Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra

Neste dia, em 1977, morria o cientista do Reich que foi responsável pela chegada do homem à Lua

Durante o Terceiro Reich, Wernher von Braun desenvolveu o primeiro míssil balístico utilizado pelos nazistas; mais tarde, esta mesma figura foi responsável pela ida à Lua

Isabela Barreiros Publicado em 13/11/2020, às 12h00 - Atualizado em 16/06/2021, às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Wernher von Braun em maio de 1964 - Divulgação/NASA
Fotografia de Wernher von Braun em maio de 1964 - Divulgação/NASA

O engenheiro alemão Wernher von Braun exerceu um papel decisivo na história: ele foi um dos nomes responsáveis pelo grande feito que resultou na chegada do homem à Lua pela primeira vez. No entanto, esta mesma figura, que proprorcionou tão grandiosa conquista para os americanos e para a humanidade exerceu, anos antes, o papel de líder do grupo de cientistas de Adolf Hitler, durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o foguete v2, por ele desenvolvido, os nazistas cometeram atrocidades durante a década de 1940. E hoje, faz exatos 44 anos de sua morte, que se deu em Alexandria, no estado americano da Virgínia.

Arma de retaliação 

Conhecido como arma de retaliação, o V2 era um foguete de longo alcance. Desenvolvido durante o Terceiro Reich, o equipamento representava a mais alta tecnologia de sua época, mas foi produzido a partir de mão de obra escrava e utilizado para atingir os inimigos dos alemães, em especial os britânicos. De acordo com a BBC, com o V2, os nazistas mataram mais de 2.700 ingleses.

Wernher ao centro com o braço quebrado em 3 de maio de 1945 / Crédito: Domínio Público/Louis Weintraub

Na Alemanha, as pessoas que se encontravam nos campos de concentração eram obrigadas a trabalhar na construção das armas, sendo que cerca de 20 mil judeus acabaram morrendo no período de fabricação do foguete.

“O programa era caro em termos de vidas gastas. Os nazistas usaram trabalho escravo para fabricar esses foguetes”, comenta Doug Millard do Museu de Ciência de Londres, na Inglaterra. 

Ainda assim, é difícil definir a relação do pesquisador com o governo nazista. O historiador canadense Michael J. Neufeld, autor da biografia do engenheiro, “Von Braun”, relembra um documento em que Braun dizia: “Minha participação no partido não envolveu nenhuma atividade política”.

Wernher com sua família / Crédito: Domínio Público/US Army

O que diz a filha do engenheiro

Margrit von Braun, segunda filha de Braun, afirma que o engenheiro era obrigado a participar do programa científico de Hitler. “Estava trabalhando sob uma ditadura. Não pôde dizer não. As pessoas não tinha o mesmo tipo de escolha ao que estamos acostumados em uma democracia”, explica. 

Além disso, ele também ficou conhecido por uma grande conquista para os Estados Unidos. Depois do fim da Segunda Guerra, Braun e mais 1.600 cientistas foram secretamente transferidos para o território americano, como parte do programa nacional Operation Paperclip.

von Braun no escritório central da NASA em 1970 / Crédito: Domínio Público/NASA

A Missão Apollo

Ele seria responsável pela chegada do homem à Lua, na Missão Apollo. Pioneiro no desenvolvimento de tecnologia de foguetes espaciais, o cientista desenvolveu e ordenou a construção do Saturn V, o foguete das missões Apollo e Skylab, no Marshall Space Flight Center em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos. 

“Ele era obcecado com a Lua. Era sua ambição desde criança”, comenta Michael Neufeld, curador do Museu Aeroespacial Smithsonian e autor de 3 livros sobre o engenheiro. “Ele tentou apresentar a arquitetura para tornar as viagens possíveis. Para muitos engenheiros da Nasa, as ideias dele eram o programa lógico para a corrida espacial”, completa.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Secret Weapons: technology, science and the race to win World War II - https://amzn.to/2qKDrGQ

Hitler - Caixa - https://amzn.to/2Q6SpBt

A mente de Adolf Hitler: O relatório secreto que investigou a psique do líder da Alemanha nazista - https://amzn.to/2qCL8i5

Os fornos de Hitler: A história de uma sobrevivente de Auschwitz - https://amzn.to/2XdpXj3

Ascensão e queda do Terceiro Reich - https://amzn.to/2NAaLcs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W