Matérias » Reino Unido

O dia em que Helena Bonham Carter afirmou ter conversado com o fantasma da princesa Margaret, irmã de Elizabeth II

Segundo a atriz, elas teriam se conhecido através de uma médium para que pudesse pedir sua benção ao interpretá-la na série The Crown

Daniela Bazi Publicado em 11/02/2020, às 11h26

Helena Bonham Carter na série The Crown e princesa Margaret
Helena Bonham Carter na série The Crown e princesa Margaret - Divulgação Netflix/Getty Images

A multi-premiada atriz britânica Helena Bonham Carter, de 53 anos, participa atualmente do elenco da série The Crown, produzida pela plataforma de streaming Netflix, que revela os bastidores da vida da rainha Elizabeth II, e interpreta a princesa Margaret, que faleceu em 2002, no final dos anos 1970.

Durante sua preparação para o papel, a atriz revelou que fez uma longa e exaustiva pesquisa sobre a polêmica princesa, e que chegou a conversar com pessoas próximas da irmã mais nova da rainha, sendo eles amigos, parentes e damas de honra que trabalharam com ela. 

Entretanto, Helena teria ido além. Segundo o The Guardian, Bonham Carter também estudou a grafia de Margaret, e teria se consultado com uma astróloga e uma médium, possibilitantando que intérprete e personagem tivessem uma conversa sobre o papel. 

Segundo a atriz, a filha de George VI teria ficado feliz com a escalação. “Ela disse, aparentemente, que estava feliz por eu ter sido escolhida. Quando interpreto alguém que é real, o principal para mim é ter a benção da pessoa, porque é uma responsabilidade grande”, revelou.

Princesa Margaret / Crédito: Getty Images 

 

Bonham Carter completou, “Então perguntei: ‘Você está OK com o fato de que eu vá fazer seu papel?’, e ela respondeu: ‘Você é melhor que a outra atriz’. Não vou falar quem era, mas o papel estava entre mim e outra atriz”.

A outra no qual Margaret se refere seria a concorrente de Helena para interpretar o papel da princesa a partir dos anos 1970, no qual ela teria adivinhado o nome da atriz, sem que ninguém mencionasse. 

O leve tom de desprezo na fala do suposto fantasma fez com que a intérprete acreditasse de que era realmente Sua Alteza Real ali. “Isso me fez pensar que ela talvez estivesse lá de verdade. Porque é uma coisa clássica que ela diria. Ela era ótima em fazer elogios e te botar para baixo ao mesmo tempo”.

Segundo a atriz, ela também teria recebido alguns conselhos para que pudesse cumprir seu trabalho de forma fiel. “Aí ela disse: ‘Mas você vai ter de se ageitar mais, ficar mais arrumada’. Depois ela disse: ‘Atenção para o cigarro. Eu fumava de maneira muito particular. Lembre-se disso – essa foi uma observação importante ―, a cigarrilha era tanto uma arma para expressão quando para fumar’”, disse Bonham Carter. 

Helena Bonham Carter como princesa Margaret, na terceira temporada de The Crown / Crédito: Divulgação/Netflix

 

Contudo, esta não seria a única ligação entre Helena e a ex-herdeira do trono britânico. Segundo ela, seu tio Mark Bonham Carter, foi prisioneiro de guerra na Itália durante a Segunda Guerra Mundial até que conseguiu fugir, e acabou sendo chamado para trabalhar no Palácio de Windsor, como um dos guardas de Margaret e Elizabeth.

Mark e a princesa chegaram a namorar por um tempo e, após terminarem o relacionamento, eles teriam continuado como bons amigos. Ao comentar sobre ser escalada para interpretar alguém que já namorou um parente, Helena disse “É bizarro, basicamente tive um caso com meu tio”.


+Saiba mais sobre a monarquia britânica com as obras abaixo:

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird (2018)

Link - https://amzn.to/2T9uEuc

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (2012)

Link - https://amzn.to/2FBPL08

História concisa da Grã-Bretanha, W. A. Speck (2013)

Link - https://amzn.to/35CrWjh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.