Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

O dia em que deixaram um bebê chamado Jolene na casa de Dolly Parton: 'Todos nós surtamos'

Largado em frente a sua residência, algum admirador foi capaz de abandonar a recém-nascida com o nome de seu maior hit

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 22/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dolly Parton com violão durante apresentação em 2014 - Getty Images
Dolly Parton com violão durante apresentação em 2014 - Getty Images

Uma das maiores personalidades da história da música country norte-americana teve uma carreira repleta de acasos equivalentes a seus momentos mais curiosos.

Além dos sucessos fonográficos, Dolly Parton já estampou uma capa de Playboy sem aparecer nua, financiou pesquisa e distribuição de vacinas e até protagonizou um filme com Sylvester Stallone.

Porém, seus sucessos musicais ultrapassam qualquer momento de sua carreira. Em 1974, lançou seu álbum mais conhecido, Jolene, que continha o clássico 'I Will Always Love You', além da faixa-título do álbum, que liderou as paradas da Billboard Hot 100 em seu lançamento.

De acordo com o portal da rádio estadunidense iHeart, a cantora explicou que 'Jolene' foi sua composição mais reproduzida e regravada: "Já foi gravada ao redor do mundo mais de 400 vezes em várias línguas diferentes por diversas bandas diferentes". Uma delas, em 2012, reviveu a música na voz de Miley Cyrus, acumulando mais de 300 milhões de acessos no YouTube.

Concepção do sucesso

Conforme noticiamos anteriormente, a letra relata um momento íntimo da cantora após uma linda moça aparecer na vida de seu companheiro, implorando nos versos para que a mesma “não tomasse seu homem”.

A ideia foi concebida após o marido de Dolly, Carl Thomas Dean, passar “tempo demais” com uma belíssima atendente de uma agência bancária, amedrontando a cantora.

O nome Jolene não tinha relação com a funcionária, sendo apenas uma homenagem da artista para uma fã homônima. Apesar de todo o receio, a composição foi apresentada ao cônjuge e posteriormente lançada, se tornando um estrondoso sucesso comercial — além de não interferir no longevo casamento, concretizado em 1966 e que, este ano, completa 55 anos.

Contudo, Parton revelou à revista britânica News Music Express que um episódio bizarro ocorreu em decorrência da projeção da obra, meses depois de atingir o topo das paradas dos EUA.

Miley Cyrus no palco do Grammy de 2019, junto da madrinha Dolly Parton / Crédito: Getty Images

Prazer, Jolene

Atribuindo a autoria a fãs fanáticos durante o início da carreira, a corrida rotina foi interrompida por um achado em frente a sua residência durante o tempo livre da cantora no cumprimento de sua apertada agenda de compromissos públicos.

“Chegamos em casa um dia e havia um bebê em uma caixa em nosso portão com um bilhete dentro. A nota dizia, 'Meu nome é Jolene, minha mãe me deixou aqui e ela quer que você me tenha'”, explicou a cantora na entrevista, completando que a reação foi inesperada: “Claro, todos nós surtamos!”.

A cantora nunca teve um filho, mas nas horas seguintes daquele dia, cuidou da pequenina com esmero enquanto orientava sua equipe a entrar em contato com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

O Órgão local apareceu e acolheu a criança abandonada. Apesar do episódio comovente, Dolly acrescentou que, até os dias atuais, não soube o destino do bebê.


+Saiba mais sobre música por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Dolly Parton, Songteller: My Life in Lyrics, por Dolly Parton e Robert K. Oermann (2020) - https://amzn.to/2Qvk1mz

O livro da música clássica, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2UXEqQy

Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/3c8V7ht

Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) - https://amzn.to/2xkz6O5

Uma breve história da música, de Roy Bennett (1986) - https://amzn.to/3a35ylg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W