Matérias » Entretenimento

O curioso detalhe presente em 'Janela Indiscreta', sucesso de Hitchcock

Lançado no ano de 1954, a produção recebeu quatro indicações ao Oscar e se consagrou no mundo do cinema

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/04/2021, às 09h00

Cena de Janela Indiscreta, de 1954
Cena de Janela Indiscreta, de 1954 - Divulgação/Universal

Alfred Hitchcockfoi um dos maiores nomes do cinema mundial e é considerado, ainda nos dias de hoje, um verdadeiro mestre do suspense, gênero por ele popularizado. Não à toa, ele é o autor de algumas das mais icônicas cenas da história das telonas, como a do chuveiro no clássico Psicose, de 1960, quando a protagonista é atacada por um homem com uma faca.

Alguns anos antes, em Janela Indiscreta, o diretor conquistou o público com uma trama diferente de tudo o que Hollywood já havia presenciado. O filme de 1954, explorou o suspense a partir de uma ideia simples: um fotógrafo que, por questões de saúde, tem de ficar confinado em casa e passa a observar seus vizinhos pela janela.

 

Janela Indiscreta, um filme inovador

A história começa quando L. B. Jeffries, fotógrafo profissional se vê confinado em seu quarto após quebrar uma de suas pernas. Engessado e sem ter o que fazer, ele logo descobre que observar a vida alheia pode ser algo muito instigante. Assim, passa seus dias com câmera e binóculos em mãos, sempre atento aos menores acontecimentos na vizinhança.

Contudo, com o tempo, Jeffries percebe movimentos suspeitos e, logo, passa a acreditar que assassinato ocorrera.

De acordo com uma reportagem do Jornal Hoje, do ano de 2010, a trama ocorre no bairro de Greenwich Village, em Nova York, onde o protagonista mora. Rua 9 oeste, número 125.

Este é o endereço exato da "Janela Indiscreta", segundo informações presentes no filme. Mas o que muitos podem não saber é que a rua, de fato, existe na vida real.

O filme foi um grande sucesso - Crédito: Divulgação/Universal

 

Entretanto, ao procurarmos pela propriedade no mapa, nos deparamos com um grande mistério: não existe o número 125, nem nada no local onde deveria estar o prédio que vemos na obra de Hitchcock. A verdade é que a construção nunca existiu, mas foi criada pelo cineasta para as gravações. 

Um grande nome

Janela Indiscreta foi indicado a quatro categorias do Oscar - Crédito: Divulgação/Universal

 

Ao explorar a perversidade do ser humano, o Hitchcock, portanto, foi capaz de desenvolver novas formas de se fazer filmes, bom como novas técnicas de iluminação e de filmagens, de modo que inspirou a muitos profissionais consagrados que vieram após ele.


+Saiba mais sobre Hollywood através das obras disponíveis na Amazon

Como a geração sexo drogas e rock n roll salvou Hollywood, de Peter Biskind (Ebook) - https://amzn.to/325Z6Yy

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/39SSK1r

Hollywood, de Charles Bukowski (Ebook) - https://amzn.to/38KJA6I

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O grande filme: dinheiro e poder em Hollywood, de Edward Jay Epstein (2008) - https://amzn.to/326MGiU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W