Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Família Real Britânica

Chá da tarde e champanhe a noite: O cardápio de Elizabeth II

Muitos se questionam como é a alimentação da pessoa mais importante da família real britânica, confira!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 31/08/2021, às 14h31 - Atualizado em 12/11/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rainha Elizabeth II - Getty Images
A rainha Elizabeth II - Getty Images

Elizabeth II é a rainha que está a mais tempo no trono da Inglaterra. Com eventos, uma enorme fortuna e tempo de sobra para experimentar, imagina-se que a monarca tenha o cardápio mais extravagante e rico de todo o mundo. A verdade, porém, está bem distante disso.

Ao longo dos anos, os ex-chefs de cozinha do Palácio de Buckingham relataram à mídia britânica como é a alimentação da majestade. Essas informações foram coletadas pela imprensa e deram origem a um possível cardápio de Elizabeth, repercutido pelo jornal inglês The Independent.

A rainha tem uma equipe no palácio que está disponível para ajudá-la a escolher o que irá comer em um dia, embora seu menu não varie muito. Os funcionários fazem as compras para a monarca e a família real, principalmente na rede britânica de supermercados Waitrose.

Pela manhã

O dia da rainha começa com chá e biscoitos, não muito diferente do que imaginaríamos para um britânico. Ela geralmente toma o chá em uma xícara de porcelana sem açúcar quando acaba de ficar pronto. E o bule usado para prepará-lo é o Earl Grey, um dos mais populares.

Isso é logo no início da manhã; depois, Elizabeth toma o café da manhã real, que também não é muito extravagante e nem tão diferente do que pessoas normais comem pela manhã. A majestade do Reino Unido gosta de comer cereais e frutas na refeição mais importante do dia.

A rainha Elizabeth II visitando o castelo de Stirling / Crédito: Getty Images

A mídia britânica ressalta que a monarca tem um gosto especial pelo cereal Special K. As marcas Kellogg's, Quaker Oats e Weetabix também estão nos armários da família real britânica. 

Ainda no café da manhã, é possível que a rainha não vá pelo cereal e frutas e escolha comer torradas e geleias.

Outra opção ainda são ovos mexidos com salmão defumado e trufas. Quanto a isso, Elizabeth ainda possui uma opinião bastante peculiar: ela prefere ovos marrons porque acha que o gosto é melhor, como relatou o The Guardian.

Pela tarde

Pouco antes de almoçar, a rainha toma uma dose de gim com dubonnet, um aperitivo à base de vinho, com uma rodela de limão de gelo. 

O próprio almoço não é algo muito chique. A monarca geralmente opta por peixe com verduras, como um linguado grelhado com espinafre ou abobrinha. Às vezes, ela escolhe frango grelhado com salada. 

O chá da tarde é essencial para quase todos os britânicos, e a própria majestade não está excluída dessa regra. Ela toma o chá com sanduíches feitos com salmão defumado, pepino, ovo, maionese, presunto e mostarda. 

Para os doces do chá da tarde, ela também come pequenos sanduíches feitos com geleia de framboesa, além de biscoitos e bolos, sendo seus favoritos os de mel e creme, gengibre, frutas e chocolate. 

Pela noite

A próxima refeição depois do chá da tarde é o jantar. A rainha normalmente come alguma carne, que pode ser de vaca, veado, faisão, ou ainda um salmão, que vem de fazendas em Sandringham e Balmoral. A carne geralmente é comida com molho de cogumelos, natas e whisky.

Para a sobremesa, a monarca come morangos e pêssegos brancos doces, mas também é uma grande fã de chocolate que pode vir em suas mais variadas formas. Bolo, biscoito, mousse, ganache e tudo que você pode imaginar.

No final do dia, para terminá-lo com chave de ouro, Elizabeth toma uma taça de champanhe. Ela escolhe uma entre as oito marcas que possuem garantias reais, como Bollinger, Lanson e Krug, para terminar o dia.


+Saiba mais sobre a Família Real Britânica em grandes obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W