Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Compre produtos e receba passagens de avião: o desastroso plano de uma companhia de aspiradores em 1992

Mostrado em documentário, uma empresa que queria vender o seu excesso de produtos lançou uma promoção, resultando num pesadelo para os clientes

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/03/2021, às 09h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Promoção da Hoover de "2 voos gratuitos para a América" - Divulgação
Promoção da Hoover de "2 voos gratuitos para a América" - Divulgação

Estratégias de marketing são usadas o tempo todo por empresas que querem sair do vermelho e conseguir mais clientes. Muitas vezes, elas são inovadoras e funcionam, mas em outras, acabam levando as companhias para um lugar ainda pior do que estavam antes. 

Um caso de 1992 acabou ficando conhecido como uma das maiores falhas em campanhas de marketing da história. Isso aconteceu quando a sede britânica da Hoover Company, uma empresa extinta de aspiradores de pó, decidiu fazer uma promoção que se revelou catastrófica.

A estratégia foi nomeada posteriormente de “promoção de voos grátis Hoover” cuja ideia era dar duas passagens gratuitas de avião de ida e volta para os Estados Unidos caso o cliente fizesse uma compra de ao menos £ 100. Segundo o portal The Hustle, na época, os bilhetes valiam cerca de £ 600.

A empresa estava passando por uma situação complicada, principalmente durante a retração econômica que atingiu a parte ocidental do mundo ao longo da década de 1990. Como não vendiam tantos produtos como antes, elaboraram o plano para diminuir os aspiradores de pó e máquinas de lavar do estoque.

A realidade da promoção

Propaganda da Hoover / Crédito: Divulgação

Na maioria das vezes, as coisas que pensamos na teoria mostram-se diferentes na prática. No caso da Hoover, foi ainda pior: a iniciativa acabou revelando-se como um tiro no próprio pé, pois ao encorajarem os clientes a comprarem os produtos, acabaram com uma dívida enorme.

A companhia queria vender rápido, e foi o que conseguiu. No entanto, para que a promoção fosse válida, existiam alguns passos complicados a serem seguidos. Conforme noticiou a BBC News em 2004, os clientes que quisessem obter as vantagens da compra deveriam passar por um longo processo de inscrição, que era muitas vezes negado por detalhes.

Demorou um pouco para que os diretores da divisão britânica percebessem o erro que tinham cometido, afinal, as contas não estavam fechando. Muitos consumidores apenas gastaram os £ 100 e preencheram o que era necessário para receberem as passagens aéreas, contrariando as expectativas de lucro da empresa.

Bom demais para ser verdade

Quando perceberam que era praticamente impossível executar o que se propunha na promoção, os responsáveis pela Hoover cancelaram a oferta, mas já era tarde demais. O resultado disso foi um custo de £ 48 milhões, segundo a BBC, à empresa, além de ações judiciais e uma má imagem à companhia de maneira geral.

Os clientes, inclusive, organizaram protestos contra a Hoover. Na época, David Dixon, um treinador de cavalos de High Seaton, deu uma entrevista ao jornal depois de sequestrar uma van Hoover. Ele afirmava: “Chega um momento em que você tem que tomar uma atitude, quando você tem que dizer basta”.

A empresa nunca conseguiu se recuperar do erro quase trágico. Em 2004, a BBC produziu um documentário em que expôs o plano fracassado da companhia, como parte da série Trouble at the Top. O fiasco financeiro e a frustração dos clientes foram mostrados no episódio que levou o nome de Hoover Flights Fiasco.

Além de colocar o caso à público de maneira jornalística e apurada, sendo assistido por 1,7 milhão de pessoas, segundo o The Telegraph, o documentário também fez com que a Família Real Britânica retirasse o Mandado Real da corporação.


+Saiba mais sobre assuntos relacionados por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Nas Alturas: Uma Biografia de Santos-Dumont, de Rodolfo Nunhez - https://amzn.to/2NaGzD8

O que eu vi, o que nós veremos, de Alberto Santos Dumont - https://amzn.to/31LvUo0

Aviões das grandes guerras, de Tomas Prieto (2015) - https://amzn.to/34WYDJr

Eletrônica de Aeronaves: Introdução aos Sistemas Aviônicos, de Thomas K. Eismin (2016) - https://amzn.to/2XYXL5E

Espera passar o avião, de Flavio Cafieiro (2018) - https://amzn.to/2RWgmf2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W