Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / "O que Jennifer Fez?"

"O que Jennifer Fez?" Veja a história que inspirou documentário da Netflix

Em 2010, um crime de proporções chocantes chamou atenção no Canadá e inspirou "O que Jennifer Fez?" novo documentário da Netflix

Paola Churchill Publicado em 13/04/2020, às 18h14 - Atualizado em 10/04/2024, às 20h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jennifer Pan durante as investigações - Reprodução/Vídeo
Jennifer Pan durante as investigações - Reprodução/Vídeo

Jennifer Pan era a menina de ouro dos pais. Filha dos migrantes vietnamitas Bich Ha Pan e Hann Pan, que se mudaram para o Canadá com o objetivo de dar a melhor educação que Jennifer poderia receber.

Sempre acatando as ordens de seu pai, a jovem se formou em Farmácia pela Universidade de Toronto. Parecia o início de uma trajetória brilhante. No entanto, o que parecia ser o sonho de sua família sendo realizado, não se passava de mentira.

Garota exemplar?

A carreira promissora da jovem não passava de uma farsa. Para começo de conversa, a jovem nem havia se formado no ensino médio e passou longe da suposta faculdade de farmácia que dizia ter sido aprovada. Durante quatro anos, mentiu para os pais.

Hann Pan e Bich Ha Pan durante viagem em família/Crédito: Arquivo pessoal

Considerada uma menina sorridente e com uma grande facilidade de fazer amigos, todos que a conheciam afirmavam que a garota era querida e amava nadar. Entretanto, a personalidade não passava de uma máscara para cobrir as suas inseguranças: de não ser a filha que os pais queriam.

Enquanto Bich Ha e Hann acreditavam que a filha só tirava notas boas, a estudante ficava sempre na média, o que seria uma felicidade para outros pais, mas não para os Pan.

Com medo de decepcionar os pais, alterava as notas ao mostrar os boletins para a família. Ela realmente conseguiu um convite para ingressar a Universidade bem antes que seus colegas, mas a oferta foi retirada assim que a garota não passou em uma das disciplinas. Mesmo assim, Jennifer mentiu mais uma vez sobre sua real vida acadêmica.

Enquanto seus pais achavam que ela estava na faculdade, a jovem passava esse tempo em bibliotecas públicas. No dia de sua formatura, quando sua família estava ansiosa para ver a futura farmacêutica pegar o diploma, a jovem disse que não tinha convites suficientes. Foi a partir desse momento, que os Pan perceberam que havia algo de errado.

A mentira

Assim que souberam a verdade, Bich e Hann proibiram a filha de fazer tudo que estivesse relacionado ao lazer. Não poderia mais sair de casa, nem usar o celular e computador. Também impediram que ela encontrasse o namorado, Daniel Wong. Como consequência, ela ficou furiosa e decidiu se vingar.

Com a ajuda do namorado, ela elaborou um plano para matar os dois, pois, acreditava que só assim seria livre. O plano do casal era matar ambos e fazer com que tudo parecesse um assalto que deu errado e acabou resultando na morte dos vietnamitas.

Eles, então, contrataram o matador de aluguel, Lenford Crawford, que por ser um grande amigo de Wong, deu um desconto pelo assassinato. Na noite de 8 de novembro de 2010, o plano foi executado.

Retrato de Jennifer Pan - Divulgação

Os supostos bandidos prenderam Bich e Hann na sala enquanto gritavam perguntando sobre dinheiro. A matriarca da família, em prantos, implorava que eles não fizessem nenhum mal à filha deles.

Jennifer - no andar de cima- não ligava para os gritos da mulher. Em seguida, o objetivo foi alcançado: o casal levou dois tiros na cabeça.

Jennifer deu continuidade ao plano, que parecia perfeito: ligou desesperada para à polícia local e aos gritos afirmava que seus pais estavam mortos após um assalto que ocorreu em sua casa.

Todavia, o que ela não contava é que o patriarca da família tinha sobrevivido. Não demorou para que a criminosa fosse desmascarada: por conta das divergências nos depoimentos de Jennifer, a investigação chegou à conclusão de que ela estava envolvida.

O julgamento, que durou mais de dez meses, teve  testemunhas e 200 provas contra a jovem. Jennifer, Daniel e Lenford foram considerados culpados de homicídio doloso qualificado e foram condenados à prisão perpétua, sem possibilidade de condicional durante 25 anos.

A história que chocou o Canadá agora é tema de um documentário da Netflix: 'O que Jennifer Fez?'. Com imagens das investigações, depoimentos dos envolvidos e de investigadores, o documentário já pode ser conferido no catálogo da plataforma de streaming.


Fonte: Washington Post