Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Axl Rose

O dia em que Axl Rose bateu em David Bowie por ciúmes: ‘Vou te matar, Tin Man!’

Briga novelesca entre o vocalista do Guns N' Roses e o Camaleão do Rock, que envolveu ameaças, aconteceu durante show da banda em 1989

Redação Publicado em 31/07/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Axl Rose e David Bowie - Divulgação/Youtube/David Bowie /  Guns N' Roses
Axl Rose e David Bowie - Divulgação/Youtube/David Bowie / Guns N' Roses

David Bowie tinha fama de se envolver com namoradas de outros artistas — por isso, qualquer aproximação mais suspeita do Camaleão do Rock poderia causar uma crise de ciúme nos músicos mais energéticos da época do músico.

Um deles foi Axl Rose, que acabou gerando uma verdadeira novela no rock n’ roll nos anos 1980 por conta de sua masculinidade e puro ciúmes durante um show dos Guns N’ Roses, que abriu para os Rolling Stones na casa The Cathouse, em Hollywood.

Naquele período, a banda de Rose estava crescendo no cenário musical e havia aproveitado a oportunidade de abrir um show dos grandes Rolling Stones para gravar o clipe da lendária música “It’s So Easy”, single de Appetite for Destruction (1987).

Como opinou o baixista do grupo, Duff McKagan, a canção é “extremamente machista”, e contou com a namorada e futura esposa do vocalista do Guns, Erin Everly, como protagonista da produção, que usou do show e do cenário para sua constituição.

Everly usava apenas sutiã, calça de couro e uma gagball, uma espécie de mordaça geralmente utilizada nas práticas de BDSM, além de algemas. Ela posava para as câmeras em um clima extremamente sexual que combinava com a letra de “It’s So Easy”.

E como era um show, muitas pessoas estavam presentes — incluindo David Bowie. Além dele, a mãe de Slash, Ola Hudson, figurinista para rockstars nos anos 1980, também estava na plateia junto ao artista para o qual já havia feito roupas.

Os dois, inclusive, já tinham história juntos. O guitarrista, ainda criança, havia encontrado a mãe e Bowie sem roupa alguma juntos em uma ocasião, o que não precisa de muitas explicações adicionais.

Briga entre rockstars

Segundo a Rolling Stone Brasil, Slash narrou como a gravação do clipe sensual do Guns N' Roses fez com que Axl e Bowie tivessem uma briga intensa que envolveu até mesmo ameaças por parte do vocalista.

Os dois músicos trocaram socos após o integrante da banda perceber que o Camaleão do Rock havia ficado “feliz demais” com o protagonismo da namorada do outro na gravação do clipe sensual.

O ciúmes e a masculinidade fez com que Rose ficasse muito irritado quando viu, mais tarde, Everly junto de Bowie, fazendo com que ele já chegasse no músico aos socos e ameaçando, quando foram separados: Vou te matar, Tin Man [Homem de Lata]!”

Mesmo passada a briga, Axl não esquecia do atrevimento de David e xingou o colega de música ao interromper uma canção durante o show para xingá-lo. O Camaleão do Rock ficou irritado e decidiu deixar a casa de shows, fazendo com que Ola ficasse confusa.

O músico já havia chegado completamente bêbado para o show — o que pode colaborar para toda a novela. Ele conversou um pouco com Slash no backstage antes da performance começar e provavelmente não imaginava o que viria a seguir.

Repercussão da história

Enquanto os membros do Guns N' Roses estavam em turnê com os Rolling Stones, os músicos veteranos ficaram sabendo sobre a novela envolvendo Bowie e Rose e quiseram saber mais sobre a história.

“Fazíamos uma passagem de som, um dia, e Mick Jagger e Eric Clapton me encontraram,” contou o vocalista. “Estava sentado em um amplificador e, de repente, ambos estavam na minha frente. E Jagger não fala muito, certo? É bem sério sobre tudo, e de repente: ‘Então, você brigou com o Bowie, né?’”

“Então ele e Clapton começaram a falar sobre Bowie e o mundinho dele, histórias de anos antes. Comentaram como, quando Bowie fica bêbado, vira o ‘Diabo de Bromley’ [cidade onde ele cresceu]. Eu nem participei do papo. Estava lá sentado, ouvindo eles falarem mal do Bowie até. Foi engraçado”, disse.

Como reportou a Rolling Stone, Bowie e o vocalista do Guns acabaram fazendo as pazes depois do ocorrido, mas Axl Rose não deixou de se envolver em brigas do tipo devido a masculinidade.