Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Crimes

O crime nunca solucionado: a misteriosa saga do Colecionados de Ossos dos EUA

Na região de West Mesa, em Albuquerque, ossadas de 11 mulheres foram encontradas numa região distante da cidade

Paola Churchill Publicado em 12/05/2020, às 18h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Memorial as vítimas do Serial Killer - Divulgação/Youtube
Memorial as vítimas do Serial Killer - Divulgação/Youtube

Em 2 de fevereiro de 2009, uma dona de casa de West Mesa, em Albuquerque, passeava com seu cachorro tranquilamente até encontrar um osso humano. Desesperada, a mulher ligou para as autoridades, que passaram a investigar o ocorrido.

Para o espanto dos oficiais, foram encontrados os restos mortais de 11 mulheres e crianças. Escavações também revelaram um feto enterrado na região. Excluindo o último caso, às vítimas tinham entre 15 e 32 anos, e a maioria, de origem hispânica, estava envolvida de alguma forma com o tráfico de drogas ou prostituição.

Entre as vítimas estavam: Jamie Barela, Monica Candelaria, Victoria Chavez,  Virginia Cloven, Syllania Edwards, Cinnamon Elks, Doreen Marquez, Julie Nieto, Veronica Romero, Evelyn Salazar e Michelle Valdez.

As vítimas do colecionador de ossos/Crédito: Divulgação/Twitter 

O crime

Entre 2001 e 2005, as mulheres foram mortas e enterradas por um assassino desconhecido, em uma área distante da cidade. Os restos mortais poderiam nunca ter sido encontrados se não fosse uma forte chuva na região que inundou a área e deixou a mostra os esqueletos.

A polícia suspeitou que os corpos foram enterrados pela mesma pessoa. Assim, o responsável pelo crime passou a ser apelidado de Colecionador de Ossos de West Mesa . Isso porque ninguém sabia sua identidade, e a única pista que os policiais tinham era que o assassino poderia ter relações com o tráfico de drogas e a prostituição da cidade. 

Possíveis suspeitos

Em 2010, uma recompensa avaliada em 100 mil dólares foi oferecida em troca de informações que levassem a prisão do envolvido no crime tão hediondo. Com o tempo, vários homens foram interrogados pelas autoridades, embora os suspeitos não fossem acusados de cometer os assassinatos, eles de alguma forma tinham alguma ligação com os brutais episódios.

Fred Reynolds foi o primeiro. Ele era um conhecido cafetão da região que conhecia algumas mulheres que foram mortas, mas não haviam provas que o ligasse aos corpos. Assim, outro nome foi Lorenzo Motoya que morava muito próximo a cova de ossos.

Vista área do lugar onde as vítimas foram enterradas/Créditos: Wikimedia Commons

Motoya era o suspeito mais provável de ter cometido os crimes, já que fora encontrado vestígios de terra em seu trailer. Além disso, após ser assassinado por um adolescente que tentava defender a namorada, suspostamente, os assassinatos dessas mulheres pararam. Assim, o caso foi abandonado. 

Em 2014, surgiu outra pista envolvendo o estuprador Joseph Blea, como suspeito. Ele era um criminoso que atuava na década de 1980, invadindo casas de meninas entre 13 e 15 anos que estudavam no colégio McKinley Middle School e estuprá-las.

Os principais suspeitos do crime: Lorenzo Motoya e Joseph Blea/Crédito: Divulgação/Twitter

Em uma das mulheres mortas pelo psicopata, havia traços do DNA de Blea, mas como não houve um novo teste, tornou-se impossível culpar oficialmente o homem aos feminicídios de West Mesa. Em 2015, o estuprador foi condenado por seus crimes anteriores e pegou uma pena de 36 anos de cárcere privado.

Até hoje, não se sabe oficialmente quem é o macabro Colecionador de Ossos que aterrorizou o estado de Albuquerque.


+ Saiba mais sobre serial killers por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W