, para fazê-las afundar.

As conclusões foram variadas. Uma delas: a forma mais eficiente de atirar é por cima da cabeça, como uma bola de beisebol, não por baixo, como um frisbee. Outra: o jogo fazia uma bagunça enorme, espalhando vinho por todo o chão, e encharcando quem estava no outro lado da sala — o que provavelmente era uma das intenções dos praticantes.

Heather deixou uma ressalva sobre a validade científica do teste: “Seria divertido tentar a experiência bebendo vinho. Evidentemente, sendo um evento universitário, não podíamos fazer isso no campus”, afirmou ao site LiveScience.


+Saiba mais sobre civilizações antigas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

As Primeiras Civilizações: da Idade da Pedra aos Povos Semitas, de Pierre Lévêque (2009) - https://amzn.to/3cdUHah

As primeiras civilizações, de Jaime Pinsky (2001) - https://amzn.to/2WB5fJP

Uma Antiga Civilização Africana, de Selma Pantoja (2011) - https://amzn.to/3fsP7Tj

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/3ccB9mE

O grande livro dos mistérios antigos, de Peter James e Nick Thorpe (2019) - https://amzn.to/35RIZ2N

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W